Alarme falso de míssil balístico gerou pânico no Havaí

Autoridades no Havaí pediram desculpas pelo falso alarme de emergência emitido no sábado (13).

O alarme foi emitido pela manhã, às 8h07 (horário local), como mensagem de texto a telefones celulares (NHK/reprodução)

Autoridades no Havaí, território dos Estados Unidos, pediram desculpas pelo falso alarme de emergência emitido no sábado (13) de um iminente ataque de míssil norte-coreano, dizendo que foi causado por erro humano.

Publicidade

O governador do Havaí David Ige e oficiais da Agência de Gestão de Emergência explicaram em uma conferência de imprensa que um funcionário da agência apertou o botão errado durante a troca de turno.

Ige pediu desculpas pelo erro, dizendo o falso alarme afetou muitas pessoas. Ele frisou que o estado realizará medidas para assegurar que isso não aconteça novamente.

O alarme foi emitido pela manhã, às 8h07 (horário local), como mensagem de texto a telefones celulares e dizia “Alerta de emergência ameaça de míssil balístico em direção ao Havaí”. Busque abrigo próximo. Isso não é um treinamento”.

O alerta foi retirado 38 minutos depois, em uma segunda mensagem, afirmando que não houve ameaça de míssil ou perigo e que a primeira mensagem havia sido um alarme falso.

Oficiais disseram que um funcionário em questão notou o erro quando ele encontrou a mensagem em seu próprio telefone celular.

A mídia local disse que o alerta falso espalhou pânico entre os turistas, assim como residentes da ilha. Procedimentos de embarque foram suspensos no aeroporto internacional em Honolulu.

Fonte e imagem: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Neve intensa continua afetando várias áreas do oeste ao norte do Japão

Publicado em 13 de janeiro de 2018, em Tempo

Mais neve está prevista, informou a AMJ, principalmente em áreas banhadas pelo Mar do Japão.

Desde as 11h deste sábado, na cidade de Ono (Fukui), houve acúmulo de neve de 83 centímetros (NHK/reprodução)

De acordo com a AMJ – Agência Meteorológica do Japão, algumas áreas montanhosas nas áreas oeste ao norte do arquipélago registraram acúmulos de neve de 30 a 50 centímetros nas 24 horas até o meio-dia deste sábado (13).

Publicidade

Desde as 11h deste sábado, na cidade de Ono (Fukui), houve acúmulo de neve de 83 centímetros e em Kitahiroshima (Hiroshima), 128 centímetros.

Já na cidade de Niigata (província homônima) a queda de neve foi oito vezes maior que a média nessa época do ano.

Mais neve está prevista, informou a AMJ, principalmente em área banhadas pelo Mar do Japão. A AMJ fez um alerta sobre estradas congeladas e avalanches.

Na província de Ishikawa, uma mulher de 91 anos foi encontrada morta em um canal de drenagem na sexta-feira (12). Acredita-se que ela tenha caído enquanto fazia remoção de neve. Segundo a província, outras 10 pessoas ficaram feridas enquanto tiravam a neve de suas casas.

A neve pesada na cidade de Sanjo (Niigata) também deixou um trem de passageiros imobilizado por mais de 12 horas na quinta-feira (11). Cerca de 430 pessoas ficaram presas dentro dos vagões.

Segundo a operadora, a East Japan Railways Company, mais de nove horas foram necessárias para um limpa-neves chegar até o local.

Fonte e imagem: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!