Terremoto “raro” é detectado ao largo da costa da Coreia do Norte

O terremoto de magnitude 5.9 ocorreu na manhã desta quinta-feira. Veja mais.

Um terremoto submarino que ocorreu ao largo da costa da Coreia do Norte espalhou temores de que o país isolado havia testado uma arma nuclear (USGS)

O terremoto de magnitude 5.9 na escala Richter ocorreu a cerca de 190km de Chongjin, a terceira maior cidade do Norte, nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (13), de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

Publicidade

Um terremoto dessas proporções é incomum na área, mas não é sem precedentes, segundo o USGS. O último maior terremoto nessa parte do Mar do Japão ocorreu em 1994.

Contudo, o terremoto desta quinta-feira, que não desencadeou um alerta de tsunami, não foi causado por um teste nuclear, divulgou a agência de notícia sul-coreana Yonhap citando o USGS. “O terremoto ocorreu a 500km abaixo do leito marinho e foi um terremoto natural”.

A Coreia do Norte realizou 5 testes nucleares, incluindo dois no ano passado, e teve progresso significativo em sua capacidade de mísseis sob a liderança Kim Jong-un, que entrou no poder em 2011.

As tensões entre Pyongyang e os Estados Unidos aumentaram no início deste mês quando o Norte realizou um teste de míssil balístico intercontinental pela primeira vez, em um aparente divisor de águas em seu confronto com Washington em relação aos seus programas nuclear e de mísseis.

Fonte: Japan Times, AFP- Jiji
Imagem: USGS

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Nagoia ficou alagada na noite de quarta-feira

Publicado em 13 de julho de 2017, em Tempo

Alagamento em vários pontos da capital de Aichi e deslizamento perto do Monkey Park.

Alagamentos em vários pontos, táxi inundado e a água entrou para o subsolo de Nagoia (FNN e Twitter)

Os bombeiros tiveram que entrar em ação em diversos pontos da cidade de Nagoia, na noite de quarta-feira (12). Logo após 20h30, o cruzamento de Chikusa ficou alagado, chegando a formar pequenas ondas, informou a CBC TV.

Publicidade

Com a inundação da passagem subterrânea do bairro de Moriyama foi necessário bloquear o tráfego de veículos. Mas, 1 táxi acabou se inundando até o teto, segundo informações dos bombeiros para a NHK. O taxista conseguiu sair do veículo e não teve lesões.

De acordo com a NHK, as ruas e avenidas do centro da cidade chegaram a registrar 15cm de altura de alagamento. A FNN mostrou imagens da água entrando pelas escadarias da estação de metrô do centro da cidade.

Segundo o noticiário da CBC, as pancadas de chuva foram de 76mm em Higashi-ku e 88mm em Moriyama, em apenas 1 hora. De acordo com os telefonemas recebidos pela Polícia de Nagoia, foram 29 pontos de inundação na cidade, sem nenhum registro de pessoa ferida.

No total foram 4 casas inundadas em 4 bairros e mais 14 que a água chegou ao nível do piso em Nagoia.

Além dos alagamentos, outros danos em Inuyama

Por causa da chuva intensa, ocorreu um deslizamento no lado norte, próximo ao Monkey Park, em Inuyama (Aichi). Não houve feridos, segundo a CBC. A emissora registrou também vários pontos da cidade com alagamento, no período da tarde, na quarta-feira.

De acordo uma empresa de meteorologia privada, Franklin Japan, foram registrados 3.500 raios, no período das 15 às 17h00, na quarta-feira, em Inuyama. Observou-se que 4 raios caíram nas proximidades do Castelo de Inuyama (Aichi), patrimônio da humanidade. Dos dois elementos de decoração no telhado, shachihoko, um foi danificado, por volta das 16h00. Supõe-se que tenha sido atingido por um raio.

Um dos enfeites (o da frente) do telhado do Castelo de Inuyama foi danificado (Chunichi)

Fontes: NHK, CBC, FNN e Chunichi
Fotos: FNN, Twitter e Chunichi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!