Ministro da defesa japonês alerta para possível provocação norte-coreana

Itsunori Onodera pediu precaução porque mais provocação norte-coreana era possível no dia 10 de outubro.

As tensões aumentaram na península coreana desde o dia em que o Norte conduziu seu 6º e mais poderoso teste nuclear no dia 3 de setembro (NHK)

O ministro da defesa do Japão, Itsunori Onodera, pediu precaução na sexta-feira (29) porque mais provocação norte-coreana era possível no dia 10 de outubro, quando o início da campanha de eleição da câmara baixa no Japão coincide com uma das principais comemorações do Norte.

Publicidade

As tensões aumentaram na península coreana desde o dia em que a reclusa Coreia do Norte conduziu seu 6º e mais poderoso teste nuclear no dia 3 de setembro, levando a uma nova rodada de sanções após um voto unânime do Conselho de Segurança da ONU.

Desde então, o presidente dos EUA, Donald Trump, trocou insultos com líderes norte-coreanos, elevando ainda mais o risco.

A Coreia do Norte, geralmente, marca eventos importantes no seu calendário ao conduzir testes de armas, como seu 5º teste nuclear em 9 de setembro do ano passado, aniversário de sua fundação.

Onodera disse que 10 de outubro marca um importante aniversário para a Coreia do Norte. É a data que o Norte celebra a fundação do partido comunista norte-coreano.

“Entendo que é um importante aniversário para a Coreia do Norte. Gostaríamos de manter um senso de urgência”, disse Onodera aos repórteres.

Dez de outubro é também, coincidentemente, o mesmo dia que campanhas terão início para a eleição da câmara baixa do parlamento, 12 dias após o primeiro-ministro Shinzo Abe ter dissolvido a câmara na quinta-feira (28).

O alerta de Onodera ecoou de um comentário feito pelo conselheiro de segurança nacional sul-coreano, Chung Eui-yong, que disse durante uma reunião com o presidente Moon Ja-in no dia 28 que Pyongyang poder agir entre 10 e 18 de outubro, mas não deu detalhes.

O dia 18 de outubro marca o importante Congresso do Partido Comunista da China.

A Coreia do Norte conduziu uma série de lançamentos de mísseis balísticos neste ano, incluindo dois em direção ao Japão nas últimas semanas, em desafio à pressão internacional.

A China, o principal aliado e parceiro comercial da Coreia do Norte, fez um apelo de que o diálogo é a única maneira para resolver a crise, embora o Japão pareça apoiar a abordagem mais robusta de Washington.

Abe disse que agora é hora de aplicar pressão sobre a Coreia do Norte, ao invés de diálogo, a fim de convencer o país isolado a abandonar seus programas nuclear e de mísseis.

Fonte: Agência Reuters
Imagem: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

29/Set Aconteceu Hoje – Principais notícias no Portal Mie!

Publicado em 29 de setembro de 2017, em Sociedade

Boa noite! Otsukare Sama Desu! Confira os assuntos mais importantes do dia no Portal Mie!

Ipanema, Rio de Janeiro

Cotação (17h00 – 29/set)   

Publicidade

&nbsp24/Mai Aconteceu Hoje – Principais notícias no Portal Mie! Dólar  112.41 円 – 112.42 円 (-0.41)
&nbsp24/Mai Aconteceu Hoje – Principais notícias no Portal Mie! Euro 132.67 円 – 132.68 円 (+0.06)
&nbsp24/Mai Aconteceu Hoje – Principais notícias no Portal Mie! Real  35.360 円 – 35.410 円 (+0.085)

[resumo]

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!