Japão faz alerta aos seus cidadãos que viajam à China

Veja os alertas que o Japão emitiu para os cidadãos que pretendem viajar a China.

Um dos alertas que o Japão fez aos viajantes foi em relação a tirar fotografias de certos locais (imagem ilustrativa)

O Japão está fazendo uma alerta aos viajantes que vão para a China em relação a tirar fotografias e se envolver em outra atividades que poderiam levantar suspeitas, visto que o país está intensificando suas medidas repressivas sobre espionagem.

Publicidade

Atualmente, a China tem 12 cidadãos japoneses detidos sob suspeita de espionagem. O número de detenções aumenta para 78 quando aqueles presos por outras acusações, como tráfico de drogas, estão incluídos. Embora o governo japonês não divulgue as detenções de seus cidadãos no país, acredita-se que o número seja particularmente alto na China.

Viajantes são encorajados a não registrarem imagens de local algum além dos pontos turísticos

A China adotou uma lei contra espionagem em 2014 e, em abril, a cidade de Pequim lançou uma recompensa pelo fornecimento de informações sobre tal ato. Em maio, o Ministério de Relações Exteriores do Japão atualizou sua homepage para aumentar a conscientização entre os viajantes.

Fotografar instalações militares na China, como portos, assim como pontes e estruturas perto da fronteira com a Coreia do Norte, podem ser interpretados como atos de espionagem. Alguns visitantes do Japão que registram imagens de manifestações realizadas por civis e grupos da minoria foram forçados pelas autoridades chinesas a deletar os dados, ou os equipamentos eram confiscados.

Algumas construções podem não parecer militares e certos portos são usados tanto por civis como entidades militares. Os viajantes são encorajados a não registrarem imagens de local algum além dos pontos turísticos.

O Ministério de Relações Exteriores também está alertando contra a realização de pesquisas geológicas sem permissão ou entrada em áreas restritas. “Não está claro o que constitui um ato de espionagem na China, e precaução é necessária para evitar atrair suspeita”, salienta o ministério.

Soube-se no mês passado, segundo a reportagem da Nikkei, que trabalhadores de uma empresa de pesquisa geológica da província de Chiba haviam sido detidos na China. A empresa emitiu uma declaração dizendo que seus funcionários estavam realizando o mesmo trabalho que sempre fizeram.

Possível sentimento anti-Japão e manifestações na China

O Ministério de Relações Exteriores também está alertando os viajantes japoneses a ficarem atentos sobre um possível sentimento anti-Japão ou manifestações.

Este ano marca o 80º aniversário do incidente da ponte de Marco Polo, que ocorreu em julho de 1937 – a batalha entre o Exército Nacional Revolucionário Chinês e o Exército Imperial Japonês que desencadeou a Guerra Sino-Japonesa – e o Massacre de Nanjing que teve início em 13 de dezembro do mesmo ano.

Fonte: Nikkei
Imagem: Bank Image

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Japão planeja treinamentos com PAC-3 tendo em vista a ameaça da Coreia do Norte

Publicado em 15 de junho de 2017, em Sociedade

Japão realizará treinamentos militares antimísseis com PAC-3 em 4 bases. Veja mais.

Os exercícios serão conduzidos em 4 bases e postos em todo o Japão, segundo o Ministério da Defesa (NHK)

O governo japonês dará início a treinamentos na quinta-feira (15) para movimentar interceptores PAC-3 com base em terra tendo em vista os recentes lançamentos de mísseis da Coreia do Norte.

Publicidade

A Ministra da Defesa Tomomi Inada anunciou o plano na terça-feira (13). Funcionários de seu ministério disseram que os exercícios serão conduzidos em 4 bases e postos de todo o Japão.

Unidades das Forças de Autodefesa (SDF) vão transportar, montar e preparar o uso de lançadores PAC-3. Mísseis reais não serão disparados, segundo o ministério.

As Forças Aéreas de Autodefesa já realizaram exercícios similares antes, mas essa é a primeira vez, desde outubro de 2013, que tais planos se tornaram públicos.

Inada disse que melhorar as habilidades táticas da SDF com mísseis balísticos é importante porque Pyongyang realizou uma série de lançamentos e que manter a resposta rápida das Forças de Autodefesa vai ajudar de forma significativa a amenizar as ansiedades da população.

O ministério também está planejando exercícios conjuntos com as forças dos EUA para fortalecer a defesa de mísseis.

Fonte e imagem: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!