Japão evita criticar decisão de Trump sobre Jerusalém

O Japão demonstrou preocupação sobre possíveis repercussões da decisão de Trump em reconhecer Jerusalém como a capital de Israel, mas evitou criticar a medida de seu aliado.

Donald Trump reconheceu Jerusalém como a capital de Israel provocando vários protestos (NHK/reprodução)

O ministro de relações exteriores do Japão demonstrou preocupação na quinta-feira (7) sobre possíveis repercussões da decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em reconhecer Jerusalém como a capital de Israel, mas evitou criticar a medida de seu aliado próximo.

Publicidade

“Temos a preocupação de que as condições poderiam piorar no Oriente Médio como um todo, ou que a situação de paz no local poderia se tornar ainda mais dura, então ficaremos de olhos abertos nos desenvolvimentos”, disse Taro Kono aos repórteres no Ministério de Relações Exteriores.

O principal porta-voz do governo japonês disse em uma conferência de imprensa que Tóquio “está monitorando a situação com grande interesse”.

Dentre os países do G7, a Grã-Bretanha, França, Itália e Alemanha demonstraram desacordo ou preocupação sobre a decisão dos Estados Unidos. Já o Canadá repetiu sua posição de que o status de Jerusalém só pode ser resolvido como parte de um acordo geral da disputa entre os israelitas e palestinos.

Kono disse que não haverá “mudança alguma” nos esforços do Japão em contribuir com o processo de paz no Oriente Médio.

Anunciando sua decisão na quarta-feira (6), Trump direcionou o Departamento de Estado a iniciar o processo de movimentação da embaixada americana de Tel Aviv a Jerusalém.

Kono disse que o Japão não tem intenção de mudar sua embaixada de Tel Aviv.

Posteriormente, o ministério de relações exteriores emitiu um alerta aos japoneses na região para evitar serem pegos em protestos e potenciais conflitos desencadeados pela decisão de Trump.

Kono poderá fazer uma viagem a países selecionados no Oriente Médio no final deste mês, onde ele poderá explicar a posição do Japão sobre questões regionais.

Fonte: Mainichi
Imagem: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Frente fria pode trazer neve para algumas áreas da região Kanto

Publicado em 8 de dezembro de 2017, em Tempo

As temperaturas no final desta sexta-feira (8) até as primeiras horas de sábado (9) serão próximas àquelas normalmente registradas em meados de inverno.

Publicidade

Uma frente fria que está passando pelo Japão vai trazer baixas temperaturas e até neve para algumas áreas da região Kanto ao longo da noite, de acordo com a AMJ- Agência Meteorológica do Japão.

As temperaturas no final desta sexta-feira (8) até as primeiras horas de sábado (9) serão próximas àquelas normalmente registradas em meados de inverno.

Poderá nevar na área norte do Japão, assim como na região Hokuriku e até em áreas de terrenos baixos da região Kanto.

Segundo a AMJ, as temperaturas desta sexta-feira não ficarão acima dos 10 graus Celsius, com máximas de 8 graus em Fukuoka, 9 na central Tóquio e Hiroshima e 10 graus nas cidades de Osaka, Yokohama e Chiba.

Chuvas intermitentes poderão afetar a região Kanto, incluindo Tóquio, com possibilidade de neve na região e na província de Nagano.

Enquanto há previsão de céu ensolarado no sábado em muitas áreas no Japão, as temperaturas não vai aumentar muito em relação às desta sexta-feira.

Fonte: Asahi
Imagem: Tenki.jp

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!