Coreia do Norte testa motor para foguete, dizem autoridades americanas

O Norte realizou um teste de combustão para um motor de foguete que poderia ser usado em um míssil balístico intercontinental capaz de atingir os EUA. Veja mais.

O Norte realizou teste de um novo motor de foguete como parte de seu plano de construir um míssil capaz de atingir os EUA (NHK)

Autoridades do governo americano disseram que a Coreia do Norte realizou um teste de combustão para um motor de foguete que poderia ser usado em um míssil balístico intercontinental capaz de atingir os Estados Unidos, divulgou a emissora NHK.

Publicidade

A notícia surge em meio às tensões entre Washington e Pyongyang em relação às ambições nucleares do Norte. A administração de Trump fez a questão uma de suas principais prioridades.

Apesar da condenação internacional, a Coreia do Norte aumentou a frequência de seus testes de mísseis, com o objetivo de desenvolver um míssil nuclear intercontinental.

Coreia do Norte está em um caminho “inevitável” para alcançar seu objetivo

A Agência de Inteligência dos Estados Unidos fez um alerta no mês passado, que a Coreia do Norte estava em um caminho “inevitável” para alcançar seu objetivo.

Autoridades americanas, que falaram de forma anônima com várias agências de notícias, disseram que o último teste de motor, realizado na quinta-feira (22), pode ser um estágio de um motor de foguete para um míssil balístico intercontinental (ICBM) que seria capaz de atingir os EUA.

Em razão da natureza sigilosa de toda a atividade militar da Coreia do Norte, é difícil para os especialistas avaliarem o quão próximo o país está de construir um sólido ICBM.

O Secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, fez um apelo à China para usar mais pressão diplomática sobre Pyongyang ” se eles quiserem prevenir um agravamento maior na região”.

A China é vista como principal aliada da Coreia do Norte e os EUA esperam que Pequim tenha maior influência no estado totalitário para deter tanto seus testes de mísseis quanto o programa nuclear.

Trump disse que gostaria de resolver a crise norte-coreana diplomaticamente

O Presidente Donal Trump disse que gostaria de resolver a crise norte-coreana diplomaticamente, mas já alertou que um “grande, grande conflito” é possível.

As tensões se elevaram ainda mais na semana passada quando o estudante americano Otto Warmbier, que cumpria uma pena de 15 anos de trabalhos forçados na Coreia do Norte por roubar um cartaz de propaganda política, ter morrido logo após retornar aos EUA em coma.

Os EUA também aumentaram a presença militar na região, conduzindo exercícios militares com o Japão e Coreia do Sul, além de instalar um controverso sistema de defesa de mísseis no Sul, conhecido como THAAD (Terminal High-Altitude Area Defense).

Contudo, a Coreia do Sul disse recentemente que suspendeu qualquer uso do sistema até que uma avaliação ambiental seja concluída.

Fonte: BBC, NHK
Imagem: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Governador japonês retira comentário sobre deixar norte-coreanos morrerem de fome

Publicado em 23 de junho de 2017, em Sociedade

Governador japonês disse que “devemos deixar os norte-coreanos morrerem de fome”, mas retirou o comentário. Saiba os detalhes.

O governador da província de Ishikawa, Masanori Tanimoto (News 24)

O Governador da Província de Ishikawa, Masanori Tanimoto, disse na quinta-feira (22) que “retira” seu comentário, feito no dia anterior, que “devemos deixar as pessoas na Coreia do Norte morrerem de fome ao cortar o fornecimento de comida (mantimentos)”. Essa foi a sugestão que ele deu para lidar com um possível ataque de míssil balístico do país isolado.

Publicidade

O governador fez o comentário quando foi questionado por um líder municipal durante uma reunião sobre a Coreia do Norte possivelmente tendo como alvo de míssil a usina nuclear de Shika, na costa do Mar do Japão, de acordo com um participante.

Falando aos repórteres após a reunião, Tanimoto condenou a Coreia do Norte pelos seus repetidos testes de mísseis balísticos, um dos quais caiu no mar, ao largo da costa de Ishikawa. “Isso não tem sentido, a não ser que impusermos sanções que fariam a população (norte-coreana) sentir a dor”, salientou ele.

Depois, na quinta-feira, Tanimoto retirou o comentário, citando a importância de “respeitar as vidas humanas”. Contudo, ele disse que as sanções impostas sobre o Norte devem ser “efetivas”.

Tanimoto é um dos governadores de província no Japão com o mandato mais longo, agora em seu sexto termo.

Fonte: Japan Today/ Kyodo, Asahi
Imagem: News 24

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!