Milhares de turistas deixam ilhas na Tailândia com a aproximação de tempestade tropical

Locais turísticos na área do Golfo da Tailândia, incluindo Ko Samu, e as ilhas de Phuket e Phi Phi no Mar de Andaman, poderão ser afetados pela tempestade.

A tempestade tropical Pabuk poderá tocar o solo por volta das 19h de sexta-feira (4) – horário local (CNN)

Milhares de pessoas estão saindo de ilhas tailandesas populares entre os turistas antes da chegada do que poder ser a tempestade mais devastadora a atingir o país em décadas, disseram autoridades ao CNN na quinta-feira (3).

Publicidade

A tempestade tropical Pabuk poderá tocar o solo na tarde de sexta-feira (4) – horário local – perto do arquipélago Chumphon, no extremo leste das províncias de Surat Thani e Nakhon Si Thammarat da Tailândia, contudo as chuvas fortes já afetam a região.

Locais turísticos na área do Golfo da Tailândia, incluindo as ilhas de Ko Samui, Ko Phangnan e Ko Tao, juntamente com as que ficam no Mar de Andaman, como Pukhet e Phi Phi – que ficaram famosas no filme “A Praia” – poderão ser afetados pela tempestade.

“Ainda estamos compilando os números de evacuados. Eu posso dizer que várias milhares de pessoas de mais de 16 províncias”, disse o porta-voz do governo Putthipong Punnakanta ao CNN por telefone.

“É alta temporada, há muitos turistas estrangeiros em locais populares. Nós os informamos com dois dias de antecedência”.

Phuwieng Prakhammintara, diretor-geral do Departamento de Meteorologia da Tailândia, disse ao CNN que a tempestade poderia causar ondas de três a cinco metros de altura.

Ko Samui, uma das áreas que poderão ser afetadas pela tempestade (banco de imagens)

Escolas nas áreas costeiras serão fechadas e as forças armadas da Tailândia estão de prontidão para a chegada de Pabuk.

A Bangkok Airways anunciou o cancelamento de todos os voos de/para Ko Samui na sexta-feira “por razões de segurança”. Os passageiros afetados poderão remarcar seus voos sem pagar tarifas adicionais, disse a companhia aérea.

Após cruzar o Arquipélago Chumphon, se o atual percurso se mantiver, a tempestade tocará o solo na província de Surat Thani na manhã de sábado (5).

A Pabuk irá então se deslocar de forma relativamente rápida para a Península de Malay na direção do Mar de Andaman, mas não antes de deixar grande quantidade de chuva por toda a região.

Em áreas na porção extremo sul da Tailândia a previsão é de 250mm de chuva. Há também a possibilidade de deslizamentos a partir da cadeia de montanhas de Phuket no lado oeste da península.

É bem incomum que tempestades tropicais e tufões toquem o solo na Tailândia

A última vez que uma tempestade tropical tocou o solo na Tailândia foi em 1962, quando a Harriet atingiu 12 províncias e causou a morte de 900 pessoas. O único tufão da história que tocou o solo na nação do sudeste asiático foi o Gay em 1989.

A província que provavelmente será mais afetada é a de Nakhon Si Thammarat, por onde a Harriet passou.

Quando a tempestade avançar para o Mar de Andaman na direção da Baía de Bengala na próxima semana, ela pode se tornar um problema para as áreas costeiras de Myanmar, Bangladesh e Índia.

Tempestade segue para o Mar de Andaman

Atualizado à 23h20, 5 de janeiro

Milhares de pessoas no sul da Tailândia estão deixando os abrigos após a pior tempestade da região em 30 anos ter seguido em direção ao Mar de Andaman.

A tempestade tropical Pabuk deixou a Tailândia após causar inundações e cortes de energia. Um pescador morreu e outro está desaparecido.

O pescador morreu quando seu barco virou na manhã de sexta-feira (4) na província de Pattani, no sul, e outro membro da tripulação estava desaparecido.

Há relatos não confirmados de que um homem também morreu quando uma árvore atingiu sua casa em Nakhon Si Thammarat.

Voos e operações de ferry estão voltando ao normal, mas com atrasos.

A tempestade passou pela costa leste da Tailândia perto de Ko Pra Thong às 7h (horário local) deste sábado, 5 de janeiro, seguindo em direção às ilhas Andaman e Nicobar.

A Pabuk derrubou postes de luz e forçou a evacuação de cerca de 30 mil pessoas.

Alertas para inundações ainda estão em vigor.

As principais ilhas turísticas de Ko Samui, Ko Phangan e Ko Tao foram poupadas da força dos ventos e da chuva.

“A tempestade passou. Todos os 10 mil turistas estão seguros. Estou aliviado”, disse o chefe do distrito de Ko Samui, Kittipop Roddon.

Fonte: CNN, BBC

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Motociclista morre após ser arrastado por carro

Publicado em 4 de janeiro de 2019, em Acidentes

O incidente ocorreu ao longo da rota nacional 357 em Urayasu, Chiba, na quarta-feira. O motociclista não resistiu aos graves ferimentos.

A moto de Shunsuke Azusa, universitário de 18 anos (ANN)

Um universitário de 18 anos morreu após um carro ter batido na traseira de sua moto e então o arrastado por cerca de 1Km na noite de quarta-feira (2). O motorista seguiu sem prestar socorro e foi preso no dia seguinte.

Publicidade

O incidente ocorreu por volta das 23h50 ao longo da rota nacional 357 em Urayasu (Chiba), de acordo com a polícia. A Fuji TV divulgou que o motociclista, Shunsuke Azusa, da cidade de Saitama, foi levado para o hospital com graves ferimentos e morreu na manhã de quinta-feira (3).

Segundo a polícia, Azusa e um amigo estavam pilotando suas motos quando o incidente ocorreu. O jovem ficou preso sob a frente do carro que colidiu na traseira de sua moto e foi arrastado. O veículo ficou fazendo zigue-zague e após cerca de 1Km Azusa foi ao chão, mas o carro continuou seguindo na direção de Tóquio.

O carro de Kenichi Naito, residente de Edogawa, Tóquio (ANN)

A polícia disse que examinou câmeras de vigilância e conseguiu identificar o veículo que estava sendo conduzido por Kenichi Naito, de 49 anos, residente de Edogawa, Tóquio.

Naito, que foi acusado de condução imprudente resultando em morte, admitiu seus atos. Ele teria dito à polícia que estava bebendo na casa de seus pais e estava um pouco sonolento.

Ele disse à polícia que entrou em pânico quando atingiu a moto.

Fonte: Japan Today

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!