Sabia que o açúcar é um cicatrizante natural?

A prática é antiga mas um enfermeiro e pesquisador na Inglaterra vem realizando pesquisas sobre o poder de cura do açúcar nas feridas dos pacientes.

Açúcar é um agente eficaz para a cicatrização das feridas e ferimentos (Pixabay)

Visto como vilão para a saúde, o açúcar tem um potencial positivo. Quem afirma é Moses Murandu, enfermeiro na Inglaterra, e também membro da equipe da Faculdade de Educação, Saúde e Bem-Estar, da Universidade de Wolverhampton.

Publicidade

Murandu é um grande divulgador do estudo sobre a eficiência do açúcar no processo de cicatrização.

Quando criança, cresceu na pobreza do Zimbábue, país africano. Quando se machucava sua família aplicava sal no local. Segundo entrevista para a BBC, conta que nos dias de sorte, quando seu pai tinha dinheiro suficiente para comprar algo que doía muito menos, usava-se o açúcar.

Açúcar para cicatrizar feridas e ferimentos

Foi na tenra idade que ele descobriu o poder do açúcar para curar as feridas. Mas ficou surpreso quando, tendo sido recrutado para trabalhar como enfermeiro do Sistema Nacional de Saúde-NHS do Reino Unido em 1997, descobriu que o açúcar não estava sendo usado em nenhuma função oficial. Ele decidiu tentar mudar isso.

Agora, a ideia de Murandu finalmente está sendo levada a sério. Professor sênior em enfermagem de adultos na Universidade de Wolverhampton, Murandu completou um estudo piloto inicial focado em aplicações de açúcar na cicatrização de feridas e ganhou um prêmio do Journal of Wound Care em março de 2018 por seu trabalho.

Enfermeiro e pesquisado Moses Murandu (Universidade de Wolverhampton)

Em 2009, ele recebeu o prestigioso Prêmio de Inovação em Pesquisa Científica da Fondation Le Lous e 25 mil libras para continuar seu trabalho pioneiro.

Murandu que fazer do açúcar um protagonista nos cuidados hospitalares, evitando o uso desmedido de antibióticos.

Como o açúcar age na cicatrização

A resposta é simples. Quando colocado diretamente na lesão e coberto por uma compressa, o açúcar cria o habitat úmido perfeito para as bactérias. Elas preferem os seus cristais ao invés da própria ferida. Assim o processo se acelera por si só na cicatrização, evitando qualquer infeção.

Qual tipo de açúcar

Segundo a matéria da BBC o açúcar que Murandu usa é do tipo granulado simples, “desse de adoçar o chá”, diz o pesquisador.  

Nos mesmos testes in vitro ele descobriu que não havia diferença entre o uso de açúcar de cana ou de beterraba. O demerara, no entanto, não foi tão eficaz.

Os mais eficazes são os de cana-de-açúcar ou beterraba (PxHere)

Murandu registra estudos de caso no Zimbábue, Botswana e Lesoto, onde ele estudou enfermagem. Entre os casos tem o de uma mulher que mora em Harare. “Ela teria a perna amputada quando meu sobrinho me ligou. Recomendei o uso do açúcar no ferimento, repetindo o processo”, conta. “Ela continua com sua perna”, finaliza.

O açúcar, presente em quase todos os lares, ainda não se tornou um santo remédio por causa da luta contra os laboratórios farmacêuticos que fabricam os antibióticos. Quem sabe, em breve estará na caixa dos primeiros socorros.

Fontes: BBC, Women’s Health e Universidade de Wolverhampton 
Fotos: PxHere, Pixabay e Universidade de Wolverhampton  

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Vítimas de esterilização forçada processam governo japonês

Publicado em 18 de maio de 2018, em Sociedade

Cerca de 16.500 pessoas no Japão dizem ter sido esterilizadas sem consentimento sob a extinta Lei de Proteção Eugênica que visava “prevenir o nascimento de descendentes inferiores”.

Essa é a primeira vez que várias ações judiciais foram movidas de forma simultânea pelas vítimas de esterilização forçada (imagem ilustrativa/banco de imagens)

Três pessoas que foram forçadas a passar por cirurgias esterilização sob a extinta Lei de Proteção Eugênica moveram ações judiciais buscando indenização do governo japonês.

Publicidade

Um homem de Tóquio, uma mulher de Miyagi e um outro Hokkaido, todos com cerca de 70 anos de idade, moveram ações judiciais separadas na quinta-feira (17).

Os requerentes afirmam que foram forçados a passar por esterilização por causa de suas deficiências mentais ou outras privando-os de seus direitos constitucionais para decidir se ter ou não filhos.

Eles estão buscando entre 100.000 a 350.000 dólares em indenização por anos de negligência do governo.

Essa é a primeira vez que várias ações judiciais foram movidas de forma simultânea pelas vítimas de esterilização forçada.

Cerca de 16.500 pessoas em todo o Japão dizem ter sido esterilizadas sem consentimento sob a antiga Lei de Proteção Eugênica, que ficou em vigor até 1996, a qual visava “prevenir o nascimento de descendentes inferiores”.

A Lei de Proteção Eugênica

Sob a Lei de Proteção Eugênica, autoridades tinham permissão para forçar pessoas com certas condições, como desordens mentais, doenças hereditárias ou doença de Hansen, a realizarem abortos ou se submeterem a procedimentos de esterilização.

A lei foi revisada como Lei de Proteção à Maternidade em 1996 e a cláusula relativa a operações de esterilização eugênica foi removida.

Fonte: NHK
Imagem: Banco de imagens

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!