Escândalo de falsificação de vacinas na China

Fabricante das vacinas falsificou registros de testes e especificações de produtos e equipamentos.

Muitas das vacinas com defeito já foram comercializadas e até aplicadas em crianças chinesas (imagem ilustrativa)

Centenas de milhares de vacinas fornecidas para imunização de crianças chinesas estavam com defeito, provocando fúria generalizada e levando o presidente do país, Xi Jinping a descrever o incidente como “infame e alarmante”.

Publicidade

A Administração de Medicamentos e Alimentos da China lançou uma investigação sobre a fabricante Changchun Changsheng Biotechnology, revogando sua licença para vacina contra raiva e começou a recolher todas aquelas não usadas produzidas pela empresa.

Cinco executivos principais da empresa, incluindo a presidente, foram levados sob custódia pela polícia de Changchun para questionamento.

Em chinês, o termo Changsheng é uma brincadeira com as palavras e significa “vida longa”.

Painéis de mensagens online foram inundados com centenas de milhares de comentários desde domingo, quando a notícia veio à tona, com pais e consumidores usando a hashtag “Changsheng bio-tech vaccine incident”, para postar reações na Weibo, uma plataforma chinesa como o Twitter.

Muitas das vacinas com defeito já foram comercializadas e até aplicadas em crianças chinesas, como parte do programa nacional obrigatório de vacinação. Várias foram recolhidas, mas não há informação nessa altura, sobre como elas podem afetar a saúde das crianças que já foram vacinadas.

Sabe-se que pelo menos duas vacinas diferentes – a contra raiva e a para difteria e tétano – fabricadas pela Changchun Changsheng Biotechnology estão com defeito.

A mídia estatal chinesa Xinhua divulgou que pelo menos 113 mil doses das vacinas contra raiva da empresa estão afetadas.

Em uma declaração, a Administração de Medicamentos e Alimentos da Província de Jilin disse que um total de 253.338 doses da vacina contra difteria e tétano da Changsheng está com defeito. Esse lote foi vendido ao Centro de Controle de Prevenção de Doenças da Província de Shandong.

Isso segue um incidente anterior, em novembro de 2017, quando descobriu-se que pelo menos outras 400 mil doses da mesma vacina, produzidas por uma segunda empresa, diferente, a Wuhan Institute of Biological Products, eram de qualidade inferior.

Problema veio à tona após inspeção do governo

Os problemas das vacinas de Changsheng vieram à tona após uma inspeção oficial do governo realizada nas instalações da empresa em 15 de julho, quando as autoridades descobriram que a empresa havia falsificado produção e registros de testes e especificações de produtos e equipamentos.

Apesar de estar no exterior na segunda-feira (23) em uma visita à África, o presidente Xi comentou sobre a crise da vacina e disse que garantir a segurança de medicamentos era responsabilidade do governo e do Partido Comunista.

Pelo erro, a Changsheng recebeu uma multa no valor de 3,342,887 yuans (US$507,843) do governo chinês.

Fonte: CNN
Imagem: Banco de imagens

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Verduras mais caras

Publicado em 24 de julho de 2018, em Economia

As hortaliças estão mais caras apertando o bolso do consumidor. Veja quais são e quanto mais caras.

Algumas hortaliças para as saladas estão bem mais caras (Pixabay e PxHere)

Segundo o Ministério da Agricultura, Florestas e Pescas os preços das hortaliças estão mais altos. A média de aumento em relação à mesma época do ano passado é de 10 a 50%.

Publicidade

De acordo com levantamentos efetuados no mercado central de Tóquio, o repolho está custando 50% a mais. A alta de preços também chegou para o espinafre, em 30%, e 10% para a alface.

Desde a segunda quinzena de junho os produtores de Gunma e Nagano tiveram baixo índice pluviométrico, afetando as lavouras. E agora com o calor intenso as verduras foram prejudicadas. Por causa desses fatores climáticos o volume da expedição caiu.

Na coletiva de imprensa desta terça-feira o ministro comentou sobre o impacto dessa onda de calor na agricultura. “Como a previsão é de continuar essa onda de calor estou preocupado com o impacto no desenvolvimento das plantações”, apontou.

Entretanto, outros fatores climáticos prejudicam a produção das hortaliças. Em Hokkaido e Tohoku as chuvas intensas e a falta dos dias de sol prejudicaram as produções de nabo japonês (daikon) e pepino. Tiveram aumento de 70% e 60%, respectivamente.

Fonte: NHK Fotos: 
Pixabay e PxHere

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!