Tsunami na Indonésia: número de mortos passa de 200

O tsunami arrastou hotéis, centenas de casas e pessoas que participavam de um concerto na praia.

As águas invadem área de hotel na Indonésia (NHK)

Um tsunami que ocorreu após a erupção de um vulcão matou mais de 200 pessoas na área do Estreito de Sunda, da Indonésia, com as águas arrastando hotéis, centenas de casas e pessoas que participavam de um concerto na praia.

Publicidade

De acordo com informações da Agência de Gestão de Desastres, mais de 800 pessoas ficaram feridas após a ocorrência do tsunami às 21h27 de sábado (22). Pelo menos 30 outras estão desaparecidas, mas o número poderá aumentar porque as equipes de resgate ainda não conseguiram chegar a algumas áreas.

Cientistas, incluindo aqueles da agência de Meteorologia e Geofísica da Indonésia, disseram que o tsunami poderia ter sido causado por deslizamentos submarinos ou aqueles acima do nível do mar na encosta íngreme do vulcão após a erupção do Anak Krakatau.

O nome se traduz como “Filho de Krakatoa”, uma ilha vulcânica formada ao longo dos anos após uma das maiores erupções na história registrada ocorrida no vulcão Krakatoa há mais de um século. Os cientistas também citaram ondas de maré causadas pela lua cheia.

Imagens dramáticas postadas na mídia social mostraram uma banda pop indonésia chamada “Seventeen” se apresentando sob uma tenda em uma praia popular, em um concerto para funcionários da empresa de energia estatal. Dezenas de pessoas estavam sentadas em volta das mesas e outras perto do palco.


Segundos depois, o palco se moveu para frente e cedeu por causa da força da água, jogando a banda e todo o equipamento na direção do público.

O grupo emitiu uma declaração dizendo que dois de seus músicos foram encontrados mortos, enquanto outros três e a esposa de um deles estavam desaparecidos.

Turistas também foram afetados durante o fim de semana antes do Natal.

A área mais afetada foi a região de Pandeglang da província de Banten da ilha de Java, que  engloba o Parque Nacional Ujung Kulon e praias populares, disse a agência de desastres.

O porta-voz da agência, Sutopo Purwo Nugroho, disse que 222 mortes foram confirmadas e 843 pessoas ficaram feridas. Equipes de resgate ainda estavam tentando acessar outras áreas afetadas.


O presidente da Indonésia, Joko “Jowoki” Widodo manifestou suas condolências e ordenou que as agências do governo respondessem rapidamente ao desastre.

Na cidade de Bandar Lampung, na ilha de Sumatra, centenas de residentes se abrigaram no escritório do governo.

Vulcão entrou em erupção 24 minutos antes do tsunami

O vulcão Anak Krakatau fica no Estreito de Sunda entre as ilhas de Java e Sumatra, ligando o Oceano Índico ao Mar de Java. Ele entrou em erupção 24 minutos antes do tsunami, disse a agência de geofísica.

O vulcão de 305 metros de altura, a cerca de 300Km ao sudoeste de Jacarta, capital da Indonésia, vem entrando em erupção desde junho. Em julho, autoridades ampliaram as áreas proibidas para 2Km da cratera.

O mapa mostra o Estreito de Sunda, entre Sumatra e Java (NHK)

Nove hotéis, 430 casas e 10 embarcações foram substancialmente danificados. Imagens postadas pelo líder da agência de desastres mostraram ruas inundadas.

Tsunamis anteriores e milhares de mortos

Em setembro, mais de 2.500 pessoas morreram após um terremoto e tsunami que atingiram a cidade de Palu na ilha de Sulawesi.

O tsunami de sábado também trouxe lembranças tristes do massivo terremoto de magnitude 9.1 em 26 de dezembro de 2004. Ele gerou um tsunami gigante ao largo da costa de Sumatra, matando mais de 230 mil pessoas em dezenas de países, a maioria na Indonésia.

O vasto arquipélago formado por mais de 17 mil ilhas é lar para 260 milhões de pessoas e está situado ao longo do Anel de Fogo, um arco de vulcões e falhas geológicas na Bacia do Pacífico.

As estradas e infraestrutura são precárias na maioria das áreas da Indonésia, que é propensa a desastres, tornando o acesso difícil nas melhores das condições.

Fonte: Mainichi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Marido da brasileira assassinada em Aichi se entrega

Publicado em 23 de dezembro de 2018, em Crime

O marido da brasileira assassinada em Toyokawa se entregou na polícia e está preso.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!