Drone registra imagens de tribo isolada na Amazônia

Publicado em 25 de agosto de 2018, em Brasil

A Funai disse que capturou as imagens por drone durante uma expedição realizada em 2017 para monitorar comunidades isoladas, mas só as liberou agora para proteger seus estudos.

&nbspDrone registra imagens de tribo isolada na Amazônia
Imagens aéreas oferecem uma rara visão de uma tribo isolada na Amazônia (Funai)

Novas imagens aéreas oferecem uma rara visão de uma tribo isolada na Amazônia, mostrando 16 pessoas andando pela floresta, assim como uma parte desmatada com área de cultivo.

Publicidade

Em um vídeo divulgado na terça-feira (20), uma das pessoas da tribo parece estar carregando um arco e flecha.

A agência do Brasil para assuntos indígenas, Funai, disse que capturou as imagens por drone durante uma expedição realizada em 2017 para monitorar comunidades isoladas, mas só as liberou agora para proteger seus estudos.

Pesquisadores monitoraram a tribo no Vale do Javari, um território indígena na área sudoeste do estado do Amazonas. Há 11 grupos isolados confirmados na área, mais do que qualquer lugar no Brasil.

A agência vem estudando a comunidade nas imagens há anos, mas essa foi a primeira vez que conseguiu registrá-la em câmera.

“Essas imagens têm o poder de fazer com que a sociedade e governo reflitam sobre a importância de proteger esses grupos”, disse Wallace Barros, presidente da Funai.

Bruno Pereira, que coordena o estudo da Funai de grupos isolados na região, disse que essas documentações também ajudam pesquisadores a estudar suas culturas. A agência ainda não conseguiu identificar o nome da tribo, embora ela imagine sobre sua etnia e que língua falam.

“Quanto mais sabemos sobre a maneira de viver das comunidades isoladas, mais equipados estamos para protege-las”, disse ele.

No total, a agência registrou 107 tribos isoladas na maior nação da América Latina. Enquanto a Funai registra fotos e vídeos algumas vezes, ela não tem contato direto com elas há mais de 30 anos.

Pereira disse à Associated Press que essas comunidades estão cientes sobre as cidades e fazendas em seus arredores, mas elas geralmente escolhem se isolar por causa de experiências traumáticas com o mundo externo.

O contato externo também pode ser fatal, terminando em massacres ou epidemias eliminado as tribos. No ano passado, um grupo de mineradores de ouro ilegais mataram 10 pessoas em uma comunidade isolada.

“Se eles quisessem contato com o mundo externo, eles buscariam maneiras de se comunicar conosco”, disse Pereira.

Fonte: Mainichi, AP
Imagens: Funai


Deixe seu comentário nesta página!

Neste Artigo:

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Empregos no Japão - Team Altas
Fujiarte - Empregos no Japão
WAYSU - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão - World