Testes nucleares nunca vão parar, diz oficial do governo norte-coreano

Um oficial da Coreia do Norte anunciou que os testes nucleares de seu país “nunca vão parar”. Veja as últimas informações.

O líder norte-coreano Kim Jong Un (Reprodução/CNN)

Um oficial do governo norte-coreano, em uma rara entrevista, anunciou que os testes nucleares de seu país “nunca vão parar”, visto que os Estados Unidos continuaram o que o Norte viu como “atos de agressão”.

Publicidade

Falando à CNN na quarta-feira, Sok Chol Won não confirmou quando o 6º teste nuclear do país seria realizado, mas disse que não seria influenciado por eventos externos.

O teste nuclear é uma parte importante de nosso contínuo empenho para fortalecer nossas forças nucleares“, disse ele.

Enquanto a América continua seus atos hostis de agressão, nunca vamos parar com os testes nucleares e de mísseis“.

O título oficial de Sok é o de diretor do Instituto de Direitos Humanos da Coreia do Norte na Academia de Ciências Sociais, mas ele foi autorizado a comentar com a CNN sobre todas as questões.

Sok Chol Won disse que o massivo treinamento de artilharia, realizado no 85º aniversário do exército da Coreia do Norte, foi um aviso ao presidente Donald Trump (CNN)

Período tenso

Outro teste nuclear poderia inflamar ainda mais uma situação já tensa na Península Coreana, quando a administração de Donald Trump está movimentando grandes quantidades de recurso militar em direção à região.

O porta-aviões USS Vinson já chegou à Península, enquanto um submarino nuclear, o USS Michigan, chegou a um porto sul-coreano na terça-feira.

Além disso, o sistema antimíssil THAAD, designado para mitigar a ameaça de mísseis da Coreia do Norte, estará em operação “nos próximos dias”, segundo um alto comandante dos EUA no Pacífico.

Sok disse que o massivo treinamento de artilharia, realizado no 85º aniversário do exército da Coreia do Norte, foi um aviso ao presidente Donal Trump. “O exercício é uma resposta direta aos atos de agressão por parte dos EUA”, disse ele.

Entretanto, apesar dos treinamentos dramáticos e o envio de recursos militares, analistas acreditam que o conflito total (guerra) entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos, além de seus aliados regionais, é pouco provável.

Trump pediu repetidamente à China, o único aliado real e benfeitor da Coreia do Norte, a fazer mais para colocar seu vizinho na linha.

Os EUA pedem por sanções mais rigorosas e pressão diplomática

Todo o Senado americano foi instruído sobre a Coreia do Norte, em uma reunião não habitual na Casa Branca na quarta-feira.

Uma declaração conjunta divulgada após a reunião ressaltou que os EUA estavam focados na estabilidade e na desnuclearização pacífica da Península Coreana. “Continuamos abertos à negociações, no entanto, estamos preparados para defender tanto a nós como nossos aliados”, disseram o Secretário de Estado Rex Tillerson, o Secretário da Defesa James Mattis e o Diretor da Inteligência Nacional Dan Coats.

Cidadãos americanos detidos na Coreia do Norte

Quando questionado sobre os 3 cidadãos americanos detidos na Coreia do Norte, incluindo Kim Sang Duk, que foi preso no sábado, Sok apenas disse que eles estavam sendo mantidos nas mesmas condições que outros prisioneiros norte-coreanos.

Ele negou firmemente declarações feitas por desertores em relação a brutais campos de prisão norte-coreanos, onde acredita-se que até 120.000 homens, mulheres e crianças estão detidos.

“Essas pessoas (desertores) são criminosos que fogem, eles são pagos para mentir e são encorajados pelos EUA e seus seguidores”, disse ele.

Fonte e imagens: CNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Porta-aviões americano escoltado chega à Península Coreana para garantir intimidação à Coreia do Norte

Publicado em 27 de abril de 2017, em Notícias do Mundo

O porta-aviões americano está se posicionando para intimidar qualquer ação da Coreia do Norte. Confira as palavras do almirante americano!

USS Carl Vinson, devidamente escoltado por destroyers japoneses e americanos já estariam nas águas da Península Coreana (NHK)

O ministro porta-voz do Governo japonês, Yoshihide Suga, realizou uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira (27) pela manhã, para complementar a informação de que o porta-aviões USS Carl Vinson chegará à Península Coreana, escoltado por 2 destroyers japoneses e outros 2 americanos.

Publicidade

Segundo Suga, “é crucial para garantir a dissuasão à Coreia do Norte”. Ele demonstrou o apoio do governo japonês à postura do governo Trump.

EUA informa que o porta-aviões ficará posicionado na Península Coreana

Ele se pronunciou porque o almirante Harry Harris, comandante dos EUA no Pacífico, afirmou perante o Congresso, na quarta-feira (horário EUA), que vai continuar com o programa antimíssil, como o da Coreia do Sul, apesar dos protestos da China. Além do antimíssil THAAD (Terminal High Altitude Area Defense) que está sendo instalado na Coreia do Sul, ele declarou que poderá enviar submarino nuclear e mais navios de guerra.

Harris ainda disse que o Pentágono considera aumentar a defesa antimíssil, também no Havaí. Segundo o almirante “Kim Jong-un vai continuar tentando. Um dia desses, em breve, ele será conseguirá”. Ainda disse: “ele precisa voltar a si e não ficar de joelhos”.

Como ele declarou que o USS Carl Vinson está se dirigindo para a Península Coreana, “devendo chegar em 2 horas”, Suga se manifestou pela manhã.

Suga, na coletiva de imprensa nesta quinta-feira (NHK)

Japão está com os Estados Unidos e Coreia do Sul

Declarou que enquanto governo, apoia as palavras do presidente americano “todas as opções estão sobre a mesa”, inclusive a postura de não deixar de usar a força militar americana. Repetidamente, demonstrou o apoio do governo japonês em relação a Trump.

Suga expressou “o Japão se coloca em diálogo, pressão e ação pela ação, em relação à base da estratégia da Coreia do Norte”.

Disse também que é crucial a aliança Japão-EUA e também Japão-Coreia do Sul, reforçando a estreita cooperação entre os países citados.

 

Fontes: NHK e Daily Star 
Imagens: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!