Primeira ‘exolua’ pode ter sido descoberta

O objeto foi avistado em dados do veículo espacial Kepler da NASA e observado posteriormente usando o telescópio Hubble. Os resultados foram publicados no jornal Science Advances.

Essa ‘exolua’ tem o tamanho de Netuno e orbita um planeta do tamanho de Júpiter (NHK)

Astrônomos anunciaram a possível descoberta da primeira Lua conhecida fora do nosso sistema solar.

Publicidade

Essa “exolua” não é como qualquer outra em nossa vizinhança cósmica: ela tem o tamanho de Netuno e orbita um planeta do tamanho de Júpiter, mas com 10 vezes mais massa.

O objeto foi avistado em dados do veículo espacial Kepler da NASA e observado posteriormente usando o telescópio Hubble.

Os astrônomos David Kipping e Alex Teachey publicaram os resultados no jornal Science Advances.

Contudo, eles disseram que observações adicionais são necessárias para compreender o distante sistema planetário.

Até o momento, astrônomos descobriram mais de 3.500 exoplanetas – mundos que orbitam estrelas que não são o Sol.

Uma caça por exoluas – corpos que orbitam esses planetas distantes – procedeu em paralelo. Mas, até agora, esses satélites naturais permanecem nos limites de detecção com técnicas atuais.

Os pesquisadores monitoraram um planeta conhecido como Kepler 1625b enquanto ele passava em frente a sua estrela- mãe.

Esse evento de 19 horas, conhecido como trânsito, bloqueou um pouco da luz emanada pela estrela, que está a uma distância de 8 mil anos-luz da Terra.

Kipping e Teachey buscaram por dois sinais sugestivos de uma exolua nos dados de vários trânsitos.

O primeiro desses sinais foi uma depressão na luminosidade da estrela-mãe enquanto a exolua passava em frente a ela. O segundo foi um atraso na passagem do planeta em frente a sua estrela.

Isso é exatamente o que os pesquisadores dizem: “A localização, formato e profundidade desse evento parecem consistentes com um trânsito de uma Lua do tamanho de Netuno em frente da estrela”, disse Kipping.

Ambos os objetos são gigantes gasosos e a Lua aparente, conhecida como Kepler 1625b-i, orbita a cerca de três milhões de quilômetros do planeta.

Cerca de 3 horas e meia após o trânsito do planeta terminar, o telescópio Hubble registrou um escurecimento menor da luminosidade da estrela, o qual indicou uma Lua “seguindo o planeta, como um cão indo atrás de seu dono preso a uma coleira”, de acordo com Kipping.

Além disso, o trânsito ocorreu cerca de uma hora e um quarto antes do previsto.

“Isso é um indicativo de algo puxando o planeta gravitacionalmente”, explicou Kipping.

“Mesmo assim estamos exercendo cautela aqui. A primeira exolua é obviamente um crédito extraordinário e necessita de evidência extraordinária”.

Contudo, Kipping salientou: “Estamos entusiasmados com esse resultado, certamente é um resultado tentador”.

Fonte: BBC
Imagem: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

O inverno se aproxima e mais de 400 pessoas continuam em abrigos na província de Hokkaido

Publicado em 6 de outubro de 2018, em Sociedade

Grande parte dos evacuados estão na cidade de Atsuma, a que mais foi afetada pelo terremoto de magnitude 6,7 no mês passado.

Terremoto de magnitude 6,7 deixou rastros de destruição em Hokkaido no dia 6 de setembro (NHK)

Enquanto o inverno se aproxima, cerca de 460 pessoas ainda estão em abrigos na província de Hokkaido, um mês após o forte terremoto de magnitude 6,7 ter levado a vida de 41 pessoas e interrompido os fornecimentos de energia em toda a área no extremo norte do Japão.

Publicidade

Grande parte dos evacuados estão na cidade de Atsuma, a que mais foi afetada pelo terremoto. Na escala sísmica japonesa, a intensidade registrou o nível mais alto, 7.

Desde então, a eletricidade foi restaurada em grande parte da província e os fornecimentos de água reiniciaram com exceção em 48 residências na cidade de Atsuma.

Com a aproximação do inverno, quando fica frio demais e neva  muito em Hokkaido, garantir moradia para as pessoas afetadas pelo terremoto é uma questão urgente.

Cerca de 1.400 casas foram destruídas ou danificadas pelo terremoto em 10 cidades e vilarejos na província de Hokkaido. O governo provincial planeja concluir 130 unidades de habitação provisórias nas cidades de Atsuma, Abira e Mukawa até o fim deste mês.

Fonte: Jiji
Imagem: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!