Reino Unido expulsa 23 diplomatas russos após caso de envenenamento

Reino Unido expulsou 23 diplomatas russos do país após tentativa de assassinato de um ex-espião russo e de sua filha em solo britânico.

A condição de saúde de Sergei Skirpal, ex espião russo, e de sua filha Yulia é grave após terem sido expostos ao agente nervoso Novichok em 4 de março (NHK/reprodução)

O Reino Unido expulsou 23 diplomatas russos do país após concluir que o Estado russo é responsável pela tentativa de assassinato de Sergei Skirpal e de sua filha Yulia em solo britânico, uma medida que marca um agravamento das hostilidades entre Londres e Moscou.

Publicidade

Essa será a maior expulsão única de diplomatas russos em mais de 30 anos, disse a primeira-ministra Theresa May na quarta-feira (14), enquanto ela estabelece uma série de medidas destinadas a atingir patrimônios russos e fortalecer as defesas do Reino Unido.

Os 23 diplomatas, os quais May diz terem sido identificados como oficiais da inteligência não declarados, terão uma semana para deixar o Reino Unido.

“Para aqueles que buscam nos prejudicar, minha mensagem é simples. Vocês não são bem-vindos aqui”, disse ela em uma declaração à Câmara dos Comuns após uma reunião do Conselho de Segurança Britânico.

A expulsão dos diplomatas “vai degradar fundamentalmente a capacidade da inteligência russa no Reino Unido nos próximos anos”, disse May. Todos os contatos bilaterais de alto nível planejados também serão suspensos, disse ela.

Ex-espião russo e a filha foram envenenados em Salisbury no dia 4 de março

A medida ocorre após o envenenamento do ex-espião russo Sergei Skripal e de sua filha Yulia na cidade inglesa de Salisbury em 4 de março. A condição de saúde dos Skirpals no hospital é grave após terem sido expostos ao agente nervoso, conhecido como Novichok, e desenvolvido na Rússia.

Trinta e seis pessoas em Salisbury foram atendidas por médicos após a exposição ao agente. Uma delas, um oficial da polícia, continua hospitalizada.

Moscou por trás do envenenamento, diz Theresa May

May disse na segunda-feira (12) que provavelmente Moscou está por trás do envenenamento. O embaixador russo no Reino Unido foi convocado ao Escritório de Assuntos Estrangeiros no país para explicar se o ataque foi dirigido pelas autoridades russas, ou se Moscou havia perdido o controle do agente nervoso.

Após o discurso de May, a embaixada russa em Londres condenou a expulsão de seus diplomatas como uma “ação hostil” que é “totalmente inaceitável”, injustificada e imediatista em uma declaração no seu site oficial.

O Ministério Russo de Relações Exteriores condenou a medida do Reino Unido como “uma provocação bruta sem precedentes que prejudica as bases de um diálogo normal entre nossos países”.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas havia convocado uma reunião para discutir o ataque de Salisbury.

Fonte: CNN
Imagem: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Sakura no Palácio Imperial

Publicado em 15 de março de 2018, em Tome Nota

O Palácio Imperial abrirá os portões para o público durante um período para apreciação das flores de cerejeira. Veja o calendário e como chegar.

Público gigante visita a rua dentro da área do palácio para apreciar sakura (divulgação)

Como ocorre desde 2013, o Palácio Imperial abre seu jardim para apreciação das flores de cerejeira. Durante 9 dias o público poderá visitar Inuidoori, uma rua que fica dentro da área.

Publicidade

O percurso é de 750 metros, com 103 pés de 31 espécies diferentes de sakura dos dois lados da rua. Até o ano retrasado havia 75 árvores de 12 espécies. Em dois anos foi feita uma obra de jardinagem para replantar as novas.

O número de visitantes em 2016 foi de mais de 500 mil pessoas. O gabinete de relações públicas do palácio informa que nesse período se formam filas imensas do lado de fora, desde as estações de trem e metrô próximas. Pede ao público para não levar tripé nem pau de selfie. A gravação de vídeos comerciais é proibida.

A entrada será permitida somente pelo portão Sakashita e a saída será pelo portão Inui.

Sakura no palácio

  • Período: de 24 de março a 1.º de abril
  • Horário: 10h às 15h30
  • Entrada gratuita
  • Estações próximas: JR de Tóquio, Yurakucho, Nijibashimae, Ootemachi, Hibiya, Kasumigaseki e Sakuradamon

O pontilhado em vermelho é a rua para apreciação e o mapa mostra as estações próximas à entrada (divulgação)

Fonte e imagens: divulgação

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!