Coreia do Norte aceita conversar com a Coreia do Sul na próxima semana

Oficiais das duas Coreias vão se encontrar pela primeira vez desde dezembro de 2015.

Em seu discurso de Ano Novo Kim disse tinha um botão nuclear em sua mesa, mas ao mesmo tempo ofereceu a Seul um sinal de paz, dizendo que Pyongyang poderia enviar um time às Olimpíadas de Inverno no Sul no próximo mês (NHK/reprodução)

Nesta sexta-feira (5) a Coreia do Norte aceitou a oferta de conversas do Sul na próxima semana, disse o Ministério da Unificação sul-coreano, que supervisiona as relações com Pyongyang.

Publicidade

A reunião ocorrerá na terça-feira (9) em Panmunjon, a vila cessar-fogo na altamente protegida Zona Desmilitarizada – DMZ – que divide a península.

As tensões se mantêm elevadas após o Norte ter realizado vários lançamentos de mísseis em 2017, incluindo ICBMs, e seu sexto teste atômico, considerado  mais poderoso até o momento.

A tentativa de reaproximação ocorre após o líder norte-coreano Kim Jong-un ter alertado em seu discurso de Ano Novo que ele tinha um botão nuclear em sua mesa, mas ao mesmo tempo ofereceu a Seul um sinal de paz, dizendo que Pyongyang poderia enviar um time às Olimpíadas de Inverno no Sul no próximo mês.

Seul respondeu com uma oferta de conversas entre as duas e no início desta semana a linha direta entre elas foi restaurada após ser suspensa por quase dois anos.

No final da quinta-feira, o presidente sul-coreano Moon Jae-In e o presidente dos EUA Donald Trump concordaram em adiar exercícios militares conjuntos – que sempre enfurecem o Norte – até após as Olimpíadas de Inverno em Pyeonchang, que terá início em 9 de fevereiro.

Um oficial do Ministério da Unificação  disse à AFP que o Norte enviou uma mensagem via fax à Seul dizendo que aceitava a proposta para conversas no dia 9 de janeiro.

O porta-voz do ministério Baek Tae-Hyun disse aos jornalistas que a agenda incluiria as Olimpíadas de Pyeongchang e “a questão de melhorar as relações intercoreanas”.

Oficiais das duas Coreias vão se encontrar pela primeira vez desde dezembro de 2015.

Fonte: Japan Today, AFP
Imagem: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Dois terremotos ao mesmo tempo confundiram os equipamentos da agência

Publicado em 5 de janeiro de 2018, em Sociedade

Equipamentos da Agência de Meteorologia do Japão emitiram alerta preliminar na região por terem analisado os 2 tremores como um único terremoto.

Equipamentos da AMJ julgaram os 2 terremotos de Ibaraki e Toyama como sendo único (NHK)

Às 11h02 desta sexta-feira (5) ocorreram 2 tremores em locais distintos: um com epicentro no oeste da província de Toyama e outro na costa de Ibaraki. Ambos tiveram intensidade 3, com magnitude 3,9 e 4,4, respectivamente. Não há risco de tsunami. Em Kamisu (Ibaraki) o abalo foi de intensidade 3 e em Nanao e Naka Noto, ambas de Ishikawa, igualmente 3.

Publicidade

Os equipamentos da Agência de Meteorologia do Japão julgaram a informação de que ocorreria um terremoto com intensidade sísmica 5 (fraca). Automaticamente um alerta preliminar foi emitido para a população de 8 províncias das regiões Kanto, Kita Kanto e Tohoku.

A AMJ informou que os equipamentos capturaram com antecedência a ocorrência de 2 terremotos em locais diferentes. Ela analisa como possibilidade de terem feito o julgamento como sendo um único terremoto de maior intensidade, que abalaria a região Kanto.

No caso de intensidade sísmica superior a 5 (fraca) é emitido automaticamente o alerta preliminar como foi o desta sexta-feira.

Fontes: NHK, Nikkei e Yomiuri
Imagens: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!