Menino de 12 anos é único sobrevivente de queda de avião na Indonésia

O avião caiu em região montanhosa na província de Papua, Indonésia, no sábado (11). Outras 8 pessoas a bordo morreram.

Destroços do monomotor Pilatus PC-6 Porter de fabricação suíça, operado pela Dimonin Air (AFP via BBC)

Um menino de 12 anos é o único sobrevivente da queda de um avião monomotor comercial em uma região montanhosa na província de Papua, no extremo leste da Indonésia, que deixou oito outros passageiros mortos, disse a equipe de resgate no domingo (12).

Publicidade

O monomotor Pilatus PC-6 Porter de fabricação suíça, operado pela Dimonin Air,  foi dado como desaparecido no sábado (11) durante um voo de 45 minutos que partiu de Tanah Merah com destino a Oksibil, em Pegunungan Bintang, que faz fronteira com Papua Nova Guiné. O chefe do exército local disse no domingo que o avião caiu perto do Aeroporto de Oksibil.

O coronel Jonathan Binsar Sianipar disse que o menino, identificado somente como Jumaidi, foi o único passageiro encontrado vivo e transportado para o hospital de Oksibil. Uma declaração do exército disse que o menino estava consciente, mas outros detalhes não foram fornecidos.

O avião com dois pilotos e sete passageiros a bordo perdeu contato com a torre de controle em Oksibil um pouco antes de pousar na tarde de sábado, disse o chefe da polícia local Michael Mumbunan.

Um menino de 12 anos, único sobrevivente de queda de avião, é retirado do meio de destroços (AFP via BBC)

A causa da queda não foi esclarecida.

Aeronaves são a única maneira prática de acessar muitas áreas nas províncias de Papua e Papua Ocidental.

A Indonésia, a maior nação arquipélago do mundo, com mais de 260 milhões de pessoas, vem sendo marcada por acidentes de transporte em terra, mar e ar por causa da superlotação em balsas, infraestrutura antiga e padrões de segurança mal aplicados.

Fonte: Asahi, AFP
Imagem: AFP via BBC

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

‘Chuva de estrelas’ na noite de domingo

Publicado em 12 de agosto de 2018, em Tome Nota

Neste domingo poderá ver uma chuva de meteoros Perseidas, para alegrar sua noite e fazer pedidos para as estrelas.

Chuva de meteoros Perseidas na noite de domingo, 12 de agosto, para fazer pedidos às estrelas (NAOJ)

No começo do feriado de Obon, com tantas pessoas passeando e viajando, mais um presente do Universo. Como ocorre todo ano, a chuva de meteoros Perseidas tem seu pico na noite deste domingo (12) no Japão.

Publicidade

Na época também de tufões trazendo chuvas fica a esperança de que as nuvens deem uma brecha. Assim, você poderá encontrar um momento de apreciação do espetáculo no céu.

Este ano a previsão é de ter muitos meteoros deixando rastros luminosos. Se buscar por um local com pouca poluição de luzes urbanas poderá chegar a apreciar 45 estrelas cadentes em uma hora. Mesmo de um local urbano poderá chegar a ver 10 delas por hora. E o melhor de tudo: poderá vê-las a olho nu!

Onde e que horas ver a chuva de estrelas

Se não conseguir vê-las na noite de domingo há chance na segunda-feira.

Os melhores horários são a partir das 22h até antes do amanhecer.

Se encontrar o radiante (em amarelo) a constelação Perseus está ao lado (NAOJ)

Para saber o melhor local no céu basta procurar por um ponto luminoso, chamado de radiante. No caso do grupo de chuva de meteoros Perseidas, está perto da estrela γ (gama) de Perseu.

Mas, segundo o NAOJ-Observatório Astronômico Nacional do Japão, desde que não seja perto da lua, qualquer outro local do céu oferece a possibilidade. Desde que você possa observá-lo com amplitude, por isso não se incomode com os pontos cardeais.

Quantidade estimada de ‘estrelas caindo’ por hora nas principais capitais. Com mais intensidade de luzes urbanas se vê menos (Tenki)

Em resumo, as melhores condições são:

  • Horário: após 22h
  • Local para apreciação longe da iluminação urbana ou com pouca interferência, como praia, parque, montanha, campo, etc.
  • Ponto no céu distante da lua
  • Que o radiante esteja alto no céu

Uma das dicas do NAOJ é que seja persistente em observar o céu por pelo menos 15 minutos. Com isso a visão se acostuma com a escuridão e aumenta a possibilidade de ver mais ‘estrelas’ caindo.

Boa sorte!

Céu com um dos meteoros caindo (NAOJ)

Fontes, imagem e foto: Tenki e NAOJ 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!