‘Nova história começa agora’, diz Kim em encontro com o presidente sul-coreano

Encontro histórico ocorre nesta sexta-feira (27) e um dos temas centrais será a desnuclearização da península coreana.

“Nova história começa agora” disse Kim (ANN)

Kim Jong–un declarou que “uma nova história começa agora” após apertar as mãos do presidente sul-coreano Moon Jae-in no início de uma reunião de paz monumental.

Publicidade

Kim se tornou o primeiro líder norte-coreano a pisar em território sul-coreano desde 1953 na manhã desta sexta-feira (27), cruzando a linha que separa as duas Coreias na Zona Desmilitarizada (DMZ na sigla em inglês).

Ele foi cumprimentado por Moon antes de caminhar por um longo carpete vermelho até a Casa da Paz para a primeira reunião desde 2007 entre os líderes das Coreias divididas.

Um dos pontos da reunião será a desnuclearização da península coreana (NHK)

Os dois líderes pareciam estar à vontade, sorrindo e conversando e, ao entrar na Casa da Paz, Kim assinou um livro de convidados, onde escreveu “uma nova história começa agora” e “uma época de paz, no ponto inicial da história”.

Ambos viajaram até a DMZ nesta sexta-feira para um dia cheio de discussões sobre três assuntos com implicações mundiais – a desnuclearização da península coreana, o estabelecimento da paz e a melhoria das relações bilaterais.

Encontro é resultado de meses de negociações

Kim “discutiria de coração aberto” todas as questões com Moon, e estava inciando as conversas com a esperança de “atingir a prosperidade de paz e reunificação da península coreana”, disse a mídia estatal KCNA.

O encontro é resultado de meses de negociações diplomáticas por parte de Moon, um defensor da paz de longa data entre as Coreias. Essa reunião também irá estabelecer o palco para  primeiro encontro entre um presidente dos EUA em exercício e um líder norte-coreano, quando Donald Trump e Kim Jong-un se encontrarem no final de maio ou junho.

Em uma declaração emitida pela Casa Branca na manhã desta sexta-feira, a administração de Trump disse que tem esperanças de que as conversas “alcancem progresso em direção a um futuro de paz e prosperidade em toda a península coreana”.

Coreia do Norte continuará sendo observada

Contudo, os desafios são altos e alguns observadores estão em dúvida se os dois lados podem superar uma lacuna criada por 60 anos de antagonismo e desconfiança.

Oficiais em todo o mundo, principalmente nos EUA, observarão bem de perto qualquer acordo específico feito por Kim em relação a seu arsenal nuclear.

Enquanto que nas últimas semanas Kim tenha aprovado publicamente a desnuclearização, o que exatamente ele quer dizer com o termo e como ela ocorreria ainda é extremamente vago.

Fonte: CNN
Imagem: ANN, NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Vietnamita morre depois de ser esfaqueado no refeitório

Publicado em 27 de abril de 2018, em Crime

O crime ocorreu no refeitório de uma fábrica em Aichi. A vítima esfaqueada morreu mais tarde no hospital e o autor foi preso em flagrante. Saiba o motivo.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!