Jair Bolsonaro toma posse como 38º presidente do Brasil

Jair Bolsonaro assumiu na terça-feira (1º) a Presidência da República. Em sessão solene no Congresso, fez o juramento de posse no Congresso Nacional e às 15h10 foi empossado presidente do Brasil.

Presidente eleito Jair Bolsonaro chega ao Congresso Nacional para solenidade de posse (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Jair Bolsonaro assumiu na terça-feira (1º) a Presidência da República, após ter sido eleito em outubro.

Publicidade

Ele é o 38º presidente do país. Bolsonaro deixou a residência oficial da Granja do Torto, por volta das 14h20 em direção à Catedral Metropolitana de Brasília, ao lado da esposa Michelle Bolsonaro. Lá, encontrou o vice Hamilton Mourão e a esposa Paula para darem início ao desfile presidencial.

Da Catedral até o Congresso Nacional, Bolsonaro desfilou no tradicional Rolls-Royce ao lado de Michelle Bolsonaro e um dos filhos, Carlos Bolsonaro.

Posse no Congresso Nacional

Ao chegar ao Congresso, foi recebido pelos presidentes do Congresso, Eunício Oliveira (MDB-CE), e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), além do presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, e procuradora-geral da República, Raquel Dodge.

Em sessão solene no Congresso, fez o juramento de posse no Congresso Nacional e às 15h10 foi empossado presidente do Brasil. Jair Bolsonaro jurou “manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro e sustentar a União, a integridade e a independência do Brasil.” O mesmo foi feito por seu vice, Hamilton Mourão.

Revista às tropas

Após o discurso, Bolsonaro deixou o plenário do Congresso. Neste momento, foi homenageado com salva de tiros, apresentação da Esquadrilha da Fumaça e passou as tropas em revista, quando se emocionou.

Faixa presidencial

Bolsonaro e a mulher deixaram o Congresso aos gritos do público de “capitão chegou”. Eles fizeram novo desfile em carro aberto até o Palácio do Planalto. Lá, o casal junto com o vice Hamilton Mourão e a esposa subiram a rampa do Planalto, onde foram recebidos por Michel Temer e Marcela Temer.

Michel Temer e Marcela Temer recebem o presidente Jair Bolsonaro e o vice presidente, Hamilton Mourão, no Palácio do Planalto (Valter Campanato/Agência Brasil)

Primeira-dama faz discurso em Libras

Quebrando o protocolo do cerimonial, a primeira-dama Michelle Bolsonaro fez um breve discurso, de pouco mais de 3 minutos, no Parlatório do Palácio do Planalto, antes do pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro à nação. O discurso dela foi em Libras (linguagem de sinais destinada à comunidade surda), na qual é especialista, e traduzido simultaneamente. Michelle Bolsonaro prometeu atuar em favor das pessoas com deficiência e daqueles que se julgam esquecidos pela sociedade.

Pronunciamento à nação

Logo após receber a faixa presidencial de Michel Temer, o presidente Jair Bolsonaro discursou no Parlatório do Palácio do Planalto, de frente para o público que lotava a Praça dos Três Poderes. Recepcionado aos gritos de “mito” e “o capitão chegou”, Bolsonaro propôs a criação de um “movimento para restabelecer padrões éticos e morais que transformarão nosso país”. Ele defendeu ainda que “a corrupção, os privilégios,as vantagens, os favores politizados, partidarizados” acabem e fiquem “no passado para que o governo e a economia sirvam de verdade para a nação”.

Público na Praça dos Três Poderes

Desde o início da manhã, horas antes do começo da posse, o público se reuniu em pontos da Esplanada dos Ministérios e na Praça dos Três Poderes. Muitas pessoas vieram em caravanas para acompanhar a cerimônia.

Posse dos ministros

No Palácio do Planalto, Jair Bolsonaro deu posse aos 21 dos 22 ministros e tirou a foto oficial. A transmissão de cargos ocorrerá nesta quarta-feira (2).

A última etapa da posse foi a recepção no Palácio do Itamaraty, quando Bolsonaro recebeu os cumprimentos dos convidados e autoridades estrangeiras.

Agência Brasil

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Previsão dos congestionamentos nas vias expressas

Publicado em 2 de janeiro de 2019, em Sociedade

A partir da tarde de quarta-feira é esperado o pico dos congestionamentos nas vias expressas, sentido Tóquio e Nagoia.

Engarrafamento nas vias expressas (With News)

É previsto pico de engarrafamentos nas vias expressas nas pistas sentido Nagoia (Aichi) e Tóquio, a partir da tarde de quarta-feira (2), das pessoas que viajaram para visitar os familiares no interior.

Publicidade

No começo da manhã, por volta das 6h as vias expressas estavam com fluxo normal, segundo a NEXCO-Central Nippon Expressway Company.

Porém, a partir da tarde a gestora das vias expressas prevê congestionamentos pesados, de mais de 30Km. Veja a previsão:

  • Tomei: 40Km na altura do Túnel Yamato, em Kanagawa, por volta das 14h
  • Kan-Etsu: 35Km na altura da área de serviço de Takasaka, em Saitama, por volta das 16h
  • Tohoku: 40Km na altura do entroncamento de Kuki, em Saitama, por volta das 17h

A previsão é de que os engarrafamentos devam continuar até tarde da noite.

O pico dos congestionamentos das linhas do shinkansen deverá ocorrer na quinta-feira (3) e nos aeroportos, para os voos domésticos, na sexta-feira (4).

Fonte: NHK 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!