Paciente toca violão durante cirurgia no cérebro

Um músico indiano que sofria de problemas cerebrais tocou violão durante cirurgia no cérebro. Veja mais.

Abhishek Prasad tocando violão durante a cirurgia (Youtube/Reprodução)

Segundo as mídias locais, o músico indiano Abhishek Prasad, de 37 anos, se submeteu à uma cirurgia no cérebro. O músico sofria há mais de 5 anos de espasmos nos dedos médio, anelar e mindinho da mão esquerda quando tocava violão.

Publicidade

Contudo, o médico sugeriu que o paciente tocasse violão durante a cirurgia que ocorreu em hospital situado em Bangalore, no sul da Índia. Segundo o médico, seria necessário que Prasad tocasse violão para que os profissionais conseguissem determinar a área do cérebro afetada pela distonia, doença que afetava a performance musical do paciente.

A cirurgia ocorreu no dia 11 deste mês. As mídias locais publicaram imagens do momento em que o paciente, que estava deitado na mesa de cirurgia, tocava seu violão conforme as instruções do médico.

A cirurgia se estendeu por 7 horas, mas foi bem-sucedida. “Lembro-me da cirurgia inteira. Já no final estava com os dedos totalmente curados. Foi um momento mágico”, relatou Prasad.

O médico, Sharan Srinivasan, disse que foi possível realizar a cirurgia com o paciente consciente pois ” a operação foi feita sob anestesia local”. Um buraco de 14mm foi aberto no crânio de Prasad para os médicos introduzirem eletrodos em áreas de 8 a 9cm do cérebro.

Fonte: NHK News

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Dois tufões no Pacífico poderão formar rara ‘dança circular’

Publicado em 24 de julho de 2017, em Tempo

Os dois tufões, Nº5 e Nº6, estão seguindo em direção ao leste do arquipélago japonês.

O Noru tem uma aparência muito mais impressionante do que o Kulap em imagens de satélite e o futuro desses dois tufões durante os próximos dias é meteorologicamente fascinante, cita o Weather Channel

O tufão Noru, Nº5, pode agora estar se juntando a outro, o Kulap, Nº6, em seu lado leste e executando uma dança circular rara e bizarra chamada de efeito Fujiwara.

Publicidade

Atualmente, o Noru e o Kulap estão girando em direção ao leste do arquipélago japonês. O Noru está mais ao extremo oeste e o Kulap a cerca de 1.200km ao leste-nordeste de Noru.

A previsão é de que o Noru continue sendo um tufão enquanto vagueia nos próximos 5 dias em direção ao leste do Japão. O Kulap, no entanto, deve fazer um progresso significante na direção oeste-nordeste e pode estar perto o suficiente para formar uma “dança” intrincada, possivelmente fatal, com o Noru.

Durante todo o tempo, o tufão Noru poderá se intensificar mais durante esse processo.

Vários modelos de previsão numérica sugeriram que os tufões Noru e Kulap podem, essencialmente, girar um em torno do outro, algo que os meteorologistas chamam de efeito Fujiwhara.

Modelo de previsão da ECMWF do dia 23 de julho de 2017 do potencial efeito Fujiweara de Noru e Kulap (Weather Channel)

Nomeado por um pesquisador japonês que descobriu isso em experimentos com água no início do ano de 1920, o efeito Fujiwara detalha como dois ciclones tropicais, separados por uma distância de aproximadamente 1.000km, giram no sentido anti-horário um sobre o outro.

O Noru será o centro da gravidade, em um senso, onde o sistema menor, o Kulap, poderá orbitar ciclonicamente o sistema maior por vários dias”, disse o Dr. Michael Ventrice, cientista meteorológico da Weather Channel.

Tipicamente, a tempestade mais forte dominará a mais fraca, tanto eliminando-a quanto se juntando completamente a ela. Neste caso, o Noru poderá ser o “sobrevivente” mais forte.

Esse ciclone tropical de longa duração poderá se intensificar e atingir não só a costa leste do Japão, mas também se propagar além, para o sul e oeste, segundo o Weather Channel.

Atualmente,o tufão Noru, Nº5, se desloca lentamente  e sua pressão atmosférica central é de 970 hPa. A velocidade máxima dos ventos perto do centro é de 35m/s e as rajadas máximas de vento chegam a 50m/s.

Já o tufão Kulap, o Nº6, se desloca a uma velocidade de 20km/h e sua pressão atmosférica é de 1002 hPa. A velocidade máxima dos ventos perto do centro é de 20m/s, com rajadas máximas de até 30m/s.

Fonte: Weather Channel, JMA
Imagens: Weather Channel

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!