Arábia Saudita e outros países rompem relações com o Qatar

Os países também proibiram que navios e aeronaves do Qatar usem seus portos e aeroportos. Veja mais.

Os países também proibiram que navios e aeronaves do Qatar usem seus portos e aeroportos (Wikimedia/Julian Herzog)

O Qatar já está sentindo os efeitos econômicos da decisão tomada pela Arábia Saudita e outros 5 países em cortar relações diplomáticas com o emirado do Oriente Médio.

Publicidade

A Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos, Bahrein, Iêmen, Egito e Maldivas romperam relações com o Qatar na segunda-feira (5). Eles acusam o país de dar suporte a grupos terroristas e extremistas islâmicos apoiados pelo Irã.

O Ministério de Relações Exteriores do Qatar emitiu uma declaração a qual diz que a medida aplicada pelos países é infundada e injusta.

Os 6 países estão exigindo que diplomatas do Qatar deixem seus territórios dentro de 48 horas e os cidadãos dentro de 14 dias. Eles também proibiram que navios e aeronaves do Qatar usem seus portos e aeroportos.

Na segunda-feira, residentes do Qatar correram aos supermercados para estocar comida e outras necessidades. O Qatar é um grande exportador de petróleo e gás natural, mas depende da importação de grande parte dos alimentos consumidos no país.

A Arábia Saudita diz que vai fechar a única fronteira terrestre do Qatar, bloqueando uma importante rota de distribuição. Os Emirados Árabes Unidos disseram que também vão proibir a exportação ao país.

Autoridades do Ministério de Relações Exteriores do Qatar insistem que as medidas não vão afetar as vidas das pessoas no país. Contudo, as preocupações crescem, visto que as interrupções poderão levar a escassez de alimentos e de itens de necessidade diária, além do aumento do preço do combustível.

No Japão, os conflitos cada vez mais intensos no Oriente Médio estão aumentando as preocupações sobre a atividade de negócios de empresas japonesas na região. O arquipélago japonês depende muito dos Estados do Golfo para obtenção de recursos de energia, como petróleo e gás natural.

Tráfego aéreo

As viagens aéreas através da região do Golfo e além enfrentam uma grande interrupção após a medida realizada pela Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos (UAE) e Bahrein em cortar relações com o Qatar, acusando o pequeno estado rico em petróleo de apoiar o terrorismo.

Na segunda-feira, a Arábia Saudita proibiu voos da Qatar Airlines em seu espaço aéreo, enquanto a Etihad Airways de Abu Dhabi e a Emirates Airlines de Dubai disseram que suspenderiam todos os voos de/para Doha a partir desta terça-feira até futuros avisos.

O Qatar é lar da empresa aérea global Qatar Airlines e muitos aeroportos na região do Golfo são centros principais para voos de conexão internacional.

“O espaço aéreo será impactado por voos sendo redirecionados, principalmente para a Qatar Airways que não terá mais permissão de usar o extenso espaço aéreo da Arábia Saudita em voos para a Europa e América do Norte”, disse Saj Ahmad, analista chefe do Research StrategicAero com sede no Reino Unido.

Fonte: NHK, Reuters
Imagem: Wikimedia 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Jovem desaparecida foi encontrada em Aichi

Publicado em 6 de junho de 2017, em Sociedade

A jovem brasileira de 16 anos que estava desaparecida há 4 dias foi encontrada em Toyohashi (Aichi). Veja mais.

Foto da brasileira de 16 anos que foi divulgada na NNN News

Keila Miyu Kuwahara (16), estudante do colegial (ensino médio), estava desaparecida desde a última sexta-feira (2). Keila foi vista pela última vez em câmeras de segurança de uma loja de conveniência perto de sua casa no bairro de Oiwa, em Toyohashi. Keila estava fazendo compras sozinha nesse momento. Veja mais detalhes sobre o caso clicando aqui.

Publicidade

Quando a mãe de Keila voltou para a casa na noite do mesmo dia, ela viu que a porta estava destrancada e as luzes estavam acesas. A mãe chamou a polícia e fez um boletim de ocorrência. Nesta segunda-feira (5), a polícia estava procurando por seu paradeiro e publicando imagens de Keila.

Contudo, por volta da meia-noite do mesmo dia, a tia de Keila encontrou-a no escritório da empresa de impressões de seu tio, segundo o Chunichi Shimbun. Keila foi encontrada sozinha.

Segundo a polícia, Keila estava vestindo as mesmas roupas de quando desapareceu. Como a garota argumenta que “vim sozinha e estava apenas comendo o que havia comprado na loja de conveniência”, a polícia acredita que não houve um incidente.

A Polícia de Aichi havia mobilizado aproximadamente 100 oficiais para encontrar Keila, segundo o Sankei Sports.

A polícia está confirmando os detalhes do caso com Keila.

Fonte: NHK News

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!