Ossos revelam que criança neandertal foi devorada por pássaro gigante

Publicado em 16 de outubro de 2018, em Notícias do Mundo e atualizado em 18 de outubro de 2018 as 4:44 PM
&nbspOssos revelam que criança neandertal foi devorada por pássaro gigante
Os ossos de 115 mil anos são os mais antigos já descobertos na Polônia. Na imagem pesquisadores na caverna (Pawel Valde-Nowak dia Daily Mail)

Quando pesquisadores descobriram os restos humanos mais antigos já encontrados na Polônia há alguns anos, não perceberam que eles estavam escondendo um segredo terrível.

Publicidade

De fato, não foi até este não que eles perceberam que os ossos eram humanos, porque eles foram encontrados dentre ossos de animais. Os pesquisadores descobriram que os ossos eram humanos durante uma análise em laboratório, de acordo com a Science in Poland.

As duas minúsculas falanges, ou osso digitais da mão, mediam cerca de 1cm de comprimento e pertenciam a uma criança neandertal que tinha entre 5 e 7 anos de idade. Os pesquisadores determinaram que os ossos tinham 115 mil anos.

&nbspOssos revelam que criança neandertal foi devorada por pássaro gigante
Pesquisadores da Universidade Jaguelônica na Cracóvia disseram que minúsculos buracos nos ossos mostram que eles passaram pelo sistema digestivo de uma ave gigante (PAP/Jacek Bednarczyk via Daily Mail)

Os antropólogos Anita Szczepanev da Universidade Jaguelônica na Cracóvia e Erik Trinkaus da Universidade de Washington em St. Louis, confirmaram que os ossos pertenciam a uma jovem neandertal.

Uma análise revelou que os ossos estavam cobertos por dezenas de buracos, criando uma superfície muito porosa. O detalhe foi muito revelador, disseram eles.

“Análises mostraram que esse é o resultado de passar através do sistema digestivo de uma grande ave. Esse é o primeiro exemplo conhecido da Idade do Gelo”, disse em uma declaração Pawel Valde-Nowak, pesquisador da equipe e professor no Instituto de Arqueologia da Universidade Jaguelônica.

Infelizmente, os ossos estão em má preservação, o que elimina a possibilidade de uma análise por DNA.

Anteriormente, os restos humanos mais antigos descobertos na Polônia foram três molares neandertais que tinham cerca de 52.000 anos.

&nbspOssos revelam que criança neandertal foi devorada por pássaro gigante
Representação do Homem de Neandertal (Wikimedia/Neozoon)

As falanges foram descobertas na Caverna Cienma, onde escavações estavam em curso por décadas. Elas foram encontradas em uma camada muito profunda da superfície atual, juntamente com ferramentas de pedra usadas pelos neandertais.

Não está claro se os ossos acabaram na caverna porque os neandertais moraram lá ou porque eles usavam o local sazonalmente.

As descobertas serão publicadas neste ano no Jornal de Arqueologia Paleolítica.

O homem de Neandertal é uma espécie humana extinta. Alguns autores consideram-no como subespécie do Homo sapiens, o homem moderno.

Surgiram há cerca de 400 mil anos na Europa e no Médio Oriente e, na Península Ibérica. Extinguiram-se há 28 mil anos.

Fonte: BBC
Imagens: Daily Mail, Wikimedia


Deixe seu comentário nesta página!

Neste Artigo:

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Empregos no Japão - Team Altas
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Kumon - aprenda japonês de forma prática!