Terremoto de 7,0M na China deixa 9 mortos e 164 feridos

O forte terremoto de magnitude 7,0 na noite de terça-feira, na província de Sichuan, China, derrubou milhares de casas e até esta manhã 9 pessoas morreram.

Equipes trabalham para resgate das pessoas na província de Sichuan, China, após terremoto de 7,0 (China Daily)

As atividades de resgate prosseguem em Jiuzhaigou, província de Sichuan, na China, onde ocorreu um terremoto de magnitude 7,0, às 21h19 de terça-feira (8).

Publicidade

O Vale Jiuzhaigou, por sua beleza, é patrimônio histórico, onde milhares de turistas fazem visitas. Na ocasião do terremoto, há notícias de que 2,8 mil deles teriam ficado presos por conta do colapso da recepção do hotel. Segundo informações do jornal Independent, todos já foram evacuados.

No dia do terremoto, mais 34 mil turistas visitaram Jiuzhaigou, o parque nacional, segundo a imprensa local. Segundo informações do People’s Daily, dentre os mortos, 5 são turistas. 

As informações até as 7h00 desta quarta-feira (9) são de 9 pessoas mortas e 164 feridas. Segundo a NHK, bombeiros e policiais trabalham no resgate das pessoas que ficaram presas nos escombros.

Terremotos anteriores no mesmo local da China

O presidente chinês, Xi Jinping, pediu todos os esforços para organizar rapidamente o trabalho de socorro e resgatar os feridos após o terremoto, noticiou o XinhuaNet.

As autoridades chinesas enviaram equipes médicas, socorristas e materiais de alívio para a área atingida pelo terremoto, onde a densidade populacional é de 6 pessoas por quilômetro quadrado.

O terremoto interrompeu os serviços ferroviários. O departamento ferroviário da Sichuan suspendeu 14 linhas.

O terremoto foi sentido na capital provincial Chengdu a cerca de 300km ao sul do epicentro e outras regiões das províncias vizinhas de Gansu e Shaanxi.

A Administração de Terremotos da China disse que 107 réplicas foram detectadas até as 22h30 de terça-feira e há possibilidades de terremoto de magnitude 6 nos próximos dias.

Sichuan é uma região propensa ao terremoto. Em maio de 2008, um terremoto de magnitude 8,0 atingiu Wenchuan e matou mais de 80 mil pessoas. Em 2013, um terremoto de magnitude 7,0 atingiu Lushan, matando 196, segundo o XinhuaNet.

Assista ao vídeo para conferir algumas imagens.

Fontes: NHK, Independent e XinhuaNet
Fotos: China Daily

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Onodera sugere que o Japão adquira capacidades para atacar bases de mísseis na Coreia do Norte

Publicado em 9 de agosto de 2017, em Sociedade

O recém-nomeado ministro da defesa sugeriu que o Japão considerasse adquirir capacidades para atacar bases de mísseis na Coreia do Norte.

O novo ministro da defesa sugeriu que o Japão considerasse adquirir capacidades para atacar bases de mísseis na Coreia do Norte (NHK)

O recém-nomeado ministro da defesa do Japão, Itsunori Onodera, disse que vai considerar a opção de permitir às Forças de Autodefesa do Japão (FAJ) adquirirem a capacidade de atacar diretamente bases de mísseis norte-coreanas em meio às crescentes preocupações sobre os programas de armas de Pyongyang que aumentam cada vez mais.

Publicidade

“Deveríamos considerar a opção a partir da perspectiva de que o Japão pode reforçar a capacidade de dissuasão da aliança Japão-EUA e proteger as vidas e propriedades da população no arquipélago”, disse Onodera em uma entrevista conjunta realizada no dia 4 de agosto com veículos da mídia.

Ao mesmo tempo, Onodera escolheu cuidadosamente suas palavras, dizendo que ele facilitará o debate sobre como melhorar “a habilidade total do Japão em lidar com mísseis balísticos” da Coreia do Norte.

Atos de beligerância são proibidos pelo Artigo 9 da Constituição.

Em uma conferência de imprensa realizada após a cerimônia que marcou os 72 anos do bombardeio atômico em Hiroshima no domingo (6), o primeiro-ministro Shinzo Abe disse que, no momento, “não tinha planos” de considerar dar permissão à FAJ para desenvolver a habilidade de realizar ataques a outros países.

A postura de Onodera sobre a delicada questão vem sendo observada de perto

A postura de Onodera sobre a delicada questão vem sendo observada de perto. Em março, ele mesmo propôs que o Japão deveria considerar a obtenção de mísseis de cruzeiro de longo alcance capazes de atingir locais na Coreia do Norte.

Na época, Onodera, que foi apontado como chefe da defesa na remodelação do Gabinete na semana passada, era membro principal do painel de segurança do dominante Partido Liberal Democrata. A proposta do painel enfatizou que a FAJ deveria ter permissão para “atacar de volta” se o Japão for atacado, ao invés de realizar um ataque preventivo.

O governo mantém, há muito tempo, que os contra-ataques são teoricamente aceitáveis sob a suprema lei. Mas adquirir essa capacidade não deveria representar, no entanto, uma quebra radical junto às políticas pacifistas pós-guerra do Japão.

Japão afirma que não possui armamentos que permitiram à FAJ atacar bases militares no exterior

O governo afirma que, no momento, não possui armamentos que permitiriam à FAJ atacar bases militares no exterior, como caças de longo alcance ou mísseis de cruzeiro Tomahawk.

O Japão, que adere há muito tempo a uma “postura exclusivamente defensiva” depende dos EUA, seu aliado de segurança, para atacar alvos no exterior se uma guerra envolvendo o Japão acontecesse. Essa relação militar geralmente é descrita como “escudo e lança”.

Sobre Pyongyang, Onodera disse que Tóquio continuará cooperando de perto com Washington e Seul para colocar uma rédea em suas provocações, enquanto também pede à China e Rússia que executem grandes papéis em aumentar a pressão sobre o país isolado.

Fonte: Japan Times
Imagem: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!