Caminhão do Corpo de Bombeiros invade Esplanada dos Ministérios

O veículo foi roubado do 8º Grupamento de Bombeiro Militar, em Ceilândia Norte, a cerca de 30 quilômetros do Eixo Monumental, por um sargento da corporação que não teve o nome revelado.

Polícia Militar persegue homem que furtou caminhão do corpo de bombeiros (YouTube/Correio Braziliense)

Policiais militares foram mobilizados na madrugada de domingo (3) para conter um caminhão do Corpo de Bombeiros que acessou a Esplanada dos Ministérios em alta velocidade. O veículo foi roubado por volta da 1h30, do 8º Grupamento de Bombeiro Militar, em Ceilândia Norte, a cerca de 30 quilômetros do Eixo Monumental, por um sargento da corporação que não teve o nome revelado. A motivação do furto não foi esclarecida.

Publicidade

Segundo a assessoria da Polícia Militar (PM), viaturas da Patrulha Tático Móvel e da Ronda Tático Motorizada chegaram a disparar tiros para interromper o curso do caminhão, que, após rodar cerca de meia hora, chegava à Praça dos Três Poderes pela Via S1.

O sargento foi encaminhado ao quartel de origem, onde recebeu voz de prisão. De acordo com a PM, ninguém ficou ferido.

Secretaria

No fim da tarde, a Secretaria de Segurança do Distrito Federal afirmou que o Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) não classifica o episódio como ato terrorista envolvendo o furto de um caminhão da corporação por um de seus sargentos. Com o veículo, o homem percorreu quase 30 quilômetros, de Ceilândia até a altura da Catedral de Brasília.

“Na apuração preliminar do Corpo de Bombeiros, a princípio não foram encontrados elementos que apontam para a caracterização de atentado terrorista, em conformidade com a Lei 13.260/16, que trata dos crimes de terrorismo”, diz a nota da secretaria.

Segundo o comunicado, o 2° sargento deverá responder por furto qualificado, desobediência, danos ao material da administração militar e tentativa de dano. Ele está detido no Núcleo de Custódia do CBMDF e será submetido a audiência de custódia.

A secretaria informou ainda que o caso será acompanhado pela Diretoria de Saúde e o Centro de Assistência da corporação.

* A matéria foi alterada às 17h10 para inclusão de nota da Secretaria de Segurança do Distrito Federal.

Via Agência Brasil
Imagem: YouTube

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Umidificador: por que usar e ranking dos mais vendidos

Publicado em 4 de dezembro de 2017, em Sociedade

O umidificador tem um papel importante durante o clima seco ou com o ar-condicionado ligado, para evitar doenças e gripes. Confira qual escolher.

Ar-condicionado, aquecedor e clima seco requerem umidificador para a saúde respiratória (Dyson)

Na época em que se fala em gripe ou influenza, o umidificador é um eletrodoméstico importante dentro de casa ou no ambiente de trabalho. Manter a umidade na faixa dos 60% faz bem para as vias aéreas.

Publicidade

Existem diversos modelos e marcas no mercado, com diferentes faixas de preços. Cada um apresenta suas particularidades e possui consumo de energia elétrica diferente.

Se ainda não tem um umidificador e pensa em adquirir, confira as dicas.

O nome em japonês é kashiki (escreve-se 加湿器).  

Tipos de umidificador

Eles são classificados em tipos e a escolha pode começar por aqui, mais adequada ao seu estilo.

Existem 4 tipos de umidificadores e centenas de modelos (divulgação)

Para quem não tem crianças no ambiente pode escolher um desse tipo – a vapor. Em japonês é steam shiki kashiki (スチーム式加湿器). Seu sistema é simples. Ele aquece a água e solta vapor. Não é recomendado para quem tem filhos pequenos porque se ele virar, pode sair água quente e provocar queimadura. Tem a vantagem produzir bastante vapor.

O outro tipo é o kika shiki kashiki (気化式加湿器). Ele é simples, não ferve a água e emite vapor. A água, para se transformar em vapor, passa por uma espécie de filtro de esponja. Nesse modelo é preciso tomar cuidado com a higiene, lavando todos os dias a esponja. Se forem criados fungos ou bactérias, são prejudiciais à saúde. Portanto, esse tipo tem que ser higienizado todos os dias.

O outro tipo é o choonpa shiki kashiki (超音波式加湿器) ou umidificador ultrassônico. Este tipo solta uma fina névoa, com micropartículas de água. O processo é através de um mecanismo ultrassônico para quebrar as partículas da água e emiti-las em névoas ultraminúsculas. Os modelos são com design elegante e não oferecem risco de queimadura para as crianças.

Um dos mais vendidos atualmente é o hybrid shiki kashiki (ハイブリッド式加湿器) ou umidificador híbrido. É uma combinação dos tipos a vapor quente (スチーム式加湿器) com o vapor frio (気化式加湿器). A capacidade de umidificação do tipo híbrido é alta. Além disso, o sensor detecta quando a água ferve e faz parar automaticamente. Tem regulagem de percentual de umidade, o que favorece a visualização e o controle.

