Rompimento de represa deixa mortos e centenas de desaparecidos no Laos

A represa, que estava em construção, se rompeu na noite de segunda-feira (horário local), liberando 5 bilhões de metros cúbicos de água.

Pessoas sobre o telhado de uma casa aguardando resgate (ABC Laos News EPA-EFE)

Centenas de pessoas no sul de Laos estão desaparecidas um dia após uma represa hidrelétrica  em construção ter se rompido. Várias podem ter morrido enquanto rápidas inundações arrastavam casas, divulgou a mídia da terça-feira (24).

Publicidade

Mais de 6.600 pessoas estão desabrigadas, divulgou a Laos News Agency. A agência exibiu imagens de residentes locais passando por águas turvas carregando seus pertences. Outros se locomoviam a bordo de barcos de madeira dilapidados ou estavam de pé sobre telhados de casas parcialmente submersas.

Autoridades levaram barcos para evacuar pessoas do distrito de San Said da província de Attapeu, onde a represa hidrelétrica Xepian-Xe Nam Noy está localizada, enquanto os níveis de água aumentam após o rompimento, divulgou a ABC Laos.

A empresa sul-coreana que tem uma participação no projeto disse que parte de uma pequena represa de fornecimento foi levada pelas águas e que a companhia estava cooperando com o governo de Laos para ajudar residentes locais.

O projeto de um bilhão de dólares era para construir duas represas com cinco outras auxiliares usadas para armazenar água, além do que é mantida pelas duas principais.

A represa se rompeu às 20h de segunda-feira (horário local), liberando cinco bilhões de metros cúbicos de água e centenas pessoas estão desaparecidas, após várias casas terem sido arrastadas, divulgou a Laos News Agency. Muitas morreram.

“Bateria da Ásia”

Um dos países mais pobres e secretos da Ásia, Laos não tem costa marítima, mas visa se tornar a “bateria da Ásia” ao vender energia a países vizinhos através de uma série de represas hidrelétricas.

A represa que se rompeu iniciaria as operações comerciais até 2019 e exportaria 90% de sua energia para a Tailândia. Os 10% restantes seriam vendidos para a rede local.

Fonte: Agência Reuters

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Terremoto de intensidade 4 em Kumamoto

Publicado em 25 de julho de 2018, em Informações

A Agência de Meteorologia do Japão informou sobre a ocorrência de um terremoto de intensidade 4 em Kumamoto.

Terremoto de intensidade 4 em Kumamoto (AMJ)

Ocorreu um terremoto de intensidade 4 na província de Kumamoto, nesta quarta-feira (25), às 7h31, com magnitude 4,4 e profundidade de 10Km.

Publicidade

Não há preocupação de tsunami em decorrência desse tremor.

As localidades atingidas com tremor de intensidade 4 foram: Mifune-cho, Kajima-cho e Mashiki-cho.

Cidades de Kumamoto (província homônima), Kikuchi, Uto, Uki, Koshi, Kumamoto Misaki e Nishihara tiveram tremores de intensidade 3.

Fonte e imagem: AMJ

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!