Níveis de oxigênio caem em caverna na Tailândia onde 12 garotos estão presos

Após a morte de um mergulhador e uma queda nos níveis de oxigênio na caverna, a pressão aumenta sobre as autoridades tailandesas para o resgate.

Os garotos, membros de um jovem time de futebol, e o técnico estão presos na caverna no complexo Tham Luang Nang Non há duas semanas (CNN)

A pressão aumenta sobre as autoridades tailandesas para adiantar um plano de resgate dos 12 garotos e seu técnico presos no fundo de uma caverna inundada no norte da Tailândia, após a morte de um ex-mergulhador da marinha e uma queda nos níveis de oxigênio no subterrâneo.

Publicidade

Inicialmente, autoridades achavam que poderiam manter os garotos e o técnico na caverna onde eles estão presos por até quatro meses, até o nível das águas diminuírem suficientemente para que eles possam sair de lá andando.

Contudo, a morte de um membro da equipe de resgate e a compreensão de que os níveis de oxigênio caíram para dimensões potencialmente perigosas, parece terem forçado uma reavaliação da situação.

O contra-almirante da força de operações especiais da marinha tailandesa, Aphakorn Yoo-kongkaew, disse que os níveis de oxigênio na caverna haviam caído para 15%, porcentagem que segundo um médico tailandês representa um grave risco de hipoxemia, a mesma condição que causa a doença da altitude. É muito perigoso deixar os garotos na caverna por mais tempo, disse Yoo-kongkaew, apesar dos riscos envolvidos na tentativa de tirá-los de lá.

“Inicialmente, achávamos que os garotos poderiam ficar seguros dentro da caverna por um tempo maior, mas as circunstâncias mudaram. Temos um tempo limitado”. Ele não disse o quanto eles poderiam sobreviver com os atuais níveis de oxigênio, mas disse que levar mais era a prioridade principal.

Apesar das preocupações, é improvável que os garotos sejam retirados dentro das próximas 24 horas porque ainda era muito perigoso, de acordo com um representante da marinha tailandesa não identificado.

Uma razão pela qual o time de futebol não poderia ser evacuado é que a equipe de resgate ainda estava procurando mais três roupas de mergulho com espessura de cinco milímetros, disse à CNN o oficial que tem conhecimento direto da operação. O corpo de três dos garotos é muito pequeno para as roupas de mergulho em mãos.

Contudo, o número de membros de resgate que está ficando com o time de futebol na câmara foi reduzido de 10 para cinco pessoas por causa dos baixos níveis de oxigênio.

Os garotos entre 11 e 16 anos, membros de um jovem time de futebol, e o técnico, de 25, estão presos na caverna no complexo Tham Luang Nang Non há duas semanas, incapazes de sair por uma série de passagens apertadas após inundações terem forçado todos a se abrigarem em uma borda de rocha.

A ampla operação para resgatá-los envolve dezenas de membros da força de operações especiais  da marinha tailandesa, além de especialistas e mergulhadores voluntários de partes da Europa e da Ásia, assim como da Austrália. O famoso bilionário Elon Musk disse na sexta-feira que engenheiros de seu SpaceX estavam seguindo para a Tailândia com objetivo de tentar ajudar.

Fonte e imagem: CNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Prisão perpétua para o assassino da menina vietnamita

Publicado em 6 de julho de 2018, em Crime

O martelo do juiz foi batido na tarde de sexta-feira: prisão perpétua para o assassino da menina vietnamita, apesar do pedido da promotoria para pena de morte.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!