Umidificadores mais vendidos: ranking dos 8 em 2017

De acordo com o site Sakidori, o ranking dos 8 mais vendidos no outono deste ano de 2017 são os que combinam estilo e funcionalidade. Escolha o que mais combina com suas necessidades, estilo e bolso.

8o. lugar: roomist SHK90PR, da Mitsubishi

Roomist, da Mitsubishi, entre os mais vendidos (Amazon)

É do tipo híbrido, econômico no consumo de energia elétrica e umidifica todo o ambiente. Tem um filtro potente, que dura 8 anos e conta com um agente antimicrobiano chamado Ag ion para evitar a reprodução de bactérias e fungos. Usado junto com o aquecedor ou o ar- condicionado proporcionam conforto e bem-estar. Tem diversos botões de controle. Custa na faixa dos 21 mil ienes.

7o. lugar: UHM – 280B, da Iris Ohyama

Pelo custo e benefício este modelo da Iris Ohyama pode ser uma ótima compra (Amazon)

Uma das vantagens desse equipamento é ter poucos botões de controle, com método de operação bem simples. É do tipo híbrido e também conta com a ação do agente antimicrobiano chamado Ag ion. E, como ele muda de cor de acordo com a força da névoa, é fácil de visualizar mesmo estando longe dele. A grande vantagem é o preço. Pode ser encontrado a partir de 2,6 mil ienes.

6o. lugar: ST-USBPH2, da Satechi

No carro, escritório, mesa de trabalho ou cabeceira da cama, é portátil e fácil de usar (Amazon)

É um umidificador portátil, do tipo kika shiki kashiki (気化式加湿器). Basta colocá-lo sobre uma pequena garrafa pet de água e ligar para funcionar. Muito usado nas mesas dos escritórios, cabeceira da cama ou dentro do carro, por causa da fonte de alimentação USB. É higiênico, pois basta trocar a garrafa pet. O seu preço também ajuda a vender: cerca de 2,6 mil ienes.

5o. lugar: FE-KXP23, da Panasonic

Design clean, ideal para ambientes amplos como sala e local de trabalho (Amazon)

Para quem tem sala ou quarto espaçoso esse é um dos mais procurados. É do tipo kika shiki kashiki (気化式加湿器). Além da sua alta performance e alta potência o custo da eletricidade é bem em conta. Tem um motor para poupar energia e, se usado 8 horas todos os dias, a conta da energia elétrica terá apenas 298 ienes de acréscimo, diz o fabricante. Ele promete alto poder desinfetante do ar, tem filtro para 10 anos e tanque de abastecimento de água integrado. O preço é um pouco salgado, a partir de 65 mil ienes.

4o. lugar: HV-G50-C, da Sharp

Esterilizante, remove o odor do cigarro, este modelo da Sharp é bem conceituado (Amazon)

Este umidificador híbrido está equipado com a sua única tecnologia de íon, Plasmacluster 7000. Ele esteriliza fungos do mofo e vírus do ambiente, ao mesmo tempo que umidifica. Também tira odores do cigarro.

Como o interior do umidificador pode ser desmontado, a limpeza de cada parte fica mais fácil. Tem um modo ecológico automático que permite excelente economia de energia elétrica. Pode ser encontrado a partir de 15.660 ienes.

3o. lugar: Plus, HD-9017, da Dainichi

Em termos de custo e benefício, este modelo da Dainichi pode ser uma boa escolha (Amazon)

Um dos pontos altamente favoráveis deste modelo do tipo híbrido é o silêncio. Muitos consumidores compraram para colocar no quarto. Ele tem uma aba na parte superior traseira que permite o transporte com facilidade, mesmo por uma pessoa idosa. Para lares com crianças pequenas, tem um botão com a função de bloquear ação dos pequeninos (チャイルドロック機能). Ele vem com garantia de 3 anos de fábrica, sem cobrar nada por isso. Seu preço é na faixa dos 22.220 ienes.

2o. lugar: Hygienic Mist MF01, da Dyson

Dyson para quem quer classe, estilo, elegância e eficiência (divulgação)

Dotado de tecnologia própria chamada Air Multiplier, é do tipo ultrassônico. Ele promete levar névoa para todo o ambiente, umidificando eficientemente.  Com a tecnologia Ultra Violet Cleanse erradica bactérias aplicando luz UV-C à água no tanque. Por isso, para quem se preocupa com a higiene, pode usar o aparelho com confiança. Além do design é altamente eficiente, segundo os consumidores. O preço está na faixa dos 48 mil ienes.

1o. lugar: HM-C610S, da Cado

Sonho de consumo das pessoas estilosas e que querem eficiência (Amazon)

Este modelo também é do tipo ultrassônico. Além do design clean e estiloso, ele também é considerado de alta eficiência. É recomendado para aqueles que querem elegância, combinada com eficiência, aroma e baixo consumo de energia. Tem um abastecedor de água bem fácil, cartucho antibacteriano e tanque que permite colocar fragrância para aromatizar o ambiente. O preço está na faixa dos 49 mil ienes.

Fontes e imagens: Sakidori, Rakuten e Amazon 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!