Japão elabora plano para evacuar seus cidadãos da Coreia do Sul

Atualmente, cerca de 60.000 cidadãos japoneses vivem ou estão visitando a Coreia do Sul. Veja mais.

Atualmente, cerca de 60.000 cidadãos japoneses vivem ou estão visitando a Coreia do Sul (imagem de Seul/ Bank Image)

Enquanto as tensões na Península Coreana alcançam novas alturas com o recente teste nuclear de Pyongyang, o Japão está planejando uma possível evacuação em massa dos cerca de 60.000 cidadãos japoneses que atualmente vivem ou estão visitando a Coreia do Sul.

Publicidade

“Há uma possibilidade de futuras provocações”, disse Abe em uma reunião realizada na segunda-feira (4) com legisladores da coligação no poder. “Precisamos nos manter extremamente vigilantes e fazer de tudo para garantir a segurança de nosso povo”.

Tóquio está trabalhando em um plano de emergência de 4 níveis com base na gravidade da situação: desencorajando viagens sem necessidade à Coreia do Sul, desencorajando todas as viagens à Coreia do Sul, pedindo aos cidadãos japoneses na Coreia do Sul que evacuem e, finalmente, pedindo a eles que procurem abrigo no local.

No caso do fechamento dos aeroportos, a melhor opção para os cidadãos japoneses retornarem para casa seria pelo mar, a partir do porto da cidade de Busan. O governo japonês está trabalhando para obter cooperação das forças dos EUA na Coreia do Sul para transportar os evacuados em todo o país, de Seul para Busan.

As Forças de Autodefesa do Japão precisariam de permissão do governo sul-coreano para operar dentro do país.

Outa questão é que tal crise poderia dar brecha para terroristas e outros indivíduos perigosos entrarem no Japão disfarçados como cidadãos evacuados. O governo japonês visa trabalhar com os EUA para prevenir essa entrada ilegal.

Fonte: Nikkei, Kyodo
Imagem: Bank Image

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Adolescente se mata na via expressa Tomei

Publicado em 6 de setembro de 2017, em Sociedade

A polícia identificou o corpo encontrado na Tomei: estudante de 15 anos, de Kanagawa. Ele teria se despedido do pai por telefone.

Adolescente pula da ponte que atravessa a via expressa Tomei, em Ayase (JNN)

A polícia está investigando o caso como suicídio. Encontrou um corpo, de estudante do terceiro ano ginasial, na via expressa Tomei, na altura da cidade de Ayase (Kanagawa).

Publicidade

Pouco antes das 20h de terça-feira (5), a polícia recebeu uma chamada no 110. “Algo parecido com um manequim caiu da ponte”, disse a voz feminina.

Os policiais chegaram ao local indicado e encontraram um corpo de adolescente, com a cabeça sangrando e já sem respiração. Havia marcas de que vários carros passaram sobre o corpo.

Em seguida, obtiveram a informação de que se tratava de um estudante do terceiro ano do ginásio, 15 anos. Ele estudava e morava em Ayase (Kanagawa).

Adolescente se despede do pai

Mais tarde, os policiais cruzaram as informações. Antes do corpo ser encontrado o adolescente teria ligado para seu pai. Ele, por sua vez, avisou a polícia preocupado com o filho.

“Obrigado até hoje. Tornou-se difícil continuar vivendo”, teria dito o adolescente para o pai.

Em seguida, o pai começou a procurá-lo e avisou a polícia. “Meu filho me fez um telefonema com tom de despedida”, teria apelado o pai para as autoridades.  

O jovem de 15 anos pulou de uma ponte que atravessa a rodovia e caiu sobre a via expressa Tomei. Para isso conseguiu ultrapassar uma barreira de proteção com 2 metros de altura.

Por conta do suicídio, a pista com 3 faixas no sentido Tóquio ficou interrompida para tráfego no trecho entre Ebina e Yokohama Machida IC, a partir das 20h se estendendo por 7 horas.

A ponte tem barreira de proteção com 2 metros de altura (JNN)

Fontes: JNN e NHK
Fotos: JNN 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!