Guindaste japonês estaria sendo usado pela Coreia do Norte

Foto de um guindaste indica ser de marca japonesa, usado dentro das instalações de produção de mísseis na Coreia do Norte.

Foto divulgada pela Coreia do Norte quando do lançamento do míssil em maio deste ano (NTI)

A fabricante Kato Seisakusho, gigante no setor de equipamentos pesados, se pronunciou diante da suspeita de ter guindaste sendo usado para armamento bélico, pela Coreia do Norte.

Publicidade

Em primeiro lugar, a Kato disse que lamenta pelo fato, embora ainda não saiba como o país vizinho tenha adquirido o guindaste.

O caso veio à tona por causa de fotos publicadas pelo site NTI-Nuclear Threat Initiative, dos Estados Unidos. A matéria desse site foi publicada em 20 de julho deste ano. O noticiário FNN, da rede de emissoras Fuji TV,  divulgou a foto na segunda-feira, com o resultado da análise dos peritos do site.

Análise do site NTI que deu origem ao questionamento sobre a fabricante Kato (NTI)

Com isso, a Kato Seisakusho tomou conhecimento e verificou o modelo. Há grande possibilidade de ser o fabricado por ela, declarou. Esse modelo de guindaste foi fabricado na planta de Ibaraki, até 2001, com exportação para o sudeste asiático.

“Não sabemos exatamente como o veículo guindaste foi adquirido pelos norte-coreanos. Mas é lamentável que esteja sendo usado para o trabalho relacionado ao armamento militar. Todos os nossos produtos são comercializados com base na legislação de comércio exterior”, declarou a fabricante Kato.

Um entrevistado pela FNN disse que há possibilidade de ser um equipamento exportado cerca de 25 anos atrás, quando as sanções econômicas contra a Coreia do Norte ainda não tinham começado.

Fontes: FNN e NHK 
Fotos: NTI

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Preso por cocaína escondida no sapato de luxo

Publicado em 8 de novembro de 2017, em Crime

Polícia de Nagoia prende um homem que tinha cocaína e estimulante escondido sob a palmilha do par de sapatos Louboutin.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!