Austrália exportou melões contaminados a 9 países

Os melões amarelos exportados estavam contaminados pela bactéria listeria e na Austrália causou a morte de 7 pessoas.

Japão é um dos países para onde o melão amarelo foi exportado (imagem ilustrativa)

Melões contaminados com a bactéria listeria foram exportados da Austrália a pelo menos nove países, onde um surto matou sete pessoas e causou um aborto, informou a OMS-Organização Mundial da Saúde.

Publicidade

A OMS publicou uma declaração na segunda-feira (9) confirmando que melões da fonte do surto, um único produtor no estado de Nova Gales do Sul, foram exportados para Bahrain, Hong Kong, Japão, Kuwait Malásia, Oman, Qatar, Singapura e Emirados Árabes Unidos e também podem ter sido enviados a Seicheles.

Desde janeiro, 20 casos de pessoas contaminadas por listeria foram reportados na Austrália, todos dos quais precisaram de internação. Além das sete mortes, o surto também foi a causa de um aborto.

A bactéria listeria tem um período de incubação potencialmente longo, geralmente de uma a duas semanas, mas possivelmente por até 90 dias, então mais casos podem ser reportados, segundo a OMS.

“Casos nos países afetados ainda podem ser identificados”, disse a OMS.

O produtor australiano de melão, cujo nome não foi divulgado pela OMS, recolheu a fruta em 27 de fevereiro.

Em 2 de março autoridades australianas descobriram que os melões da empresa haviam sido exportados e enviaram informações detalhadas através da Rede Internacional de Autoridades em Segurança de Alimentos aos países relacionados.

“Acredita-se que a causa do surto tenha sido uma combinação de condições ambientais e clima que contaminaram a superfície da fruta, com baixos níveis da bactéria persistindo após o processo de lavagem”, disse a OMS.

“O produtor continua trabalhando de perto com autoridades relevantes e voltou a fornecer melões (durante a semana que iniciou em 2 de abril) após testes terem liberado a propriedade”.

A listeria pode vir em uma forma média que causa diarreia e febre em pessoas saudáveis dentre de poucos dias.

Contudo, também há uma forma severa que pode causar septicemia e meningite dentre as pessoas de mais alto risco, como gestantes, crianças, idosos e pessoas que passam por tratamento para câncer, AIDS ou transplante de órgão.

A taxa de mortalidade da forma severa é de 20 a 30 por cento.

Assim como frutas não lavadas, alimentos de alto risco incluem produtos feitos com leite não pasteurizado, queijo-creme, sorvetes, peixes crus, crustáceos e mariscos.

O surto ocasionou um impacto devastador na indústria de melões da Austrália, com a mídia local reportando que a demanda por melões, onde são conhecidos como rockmelons, caiu 90% em todo o país.

Fonte: Agência Reuters
Imagem: Bank Image

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Andorinhas e lendas de prosperidade, proteção e fertilidade no Japão

Publicado em 11 de abril de 2018, em Tradições do Japão

Chegou a época das andorinhas procurarem um lugar para construção dos ninhos e procriar. O Japão cultiva as lendas em torno delas.

Em Ise as andorinhas já começaram a fazer seus ninhos para alegria da população (CBC TV)

Na primavera essas aves migratórias – andorinhas – costumam vir em bandos para o arquipélago japonês. De asas abertas chegam a ter 17cm de comprimento, são elegantes e dóceis.

Publicidade

Por aqui procuram um lugar seguro para construção do ninho e procriação. Antes do frio elas partem de novo para seus países de origem. A maioria que vem para o Japão migra de Taiwan, Filipinas e Malásia.

Para descansarem as cansadas asas, os residentes do bairro Oharai, em Ise (Mie) providenciam placas nos beirais das casas e estabelecimentos comerciais. O povo local acredita que a vinda delas é uma bênção. Afinal, atraem clientes, segundo a crença da lenda.

Segundo levantamento da reportagem da CBC TV ainda não chegou nem a metade do que costuma migrar. Este ano elas vieram cerca de 5 dias mais tarde que no ano anterior.

As andorinhas cuidam de seus filhotes e depois partem juntos para seus países de origem (Suntory)

A população local cuida bem dessas aves e fica na expectativa de ver os filhotes sendo cuidados por seus pais, até o final de junho, quando partem.

Andorinhas: proteção e fertilidade

No Japão, em geral acredita-se que as andorinhas são auspiciosas. Quando elas escolhem a casa ou estabelecimento para fazerem seus ninhos, o local ganha proteção contra os raios e incêndio.

Também, os casais que desejam ter um filho ficam felizes, pois a lenda diz que são aves auspiciosas para a fertilidade.

Assim, são muito bem cuidadas por toda a população que as recebe com respeito e amor.

Se aparecem em sua casa, sinta-se feliz e com sorte!

Fontes e fotos: CBC TV e Suntory

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!