Temido tufão Trami, pior do que o n.º 21: previsões para todo Japão

O tufão n.º 24, mais temido que o anterior de n.º 21, requer prevenção e atenção em todo o Japão. Veja as previsões por região.

O tufão muito forte atravessará o Japão: a área de tempestade está assinalada em vermelho (Tenki)

O governo já instalou sede de prevenção de desastres em Tóquio, na residência oficial do Primeiro-Ministro, na sexta-feira (28). Na manhã de sábado (29) as autoridades de cada província estão se preparando para evitar danos, pois há previsão de que o Trami seja pior do que o de número 21.

Publicidade

A companhia Kansai Electric Power informou no sábado que durante os apagões provocados pelo tufão n.º 21 destacou 8 mil funcionários para o trabalho de recuperação. Mas, pela expectativa do de n.º 24 ser muito pior, aumentou a equipe para 12 mil, de plantão. Também vem avisando a população local para verificar as placas dos estabelecimentos e reforçar a fixação das lonas plásticas azuis para que não voem nos postes e fiação, o que provoca blackout.

Previsões por região

O tufão n.º 24 está se movendo lentamente ao norte, de Okinawa para Kyushu, no sábado. A previsão é de aproximação do sul de Kyushu no domingo pela manhã. Nessa ocasião deverá elevar repentinamente a velocidade, se aproximando de Shikoku e Kansai a tarde, vigorosamente.

A frente de outono é a causa da chuva, antes mesmo da aproximação do tufão. E, combinada com a tempestade e chuva provocada pelo tufão Trami, os cuidados devem ser redobrados.  

Em Kyushu e Shikoku a previsão é de chuva intensa durante toda a manhã de domingo (30).

Nas regiões Kinki e Tokai o pico deverá ser na noite de domingo, enquanto que em Kanto na virada do dia. Espera-se que o tufão deixe o arquipélago, depois de ter passado sobre Tohoku e Hokkaido, na tarde de segunda-feira (1.º).

O tufão deverá provocar rajadas de vento de até 65m/s ou 234km/h nos locais sob a aproximação dele.

Portanto, a recomendação é se prevenir com alimentos, água, lanterna e evitar sair de casa sem necessidade. A não ser que na área onde reside as autoridades locais deem ordem de evacuação. Para saber o que fazer na prevenção toque aqui para ler a matéria.

Previsões de chuva intensa

Veja o índice pluviométrico máximo previsto para cada região, até a tarde de segunda-feira.

  • Tokai: 750mm
  • Kinki: 650mm
  • Kanto: 620mm
  • Shikoku e norte de Kyushu: 550mm
  • Sul de Kyushu: 500mm
  • Chugoku: 420mm
  • Amami: 400mm
  • Hokuriku: 300mm
  • Okinawa: 250mm
  • Tohoku: 200mm
  • Hokkaido: 150mm

Com tanta chuva aumentam os riscos de inundação, enchente e deslizamentos. Portanto, confira antecipadamente se mora em área de risco através do hazard map ou ハザードマップ em japonês.

Além disso, para quem reside nas costas, especial cuidado com a maré e as ondas altas.

Fontes: Sankei e JNN 
Imagens: Tenki 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Tufão Trami causa danos e feridos em Okinawa

Publicado em 29 de setembro de 2018, em Sociedade

O tufão de número 24 já causou apagões, danos materiais e feridos em Okinawa. Por isso, previna-se com antecedência.
Cuidado com o forte tufão n.º 24!

Depósito voou com as rajadas de vento em Okinawa (JNN)

Sob a aproximação do tufão Trami, classificado como grande e muito forte, em Okinawa, a população está amargando danos humanos e materiais nas ilhas.

Publicidade

Até as 13h de sábado (29) há notícia de 7 feridos, sendo 2 de Naha, 3 de Urasoe e 1 em Uruma, sendo que a maioria foi por queda por causa do vento. Apenas 1 pessoa se feriu e foi encaminhada para o hospital com cortes porque os ventos quebraram os vidros da janela da casa.

Hóspede enviou foto para a NHK para mostrar a vidraça quebrada quando tomava café da manhã em Onna-son

No vilarejo de Onna o restaurante de um hotel teve a vidraça quebrada com o vento, por volta das 8h20. Os hóspedes estavam tomando café da manhã, mas não teve ninguém ferido.

Em 34 cidades, vilas e vilarejos foram dadas ordens de evacuação, incluindo Nara, Kadena e Nishihara-cho.

A companhia Okinawa Electric Power informou que até as 13h pelo menos 200 mil pontos residenciais e comerciais estão sem energia elétrica, em 34 cidades, vilas e vilarejos.

Apagões em mais de 160 mil pontos em Okinawa (NHK)

Segundo levantamento da NHK pelo menos 382 voos que partiriam dos aeroportos de Okinawa ou iriam para lá foram cancelados, até as 6h do sábado.

São rajadas de ventos acima de 50m/s ou 180km/h em Okinawa, as quais já derrubaram várias árvores e arrancaram telhados. As autoridades pedem para a população não sair de casa sem necessidade, pois é muito arriscado.  

As ilhas Amami também estão sob influência da área de tempestade do tufão Trami. Ele deverá se aproximar à noite, com rajadas de vento estimadas em 70m/s ou 252km/h.

Fontes e fotos: JNN e NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!