Nova Déli poderá ultrapassar Tóquio como megacidade

Atualmente, o número de pessoas que mora na grande Tóquio é de 37 milhões, comparado a 29 milhões em Nova Deli.

Pessoas caminham na área do Templo de Lótus em Nova Deli, na Índia (à esq.) e Tokyo Skytree (à dir.)

As futuras décadas verão o crescimento de megacidades colossais enquanto a população mundial se desloca cada vez mais para ambientes urbanos, segundo um novo relatório das Nações Unidas.

Publicidade

Hoje, 55% da população mundial é urbana, um número que poderá crescer para 68% até 2050, com a adição de 2.5 bilhões de novos residentes de cidades, de acordo com projeções da Divisão Populacional do Departamento de Economia e Assuntos Sociais das Nações Unidas.

Até 2030 haverá 43 megacidades em todo o mundo com populações de mais de 10 milhões, alta de 33 centros urbanos de tamanho similar hoje e de somente 10 em 1990.

O crescimento é causado por uma mudança rápida da vida rural para a urbana em todo o mundo, principalmente na Ásia.

Na Ásia, cerca de 50% da população vive em cidades, comparada a 82% na América do Norte e 74% na Europa. Na África, somente 43% da população vive em cidades.

Isso está para mudar, com a Índia, China e Nigéria contando por cerca de 35% do crescimento projetado em populações urbanas entre 2018 e 2050.

Até 2050, o relatório das Nações Unidas prevê que na Índia haverá 416 milhões de residentes urbanos, 255 milhões na China e 189 milhões na Nigéria.

Aumento da megacidade

Deli poderá ultrapassar Tóquio como a maior área metropolitana do mundo por volta de 2028, enquanto a população do Japão diminui e a da Índia continua crescendo.

Atualmente, o número de pessoas que mora na grande Tóquio é de 37 milhões de pessoas, comparado a 29 milhões em Nova Deli, seguidas por Xangai, com 26 milhões e as cidades do México e São Paulo, com cerca de 22 milhões de habitantes cada uma.

Nem todas as cidades terão crescimento. O relatório frisa que Nagasaki e Busan, no Japão e Coreia do Sul respectivamente, estão passando por declínio populacional desde 2000, assim como várias cidades no leste da Europa.

O crescimento urbano não é necessariamente sustentável e nem tão eficaz. Na África, vários países estão vivenciando as chamadas “cidades inteligentes” em uma tentativa de aliviar os problemas relacionados com a rápida urbanização como tráfego, poluição, habitação inadequada e espaços públicos.

Em outros lugares, países estão considerando “fatiar” suas cidades maiores em partes mais gerenciáveis. Sydney, o centro urbano mais populoso da Austrália, anunciou planos para se dividir em três cidades menores até 2040 a fim de melhorar a habitação, qualidade de vida e governo.

Fonte: CNN
Imagem: Banco de imagens

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Starbucks enfrenta mais uma acusação de racismo

Publicado em 19 de maio de 2018, em Notícias do Mundo

Funcionário de unidade da Starbucks em Los Angeles foi acusado de imprimir uma ofensa racial nos copos das bebidas de um cliente latino.

Publicidade

Enquanto a rede Starbucks se prepara para fechar suas lojas no final deste mês para um curso de educação contra o preconceito racial, um incidente no subúrbio de Los Angeles (EUA) está mostrando por que o treinamento é necessário.

Um barista em uma unidade da Starbucks em La Cañada Flintridge é acusado de imprimir uma ofensa racial nos copos das bebidas de um cliente latino no dia 15 de maio.

Priscila Hernandez disse à CNN que um colega que trabalha com ela em um restaurante foi até a loja da Starbucks, que fica próxima, e comprou as bebidas. É um costume quase que diário.

Seu colega pediu um white chocolate mocha e um caramel macchiato gelado e disse ao barista seu nome, Pedro, de acordo com Hernandez.

Contudo, Hernadez disse que quando ele trouxe as bebidas, ela notou que a palavra “beaner” estava escrita nos copos ao invés de Pedro. Beaner é um termo ofensivo para se referir a mexicanos nos EUA.

Uma cliente da rede Starbucks disse que encontrou essa etiqueta no copo de seu colega de trabalho latino (Priscilla Hernadez/Twitter via CNN)

“Perguntei se ele tinha notado o que eles tinham escrito em seu copo. Ele disse não. Então, fiquei muito decepcionada porque isso não está certo”, disse ela.

Hernandez disse que ligou para a loja e eles relataram que os funcionários não conseguiram entender o que Pedro havia dito. Eles também ofereceram um gift card no valor de 50 dólares.

“De todos os nomes que eles poderiam colocar no copo por o terem entendido mal eles decidiram colocar justo beaner?” disse ela, frisando que os funcionários da Starbucks aparentemente entenderam Pedro bem o suficiente para pegar o pedido de forma correta.

Hernandez seguiu com uma queixa ao Starbucks no Twitter. A empresa respondeu rapidamente.

“Agradecemos por nos informar, Priscilla. Essa não é uma experiência acolhedora que visamos oferecer e temos que chegar a esse cliente para pedir desculpas e fazer as coisas certas”, disse a Starbucks no Twitter.

Hernandez disse que ela e Pedro se encontraram com o gerente de distrito da rede na manhã de 17 de maio. Ela disse que ele foi muito tolerante e prometeu investigar o incidente.

Pedro não quis comentar sobre essa história, disse Hernandez à CNN.

A rede de café está planejando fechar todas as suas 8.000 lojas na tarde de 29 de maio para que ela possa oferecer treinamento contra preconceito racial a seus 175.000 funcionários.

O treinamento foi anunciado em resposta à prisão de dois homens negros no mês passado em uma unidade da Starbucks na Filadélfia, enquanto eles estavam esperando por um amigo dentro da loja. Como parte do acordo com os homens, a Starbucks e a cidade concordaram em apoiar uma iniciativa de 200.000 dólares para encorajar jovens empreendedores.

Fonte: CNN
Imagem: CNN e banco de imagens

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!