Japão pede ao Brasil que flexibilize as regras de importação de alimentos de Fukushima

O Brasil ainda exige certificados de avaliação radioativa e de origem para produtos alimentícios da província de Fukushima. Veja mais.

O Brasil ainda exige certificados de avaliação radioativa e de origem para produtos alimentícios de Fukushima (imagem ilustrativa)

O Japão pediu ao Brasil que flexibilize as regras sobre importação de produtos alimentícios da província de Fukushima, durante atingida por um desastre nuclear há 7 anos.

Publicidade

O pedido foi feito por Kenichi Hosoda, vice-ministro da agricultura, ao ministro Blario Maggi em uma reunião realizada em São Paulo no dia 7 de julho.

Após a reunião, Hosoda disse aos repórteres que Maggi indicou que seu ministério não tem poder sobre as regras de importação, mas que ajudará de forma positiva dentro do progresso do governo sobre o pedido japonês.

Imediatamente após o desastre nuclear na planta nuclear 1 de Fukushima, de propriedade da Tokyo Electric Power Company Holdings, o governo brasileiro limitou as importações de alimentos do Japão.

Embora as restrições tenham sido substancialmente flexibilizadas em dezembro de 2012, o Brasil ainda exige certificados de avaliação radioativa e de origem para produtos alimentícios da província de Fukushima.

Fonte: Jiji
Imagem: Bank Image

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Tanabata Matsuri: confira os 3 mais famosos do Japão

Publicado em 12 de julho de 2017, em Tradições

Para se divertir e conhecer mais esta beleza da cultura japonesa – Tanabata – saiba onde e quando acontecem os melhores festivais das estrelas.

O mais famoso festival das estrelas é o Sendai, que tem até fogos de artifício (divulgação)

Apesar de comemorar Tanabata em 7 de julho, os mais famosos festivais alusivos à data são realizados no pico do verão. O motivo é simples: ajuste ao antigo calendário lunar. Assim, final de julho ou começo de agosto são as datas que coincidem com 7 de julho daquele calendário antigo.

Publicidade

Os 3 melhores do Japão são os de Sendai (Miyagi), Ichinomiya e Anjo (ambos em Aichi).

No entanto, há algumas publicações que destacam o de Hiratsuka (Kanagawa), pelo tamanho do público. Em 2015, Hiratsuka recebeu mais de 3 milhões de pessoas. Mas, o Shonan Hiratsuka Matsuri já se realizou entre 7 a 9 deste mês. Então, serão apresentados os 3 mais famosos do Japão.

Que tal vestir-se de yukata (quimono leve, de verão), levar um leque e curtir o festival? Se não fez seu pedido na noite de 7 deste mês, pode fazer em um desses recomendados.

Uma das galerias de Sendai com enfeites feitos a mão, de tsuru (divulgação)

Sendai Tanabata Matsuri

Esse festival das estrelas tem uma longa história de cerca de 400 anos, desde a Era Edo. Os organizadores enfeitam as galerias comerciais com cerca de 3 mil alegorias coloridas. Ainda tem mais de 1,2 mil lanternas de bambu que atraem os olhares dos visitantes, assim como os palcos com apresentações. O ponto alto é o tanabata gourmet. Como é o festival mais famoso, turistas de todo o país se deslocam para lá. Mais de 2 milhões de pessoas prestigiam o evento.

Um super evento antecede o Sendai Tanabata Matsuri, que é o Hanabi Matsuri.

  • Dia e horário: 5 de agosto, das 19 às 20h30. Se o tempo não permitir, é transferido para 9, 4a. feira
  • Número de disparos: 16 mil
  • Local: Parque Sendai Nishi (仙台西公園)

Dados do festival

Assista ao vídeo com imagens do festival de 2014.

Ichinomiya Tanabata Matsuri

A cidade considerada capital da indústria têxtil, é famosa pelo festival de Tanabata, exatamente porque a princesa da lenda era uma exímia tecelã. A 62a. edição do Ichinomiya Tanabata Matsuri é também um período de gratidão à tecelagem. Costuma receber cerca de 1,3 milhão de visitantes. Para atrair os jovens há várias atividades voltadas para eles, como o tradicional obon odori numa versão repaginada e convite a artistas famosos para a produção dos palcos de dança. Os enfeites são coloridos e vale a pena visitar, pois a galeria comercial fica a menos de 5 minutos a pé das estações da JR e Meitetsu.

A capital da indústria têxtil sedia um dos mais famosos festivais das estrelas (divulgação)

Dados do festival

Assista ao vídeo de 2014. 

Anjo Tanabata Matsuri

O festival de Anjo (Aichi) é conhecido como o número 1 em pedidos, tanto que entrou para o livro de recordes. As pessoas podem fazer os pedidos no Tanzaku Road ou escrever nos mais de 3 mil balões que são soltos todos de uma só vez para atingir as estrelas. Outra opção é escrever os pedidos nas velas que iluminam as noites do festival. Para quem mora em Aichi, esse é imperdível pela sua beleza e atrações, na 64a. edição. Além das alegorias coloridas, programações musicais e de dança, ainda tem a área gourmet, típica dos festivais japoneses.

Um dos 3 melhores e mais lindos, é o de Anjo, com várias formas de fazer pedidos (divulgação)

Dados do festival

Assista ao vídeo dos balões de pedidos. 

Fontes: divulgação
Fotos e vídeos: divulgação

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!