Coreia do Norte: 25 de Abril, um dia tenso para o Japão

Ontem (25), a Coreia do Norte assustou o mundo com sua movimentação militar histórica e ameaças de ataque. Entenda o assunto.

Imagem/Reprodução: CNN News

No dia 25 de Abril, a Coreia do Norte comemorou o 85º Aniversário de Fundação do Exército Popular. Nesse dia, o exército norte-coreano realizou treinamentos de bombardeio em larga escala próximo ao litoral do Mar do Japão. Entretanto, mesmo com essa movimentação histórica, não houve provocações sérias como lançamento de mísseis e experimentos nucleares. Os países envolvidos estão ainda em estado de alerta.

Publicidade

Segundo o exército sul-coreano, na tarde do dia 25, a Coreia do Norte realizou treinamentos de bombardeio em longa escala em Wonsan, ao leste do país. Foram preparadas entre 300 a 400 artilharias de campo e Kin Jong Un compareceu para observar o treinamento.

Em relação à Reunião Ministerial do Conselho de Segurança das Nações Unidas realizada pelo governo dos EUA para discutir a desnuclearização da coreia do Norte, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Norte havia declarado no dia: “É um ato extremamente perigoso equiparado a acender fogo neste fusível de guerra total na Península Coreana, que está em uma situação extremamente tensa”. “O nosso poderoso exército revolucionário, que é centralizado no desenvolvimento nuclear, pode aniquilar os EUA“, ameaçou o porta-voz. Essas informações foram transmitidas pela Agência Central de Notícias da Coreia do Norte.

Por outro lado, a “Six-Party Talks”, conferência para realizar negociações diretas com representantes de 6 países, incluindo Japão, EUA e Coreia do Sul, sobre o problema nuclear da Coreia do Norte, foi realizada em Tóquio. Os representantes concordaram em intensificar ainda mais a pressão sobre a Coreia do Norte. Nesta reunião, os representantes do Japão, EUA e Coreia do Norte compareceram. O presidente da “Six-Party Talks” e representante especial das questões sobre a Península Coreana, Wu Dawei, também compareceu à reunião. Wu se encontrará com funcionários do Ministérios das Relações Exteriores nesta quarta-feira (26).

Cảnh Sảng, vice-diretor da divisão de imprensa do Ministério das Relações Exteriores da China, em uma coletiva de imprensa realizada no dia 25, explicou que “a China, como uma país do sudeste asiático que carrega responsabilidades com a comunidade internacional, sempre se esforçou para resolver a situação da Coreia do Norte”.

No fim da tarde do dia 25, foi informado que o governo do Japão posicionou o PAC-3, sistema que possui a capacidade para lidar com mísseis balísticos, em 16 localidades estratégicas no país. Além disso, um navio Aegis System foi posicionado no Mar do Japão. O Aegis System foi desenvolvido pela Marinha dos Estados Unidos e tem ênfase no combate e defesa aérea.

No dia 26, a Agência Central de Notícias da Coreia do Norte transmitiu que foi realizado o “maior treinamento do exército do país na história”. Segundo a notícia, cada navio realizou ataques de torpedo “contra o inimigo” e “aeronaves de perseguição e ataque e bombardeiros jogaram bombas sobre os “inimigos” na simulação. Além disso, aproximadamente 300 artilharias autopropulsadas de grande calibre atacaram simultaneamente.

Veja mais:

Fonte: Nikkei Shimbun e TBS News

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Taifu: a primeira ocorrência do ano de 2017 poderá afetar o Golden Week?

Publicado em 26 de abril de 2017, em Informações

O primeiro taifu desta temporada se formou, segundo a Agência de Meteorologia do Japão. Confira os detalhes!

imagem ilustrativa da ocorrência de um tufão, taifu em japonês (WeatherNews)

Foi constatada a ocorrência do primeiro taifu (tufão) nesta manhã de quarta-feira (26), segundo anúncio feito pela Agência de Meteorologia do Japão.

Publicidade

De acordo com a observação da AMJ, o taifu no. 1 se formou no leste do Mar das Filipinas, por volta das 9h00. Ele tinha sido detectado como ciclone tropical e mais tarde transformou-se em tufão.

O taifu no. 1 tem pressão do centro de 1002 hPa, a velocidade máxima do vento perto do centro é de 18 m/s, e a velocidade máxima dos ventos é de 25 m/s. O taifu no. 1 traz do seu centro a um raio de 220 Km ventos fortes de 15 m/s, segundo o anúncio.

O tufão número 1 se desloca de forma lenta ao oeste-noroeste. Segundo a agência, há possibilidade desse taifu se transformar em ciclone extratropical dentro dos próximos 3 dias. No entanto, mesmo que isso ocorra, ele traz chuvas intensas e ventanias, com possibilidade de provocar ondas muito altas no mar.

A Agência de Meteorologia do Japão solicita ao público que fique atento aos movimentos dele, acompanhando os noticiários.

Ainda não se sabe se o taifu no. 1 irá se aproximar do Japão e atrapalhar o tão esperado feriadão de Golden Week.

gráfico da ocorrências de taifu nos anos anteriores. No ano passado iniciou-se em julho enquanto que este ano o primeiro foi em abril (WeatherNews)

Fonte: AMJ
Imagens: WeatherNews 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!