Forte tufão Yutu deixa mortos nas Filipinas

O Yutu passou pela área norte das Filipinas na terça-feira (30). Um dos deslizamento causados pelo tufão engoliu um prédio do governo em construção e 20 pessoas podem estar presas.

O tufão derrubou árvores e postes de luz, além de arrancar telhados das casas e lojas (NHK)

Um forte tufão passou pela área norte das Filipinas na terça-feira (30), causando deslizamentos que deixaram pelo menos seis mortos e forçando milhares a abandonarem vilarejos que ainda estavam se recuperando de uma tempestade mortal que atingiu o país no mês passado, disseram oficiais.

Publicidade

O líder da polícia regional, o superintendente-chefe Ronaldo Nana, disse que as autoridades estavam tentando verificar um relato de que um deslizamento havia engolido um prédio do governo em construção em Natonin na província montanhosa, deixando mais de 20 pessoas presas. Vários deslizamentos bloquearam estradas e a polícia não conseguiu chegar até a área, disse ele.

O tufão Yutu enfraqueceu consideravelmente a partir de sua condição de supertufão antes de atingir a província de Isabela, no norte das Filipinas, na madrugada. Ele derrubou árvores e postes de luz, além de arrancar telhados das casas e lojas, disseram oficiais.

A tempestade enfraqueceu um pouco mais quando atravessava a cadeia de montanhas de Sierra Madre e então seguiu em direção às províncias de Nueva Vizcaya, Benguet e La Union, onde um tufão anterior, o Mangkhut, deixou mais de 100 pessoas mortas e desaparecidas em meados de setembro.

De La Union, o Yutu começou a seguir em direção ao Mar do Sul da China, segundo meteorologistas.

A velocidade dos ventos sustentados do Yutu de até 150Km/h quando atingiu as Filipinas era consideravelmente menor do que a de 290Km/h registrada uns dias antes, quando o tufão passou pelas Ilhas Mariana, onde ele afetou a rede de eletricidade e destruiu casas.

Mesmo assim, os ventos e chuva do Yutu causaram deslizamentos em montanhas do norte e massivos cortes de energia em Isabela e províncias distantes, disseram oficiais.

Sendo um dos países mais propensos a desastres naturais, as Filipinas são atingidas por cerca de 20 tufões e tempestades todos os anos. O país está localizado no “Anel de Fogo” do Pacífico, o arco de falhas sísmicas onde terremotos e atividade vulcânica são comuns.

Fonte: Japan Times
Imagem: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Homem é atacado por javali em Tochigi

Publicado em 31 de outubro de 2018, em Sociedade

O homem foi mordido por um javali e ficou gravemente ferido na cidade de Ashikaga.

Um homem foi mordido por um javali e ficou gravemente ferido (FNN Prime)

Um homem de aproximadamente 60 anos foi mordido por um javali e ficou gravemente ferido na cidade de Ashikaga (Tochigi), na segunda-feira (29).

Publicidade

De acordo com a polícia, o incidente ocorreu por volta das 8h20. O homem estava se preparando para iniciar o trabalho de jardinagem quando um javali selvagem de aproximadamente 1,5m o atacou no estacionamento. Ele sofreu ferimentos graves em seu braço direito e nádegas.

O homem tentou se defender com uma faca usada para poda. O javali ferido então fugiu em direção às montanhas.

A cidade de Ashikaga fez um alerta aos residentes locais e pediu que tomem cuidado.

Fonte: Japan Today
Imagem:  FNN Prime

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!