Navio de cruzeiro é evacuado após falha nos motores

A agência de resgate no mar da Noruega disse que o MV Viking Sky enviou um sinal de dificuldades em meio às ondas altas e forte ventania.

No navio estavam a bordo 1.300 pessoas (NHK)

Equipes de resgate trabalharam durante toda a noite de sábado (23) para resgatar 1.300 pessoas que ficaram bloqueadas em um navio de cruzeiro ao largo da costa da Noruega, disseram autoridades.

Publicidade

A polícia no Condado de Møre og Romsdal disse que navio sofreu problemas no motor e que todos a bordo e estavam sendo evacuados para a costa.

A agência de resgate no mar da Noruega disse que o MV Viking Sky enviou um sinal de dificuldades em meio às ondas altas e forte ventania.

Cinco helicópteros e vários navios de resgate foram mobilizados.

Um dos navios de resgate – um cargueiro chamado Hagland Captain – também perdeu a força no motor e dois helicópteros tiveram que ser redirecionados para resgatar a tripulação.

Até a manhã deste domingo (24), o navio havia conseguido reiniciar três de seus quatro motores e estava tentando chegar perto do porto mais próximo.


“Estávamos almoçando quando o navio começou a chacoalhar”, disse John Curry, divulgou a emissora NRK. “As vidraças das janelas se quebraram e a água entrou. Era puro caos. A viagem no helicóptero, eu preferiria esquecer. Não foi agradável”, disse ele.

Janet Jacob, que também foi resgatada, disse ao NRK que ela “nunca tinha visto algo tão assustador”.

“Comecei a rezar. Rezei pela segurança de todos a bordo”, disse ela. “A viagem de helicóptero foi assustadora”.

Até as 22h40, 155 pessoas haviam sido levadas para a costa, mas a polícia alertou que os números iriam variar e disse que iriam “aguardar para contar até novo aviso”.

Oito pessoas sofreram ferimentos, três das quais a condição é grave, divulgou a NRK.

De acordo com a NRK, a maioria dos passageiros eram britânicos e americanos.

O Instituto de Meteorologia Norueguês disse que algumas ondas mediam mais de 10 metros, com um jornal local informando que barcos salva-vidas foram forçados a retornar em rota para o navio devido às condições “brutais”.

Aqueles que foram trazidos para a costa estão em um complexo de esportes local. Um voluntário disse que cerca de 80 chegaram até o momento e que acomodação havia sido disponibilizada para eles em hotéis na região.

O MV Viking Sky é um navio da Viking Ocean Curises, que fez sua viagem de estreia em 2017.

O site MarineTraffic mostra que a embarcação estava em rota para Stavanger, após ter partido de Tromso, e está desviando ao largo da cidade de Farstad perto de Molde na costa oeste do país.

A área é conhecida como Hustadvika e alegadamente uma das faixas mais perigosas da costa da Noruega.

Fonte: BBC

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Derretimento de gelo no Everest expõe corpos de alpinistas mortos

Publicado em 24 de março de 2019, em Notícias do Mundo

Mais de 200 alpinistas perderam a vida no pico desde 1922, quando as primeiras mortes de montanhistas foram registradas no Everest.

Acampamento no Everest, no verão (ilustrativa/banco de imagens)

Operadores de expedição no Monte Everest estão encontrando um número crescente de corpos de alpinistas no pico mais alto do mundo, visto que as temperaturas altas derretem as geleiras e a neve.

Publicidade

Mais de 200 alpinistas perderam a vida no pico desde 1922, quando as primeiras mortes de montanhistas foram registradas no Everest. Acredita-se que a maioria dos corpos tenha permanecido sob geleiras ou neve.

“Devido ao impacto da mudança climática e aquecimento global, a neve e as geleiras estão derretendo mais rápido e cadáveres estão cada vez mais ficando expostos e encontrados por outros alpinistas”, disse Ang Tshering Sherpa, ex-presidente da Associação de Montanhismo do Nepal, ao CNN.

“Desde 2008 minha própria empresa trouxe para a base sete corpos de alpinistas, alguns remontando a uma expedição britânica dos anos 1970.

“Está ficando pior”

Estudos sugerem que as geleiras na região do Everest estão derretendo e ficando mais finas.

“É uma questão muito séria porque está cada vez mais ficando comum e afeta nossas operações”, disse ao CNN Sobit Kunwar da equipe da Associação Nacional de Guias de Montanha do Nepal.

“A maioria dos corpos encontrados nós trazemos para a cidade, mas aqueles que não podemos trazer fazemos orações para eles e os cobrimos com pedras ou neve”.

Ele lamentou a falta de atenção das autoridades em lidar com os cadáveres encontrados na montanha. “Não temos visto o governo assumir qualquer responsabilidade”, disse ele.

Fonte: CNN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!