Forte terremoto em Fiji gerou alerta de tsunami

Forte terremoto M6.9 nas ilhas Fiji, gerou alerta de tsunami nesta manhã.

fiji-terremoto

Publicidade

Um forte terremoto atingiu a costa de Fiji na quarta-feira (2), gerando um breve alerta de tsunami. Não houve relatos imediatos de danos ou feridos.

A magnitude foi, num primeiro momento, calculada em 7.2 na escala de Richter, tendo sido atualizada posteriormente para 6.9.

O terremoto, que ocorreu às 9h52 (hora local), foi registrado a 220km ao sudeste do ponto turístico de Nadi, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos. O epicentro do tremor foi relativamente raso, a 15km de profundidade.

O Centro de Alerta de Tsunami no Pacífico emitiu uma alerta de tsunami para áreas costeiras dentro de 300km do epicentro, que foi retirado cerca de 1 hora depois. Um tsunami de apenas 1cm foi observado na capital de Suva, segundo o centro.

A ilha de Fiji é propensa a terremotos devido a sua localização no “Anel de Fogo”, um arco de atividades sísmicas no Oceano Pacífico.

Fonte: Mainichi
Imagem: USGS

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Empresa aérea japonesa vai usar roupas usadas para produzir combustível

Publicado em 4 de janeiro de 2017, em Sociedade

Roupas usadas serão utilizadas para produzir combustíveis de aviões no Japão.

jal

Publicidade

A Japan Airlines (JAL) está estudando transformar roupas usadas em combustível para aeronaves com motor a jato, com planos de colocar o recurso de energia alternativa em teste logo no início de 2020.

A empresa aérea vai se juntar ao Japan Environment Planning, também conhecido como Jetplan, e o Green Earth Institute (GEI) de Tóquio para estabelecer um conselho de colaboração para o projeto no início de 2017. O Jeplan já trabalha com 12 estabelecimentos comerciais, incluindo a rede Aeon e a operadora da Muji, a Ryohin Keikaku, para coletar roupas usadas em 1.000 ou mais lojas em todo o Japão e reciclar o poliéster contido nelas. Com a ajuda do GEI, o próximo projeto vai coletar algodão das roupas e transformá-lo em combustível.

O GEI foi fundado para colocar em uso prático as tecnologias de biocombustível desenvolvidas pelo Instituto de Pesquisa de Tecnologia Inovadora para a Terra. As tecnologias incluem um método de usar microorganismos para processar açúcares contidos no algodão em álcool, que em troca podem ser transformados em combustível.

O plano é construir uma planta de combustível experimental em uma fábrica da Jeplan e inciar os testes usando uma mistura de combustível convencional e derivado do algodão em 2020. A produção comercial estaria em funcionamento no ano de 2030.

Vale a pena reciclar para criar combustível?

Cem toneladas de algodão rendem apenas 10 quilolitros de combustível. Mesmo se todo o algodão consumido anualmente no Japão fosse utilizado na produção de combustível, isso daria somente 70.000 quilolitros, menos de 1% do combustível para motores a jato usados pelo Japão anualmente. Mas a tecnologia do GEI também pode ser usada para processar lixo de fábricas de papel e outras instalações. A empresa vê as roupas usadas como somente o início de um amplo esforço de conversão de lixo.

Produzir combustível a partir de fontes orgânicas como o algodão ainda libera dióxido de carbono, por exemplo no estágio de refinação. Mas estima-se que as emissões sejam menos que a metade daquelas da produção de combustíveis fósseis. Substituir o combustível para o motor a jato convencional pelo biocombustível, mesmo que em parte, ajudaria a reduzir as emissões associadas a viagens aéreas como esforços globais para combater a alteração de velocidade da mudança climática.

A JAL também está trabalhando em outros esforços para transformar o lixo urbano em combustível. A meta é criar um fornecimento estável de combustíveis alternativos com preços que competem com aqueles dos produtos derivados do petróleo.

Fonte: Nikkei
Imagem: Imagem ilustrativa

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!