Japão visa encontro de Abe e Kim em setembro, diz fonte

Publicado em 14 de junho de 2018, em Ásia

Shinzo Abe quer tentar resolver a questão de cidadãos japoneses raptados por Pyongyang nos anos 1970 e 1980.

&nbspJapão visa encontro de Abe e Kim em setembro, diz fonte
Abe e Kim poderiam se encontrar na cidade de Vladivostock, Rússia, nos bastidores de um fórum econômico mundial (ANN)

O Japão visa organizar uma reunião entre o primeiro-ministro Shinzo Abe e o líder norte-coreano Kim Jong-un em setembro na Rússia, de acordo com informações de uma fonte do governo divulgadas nesta quinta-feira (14).

Durante o encontro histórico entre Kim Jong-un e Donald Trump no dia 12 de junho em Singapura, o líder norte-coreano demonstrou boa vontade em se encontrar com Abe.

O encontro poderia ocorrer na cidade de Vladivostock, no extremo leste da Rússia, nos bastidores de um fórum econômico mundial onde Abe estará presente. Kim também foi convidado pela Rússia para participar.

Durante a reunião em Singapura no dia 12 de junho, Kim disse que há possibilidade de se encontrar com Abe e que está “aberto” a fazer isso, de acordo com a fonte.

Com as observações, Tóquio poderá iniciar plenas preparações para realizar a primeira reunião entre o Japão e a Coreia do Norte desde 2004, em uma tentativa de resolver a questão de cidadãos japoneses raptados por Pyongyang nos anos 1970 e 1980.

A administração de Abe viu a questão como uma de suas prioridades.

Líderes japoneses e norte-coreanos não se encontram há 14 anos, desde quando o primeiro-ministro Junichiro Koizumi se reuniu com o pai de Kim, Kim Jong-il, em Pyongyang.

Oficialmente, o Japão lista 17 de seus cidadãos como raptados por agentes norte-coreanos e suspeita do envolvimento do Norte e mais desaparecimentos de japoneses.

Dos 17, cinco foram repatriados em 2002 após o primeiro encontro de Koizumi com Kim Jong-il na capital da Coreia do Norte. Pyongyang afirma que oito raptados morreram e outros quatro nunca entraram no país.

Fonte: Kyodo
Imagem: ANN

Deixe seu comentário nesta página!

Neste Artigo:

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Empregos no Japão - Team Altas
Estude Japonês no Kumon
Fujiarte - Empregos no Japão
WAYSU - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão