Porta-aviões nuclear americano não seguia para o mar do Japão

O porta-aviões nuclear USS Carl Vinson, que chegaria no dia 15 no Mar do Japão, só chegará na semana que vem, anunciou o New York Times.

foto do porta-aviões nuclear USS Carl Vinson divulgada pela Marinha dos EUA

Segundo o jornal americano, “há pouco mais de uma semana, a Casa Branca declarou que ordenou o envio de um porta-aviões americano para o Mar do Japão, com um poderoso sinal de desencorajar a Coréia do Norte e daria ao presidente Trump mais opções para responder ao provocador comportamento da Coreia do Norte”. Segundo o mesmo jornal, Trump teria dito a Fox News “estamos enviando uma armada”, na última terça-feira à tarde.

Publicidade

De acordo com o jornal, o porta-aviões nuclear Carl Vinson e mais outros 3 navios de guerra, estavam navegando na direção oposta. Segundo o noticiário da ANN, o Carl Vinson saiu de Singapura em 8 deste mês e, ao invés de se direcionar para a Península Coreana, está no Oceano Índico para exercícios militares em conjunto com a Marinha Australiana.

Teria sido um blefe do presidente ou uma má comunicação entre o Pentágono e a Casa Branca?

A previsão de chegada do porta-aviões nuclear Carl Vinson no Mar do Japão, nas proximidades da Península Coreana é na próxima semana.

Segundo o noticiário da ANN, a avaliação é de que a presença desse porta-aviões nuclear é uma operação de estratagema em relação a Coreia do Norte, ao mesmo tempo em que avalia dos esforços da China, depois do encontro com o presidente Xi Jinping. Há analistas que avaliam como tática de intimidação à moda Trump.

Assista ao vídeo para ver como é esse poderoso porta-aviões nuclear.

https://youtu.be/ubsh8cNRaIs

Fontes e imagens: NYT e ANN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Vice-presidente americano diz que a Coreia do Norte é a ameaça mais perigosa

Publicado em 19 de abril de 2017, em Notícias do Mundo

O vice-presidente dos EUA alertou a Coreia do Norte: “é melhor não testar a força do governo Trump e das Forças Armadas dos Estados Unidos”. Veja mais.

vice-presidente americano Mike Pence no discurso a bordo do porta-aviões nuclear na base de Yokosuka (Sankei)

Além dos encontros formais entre Mike Pence e Shinzo Abe, primeiro ministro e Taro Aso, ministro das Finanças, para iniciarem um diálogo econômico, bem como discussão da aliança militar, ele esteve em visita à base americana em Yokosuka (Kanagawa).

Publicidade

O vice-presidente americano visitou a base militar na terça-feira (19), vindo da Coreia do Sul, onde passou o domingo de Páscoa reunido com várias autoridades e soldados americanos.

Pence fez um discurso a bordo do USS Ronald Reagan, um porta-aviões nuclear americano. Destacou a importância da aliança Japão-EUA, explicando sobre a aplicação do Artigo V do Tratado de Segurança estabelecido entre os 2 países, em relação à obrigação de defesa das ilhas Senkaku, em Ishigaki (Okinawa).

Coreia do Norte é a ameaça mais perigosa

Destacou, nessa ocasião do discurso, que a Coreia do Norte “é a ameaça mais perigosa”, da região Ásia-Pacífico.

O vice-presidente declarou “os Estados Unidos vão escolher o caminho do poder“, expressando a determinação para alcançar a estabilidade na região contra a pressão que tem como pano de fundo a força militar norte coreana.  

A Kyodo News escreveu “a bordo do icônico porta-aviões nuclear, foi para mostrar a presença dos militares dos EUA”. Ele salientou que irá proteger também o Mar do Sul da China, onde está sendo construída a ilha artificial pelos chineses.  

Em relação ao míssil norte coreano lançado (e fracassado) poucas horas antes de sua chegada a Coreia do Sul, no domingo (16), Pence acredita que tenha sido para demonstrar oposição ao governo Trump, além da possibilidade de querer mostrar o exercício da força militar.

Ele fez a seguinte declaração “é melhor não testar a força do governo Trump e das Forças Armadas dos Estados Unidos”, como um recado para a Coreia do Norte.

O porta-aviões nuclear USS Ronald Reagan foi despachado para o exercício militar conjunto entre dos Estados Unidos e Coreia do Sul, no ano passado.

No encontro com Abe, Pence disse “a aliança entre os Estados Unidos e o Japão é a peça angular da paz e da segurança no nordeste da Ásia“. Eles almoçaram juntos, por 1 hora e meia e depois participaram de uma coletiva de imprensa.

Veja o tamanho do icônico porta-aviões nuclear que leva o nome do ex-presidente americano Ronald Reagan, aportado em Kanagawa (Wikipedia)

Fontes: Kyodo, Sankei e ANN
Imagens: Wikipedia e Sankei

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!