Mais de 30 casas são destruídas pela lava do vulcão Kilauea

A lava do vulcão Kilauea, no Havaí, destruiu mais de 30 casas enquanto cerca de 1.700 pessoas foram evacuadas

A lava se aproxima vagarosamente na Hookapu Street em Leilani Estates, no sábado, dia 5 de maio (CNN/US Geological Survey)

Trinta e uma casas foram destruídas por lavas lançadas de aberturas no solo criadas pelo vulcão Kilaeua, no Havaí, enquanto mais de 1.700 pessoas que foram evacuadas se preparam para a possibilidade de que elas não poderão voltar para casa por algum tempo.

Publicidade

Agentes da defesa civil do Condado do Havaí disseram no domingo (6) que duas novas fissuras se abriram durante a madrugada, trazendo o total para nove nas redondezas desde o dia 3 de maio. Os agentes atualizaram o número para 31 após uma pesquisa aérea da subdivisão.

Segundo cientistas, é provável que o Kilauea libere mais lava através de aberturas adicionais, mas não foram capazes de prever onde. O Leilani Estates, uma subdivisão no distrito rural de Puna, corre grande risco. Autoridades ordenaram a evacuação de mais de 1.700 residentes nesse local e em Lanipuna Gardens, nas proximidades.

Centenas de pequenos terremotos continuaram a afetar a área no sábado (5), um dia após um terremoto de magnitude 6.9 graus, o maior a atingir o Havaí em mais de 40 anos. A movimentação do magma através do Kilauea ativou os terremotos, disseram geólogos, que alertaram para abalos secundários.

O Kilauea entra em erupção continuamente desde 1983 e é um dos vulcões mais ativos do mundo.

Há cerca de 30 anos, a lava cobriu lentamente uma vila inteira, a Kalapana, ao longo de um período de 1 ano.

Fonte e imagem: CNN

 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Chuvas intensas: agência de meteorologia chama à atenção para desastres naturais

Publicado em 7 de maio de 2018, em Sociedade

A AMJ chama à atenção da população para a possibilidade de desastres naturais e também para os raios e tornados nesta segunda-feira.

Chuva intensa e intermitente, possibilidade de raios, tornados e rajadas de vento requerem cuidado (Pixabay)

Quase todo o arquipélago japonês, do oeste ao leste, está sob chuva intermitente nesta segunda-feira (7). A Agência de Meteorologia do Japão-AMJ chama à atenção para os cuidados com raios, tornados e possibilidade de desastres.

Publicidade

Após as 19 horas poderá chover mais de 50mm/h, o que poderá causar inundações e deslizamentos.

Até a manhã seguinte (8), as previsões são de muita água, de Kyushu a Kanto. Portanto, bem na hora de encerramento do expediente e no caminho de volta para casa. Por isso, a AMJ pede vigilância à população.

Previsão de volume de chuva até terça-feira, por região:

  • Kyushu e Shikoku: 120mm
  • Kinki: 180mm
  • Tokai: 150mm
  • Kanto Koshin: 130mm

As cidades banhadas pelo mar deverão tomar cuidado com as altas ondas por causa das rajadas de vento. Além disso, poderão ocorrer raios e tornados em ampla área.

Fontes: NHK e CBC TV 
Fotos: Pixabay

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!