Nipo-britânico recebe o Prêmio Nobel da Literatura

O escritor best-seller Kazuo Ishiguro recebeu o Prêmio Nobel de Literatura.

O romancista Kazuo Ishiguro, de 62 anos, foi o laureado pelo Nobel de Literatura de 2017. Ishiguro nasceu em 1954 em Nagasaki, e aos 5 anos de idade mudou-se com seus pais, ambos japoneses, para a Inglaterra, onde adquiriu a nacionalidade britânica.

Publicidade

Ishiguro é conhecido na Inglaterra por seu romance “Os vestígios do dia”, publicado em 1989, que se passa em uma mansão nos campos da Inglaterra pós-segunda guerra e conta a história de um mordomo dessa mansão. Ishiguro recebeu o Prêmio Man Booker, o maior prêmio literário da Inglaterra e um dos mais importantes do mundo, pela obra.

Em 2005, Ishiguro publicou a ficção “Não me abandone jamais”, que conta a história de pessoas criadas para serem doadoras de órgãos de pacientes enquanto vivem um triângulo amoroso. O filme ganhou uma adaptação cinematográfica em 2010 de mesmo título.

“As obras de Ishiguro transmitem uma forte emoção e deixa clara a escuridão escondida na ilusão de estarmos conectados com o mundo.”, disse a Acadêmia Suíça de Ciências.

Inúmeras novelas brilhantes

Ishiguro publicou diversas novelas extremamente bem avaliadas em inglês.

Sua primeira obra, “Uma pálida visão dos montes”, lançada em 1982, narra a história de uma mulher que vive na cidade de Nagasaki após a Guerra Fria.

Cinco anos depois, Ishiguro publicou sua segunda obra, “Um artista do mundo flutuante”, que retrata detalhadamente a vida cheia de dúvidas de um pintor japonês que, após a rendição do Japão na segunda guerra, mudou completamente sua visão de mundo

Em 1986, “Os vestígios do dia”, considera sua obra-prima e magnus opus, conta a história de Stevens, um mordomo que retrata sua vida em um diário até o presente. A obra ganhou o “Prêmio Man Booker”, a premiação mais respeitada da Inglaterra.

Ishiguro publicou a ficção “Não me abandone jamais” em 2005. A história de três jovens que vivem um triângulo amoroso, mas são espécimes para doação de órgãos que ganhou um filme com críticas favoráveis em 2010.

No ano retrasado, a viagem à Inglaterra de um casal de idosos foi retratada em “O Gigante Enterrado”.

“Achei que era uma brincadeira”

Kazuo Ishiguro recebeu a grande notícia com certa repulsa, conforme relatou para a BBC. “Achei que era uma brincadeira de mal gosto”, conta. “É uma enorme honra ter meu nome junto ao de grandes pioneiros que ganharam o Prêmio Nobel da Literatura até agora.”, relata Ishiguro.

Fonte: NHK News
Imagem: Toyokeizai

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Previsão de fortes chuvas e alerta para enchentes em Tokai

Publicado em 6 de outubro de 2017, em Sociedade

As chuvas nas províncias de Aichi, Gifu e Mie que começaram nesta sexta-feira poderão chegar a 180mm.

Publicidade

O Observatório de Meteorologia de Nagoia informou nesta sexta-feira (6) que é preciso tomar cuidado com a intensidade das chuvas na região Tokai, no sábado (7).

Em Nagoia (Aichi), as chuvas começaram de forma tímida na manhã desta sexta-feira (6).

No entanto, com a baixa pressão e a frente fria de outono, vem um fluxo de ar úmido. Isso provoca grande instabilidade, trazendo chuvas fortes e raios, especialmente na região Tokai. A estimativa é de chuva intensa de 60mm e trovoadas.

Chuvas fortes de até 180mm

A quantidade de chuva prevista até a manhã de sábado deverá ser de máxima de 180mm em Mie, 100mm em Aichi e 60mm em Gifu.

Observatório de Meteorologia chama à atenção para as pessoas que residem em locais baixos, próximos aos rios e encostas das montanhas. As chuvas intensas podem provocar inundação, enchentes e deslizamentos.

Os 3 dias de folga não serão prejudicados com as chuvas, pois no domingo, o tempo deverá ser nublado. No feriado do Dia dos Esportes, na terça-feira (9) o céu volta a ficar ensolarado.

Fontes: CBC TV e AMJ

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!