Monge explica diferença entre suástica ‘manji’ e cruz nazista

A suástica vista nos templos japoneses é ancestral 卍 e carrega simbologia e significado positivos, enquanto que a de Hitler é de ódio.

A suástica budista usada nos templos japoneses é um símbolo de felicidade e prosperidade (Photozou)

O monge budista Kenjitsu Nakagaki, 57 anos, residente nos Estados Unidos, relançou um livro especial sobre as diferenças entre a suástica ancestral e a usada por Hitler, a nazista.

Publicidade

No sábado (10), foi realizada uma palestra para essa explicação, em Nova Iorque. O gancho para escrever o livro já bem difundido nos Estados Unidos foi a antipatia das pessoas pelo símbolo usado nos templos budistas japoneses.

Monge faz palestra para o relançamento do livro que explica a diferença (Sankei)

Ele contou que ficava assustado ao ouvir das pessoas que a suástica budista era confundida com a Harken Kreuz. A budista (卍, lê-se manji) é proveniente das culturas ancestrais, simbolizando felicidade e prosperidade.

Na tradução livre do original, o livro intitulado ‘A suástica budista e a cruz de Hitler’ explana sobre a origem. A palavra e o símbolo derivam do sânscrito svastika, com significado de boa sorte e considerada auspiciosa.

Suástica da paz e cruz do ódio

A história apresenta registros de mais de 5 mil anos do símbolo em diversas civilizações como a indiana, asteca, outras indígenas como a dos norte-americanos e nas culturas budista e hinduísta. Mas também foi encontrada na arquitetura greco-romana.

À esq. a suástica de origem ancestral e à dir. a usada por Hitler, com hastes em sentido horário (Wikipedia)

A cruz usada por Hitler tem as hastes ao contrário, como no sentido horário. Essa semelhança se deve a outras identificadas entre o sânscrito e o idioma alemão. Supõe-se que os dois povos sejam da etnia ariana.

O monge explica que se o líder alemão a usou para promover o ódio, a usada pelos templos budistas é para o contrário: a promoção da paz.

Decidiu escrever o livro para elucidar sobre o símbolo 卍 e propagar a paz. Afinal, manji é proveniente da regeneração da vida, da boa sorte e da felicidade.

Fontes: Sankei e Wikipedia 
Fotos: Photozou, Sankei e Wikipedia 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Incêndios na Califórnia: 31 mortos e 200 desaparecidos

Publicado em 12 de novembro de 2018, em Notícias do Mundo

Com a intensificação dos ventos que ameaçam espalhar as chamas, o governador da Califórnia pediu a Trump que declarasse estado de grande desastre, uma medida que exploraria mais fundos federais de emergência.

Número de mortos sobe para 31 (BBC)

O número de mortos nos incêndios florestais na Califórnia, nos EUA, subiu para 31, com mais de 200 pessoas ainda desaparecidas, disseram autoridades.

Publicidade

Houve a confirmação da morte de mais seis pessoas no incêndio Camp Fire no norte do estado, aumentando o número de vítimas fatais no local para 29.

Agora ele se iguala ao incêndio mais mortal na Califórnia – o desastre do Griffith Park em Los Angeles de 1933.

No sul, o Woosley Fire levou a vida de duas pessoas enquanto ele ameaça resorts de praias incluindo Malibu.

Cerca de 250 mil pessoas foram forçadas a abandonar suas casas para evitar três grandes incêndios no estado.

Com a intensificação dos ventos que ameaçam espalhar as chamas, o governador Jerry Brown pediu ao presidente Donald Trump que declarasse estado de grande desastre, uma medida que exploraria mais fundos federais de emergência.

O apelo ocorre um dia após Trump ter ameaçado cortar fundos para a Califórnia, dando como causa dos incêndios uma escassa gestão florestal.

Quais são as últimas notícias do Camp Fire?

Equipes de emergência vêm vasculhando os escombros de mais de 6.700 casas e estabelecimentos comerciais que queimaram na vila de Paradise.

A vila e a área ao redor sofreram as piores consequências do incêndio, o qual se iniciou em uma floresta próxima na quinta-feira (8).

Em uma coletiva de imprensa realizada no fim de domingo (11), o xerife do Condado de Butte, Kory Honea, disse que os corpos de cinco pessoas haviam sido encontrados em suas casas queimadas e um sexto dentro de um veículo. Ele disse que o paradeiro de mais de 200 pessoas é desconhecido.

O incêndio destruiu mais de 44 mil hectares e está cerca de 25% contido, disseram oficiais do corpo de bombeiros.

E o Woolsey Fire?

O incêndio começou na sexta-feira (9) perto de Thousand Oaks, a cerca de 64Km a noroeste da central de Los Angeles.

Até o domingo ele havia consumido 33 mil hectares e destruiu pelo menos 177 prédios. Somente 10% está contido. O incêndio menor, o Hill Fire, nas proximidades, destruiu 1.760 hectares e está 75% controlado.

Nos próximos dias a velocidade dos ventos pode chegar a 70Km/h e as autoridades dizem que os incêndios podem se espalhar mais rápido e de forma inesperada.

“Os ventos estão soprando. E vão continuar pelos próximos três dias. Sua casa pode ser reconstruída, mas você não pode trazer sua vida de volta”, disse o chefe do corpo de bombeiros de Los Angeles, Daryl Osby.

O meteorologista David Gomberg disse ao jornal Los Angeles Times que tornados de fogo eram possíveis.

Áreas dos incêndios (BBC)

O que os políticos dizem?

O pedido do governador Brown ao presidente Donald Trump era destinado a aumentar a resposta de emergência ao que ele chamou de natureza “catastrófica” dos incêndios.

A resposta de Trump aos incêndios foi criticada como fria e mal informada.

No domingo, durante sua viagem pela França, ele tuitou que “com gestão florestal adequada, podemos deter a devastação que acontece constantemente na Califórnia. Sejam inteligentes!”

Anteriormente, Trump culpou autoridades na Califórnia por incêndios e ameaçou suspender fundos federais.

Em um tuíte no sábado (10), ele acusou autoridades do estado de “má administração total” das florestas.

O porta-voz de Brown, Evan Westrub, chamou os comentários de Trump de “fúteis e desinformados”.

Fonte: BBC
Imagens: NHK, BBC

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!