Anúncio de Trump sobre fim de exercícios militares com a Coreia do Sul preocupa o Japão

Publicado em 13 de junho de 2018, em Ásia

Suspensão dos exercícios militares conjuntos entre os EUA e a Coreia do Sul foi anunciada por Donald Trump após seu encontro histórico com Kim Jong-un.

&nbspAnúncio de Trump sobre fim de exercícios militares com a Coreia do Sul preocupa o Japão
Encontro histórico de Kim Jong-un e Donald Trump ocorreu em Singapura no dia 12 de junho (NHK)

O ministro da Defesa japonês Itsunori Onodera demonstrou preocupação nesta quarta-feira (13) em relação a uma possível suspensão de exercícios militares conjuntos entre os EUA e a Coreia do Sul anunciada pelo presidente Donald Trump após seu encontro histórico com o líder norte-coreano Kim Jong-un.

“Os exercícios conjuntos entre os dois países e as forças dos EUA na Coreia do Sul representam papéis significantes para a segurança da Ásia”, disse Onodera, enquanto indicava que o Japão manterá pressão sobre a Coreia do Norte.

“A resolução de questões nucleares, de mísseis e de rapto é nossa meta final”, disse, salientando que “Gostaríamos de pedir à Coreia do Norte que realize mudanças políticas de uma maneira visível”.

Após Kim ter prometido trabalhar em direção à desnuclearização “completa” e Trump se comprometer a fornecer garantias de segurança a Pyongyang, o líder dos EUA declarou que seu país suspenderá os exercícios conjuntos desde que o diálogo continue com Pyongyang, dizendo “Vamos economizar uma tremenda quantidade de dinheiro” ao suspender os exercícios.

Trump disse que não está considerando reduzir o número de soldados dos EUA na Coreia do Sul, mas não descartou a possibilidade de fazer isso no futuro.

Uma redução ou retirada de tropas dos EUA da Coreia do Sul poderia afetar o balanço estratégico no nordeste da Ásia, visto que eles trabalham para conter a China, assim como a Coreia do Norte.

Fonte: Kyodo, Mainichi
Imagem: NHK

Deixe seu comentário nesta página!

Neste Artigo:

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Empregos no Japão - Team Altas
Estude Japonês no Kumon
Fujiarte - Empregos no Japão
WAYSU - Empregos no Japão
UNIP Polo Japão