Você sabe o significado dos alertas emitidos pelo governo japonês?

Publicado em 5 de outubro de 2016, em Prevenção

Entenda os tipos de alertas e avisos em casos de desastres naturais emitidos pelo governo japonês.

&nbspVocê sabe o significado dos alertas emitidos pelo governo japonês?

O Japão é um país de clima instável, e com estações do ano com características bem definidas e diferentes. Tufões, nevascas, tempestades e até tornados acontecem durante o ano.

O governo japonês através do site da Agência Meteorológica do Japão (JMA), envia alertas retransmitidos pela TV e aplicativos para celular, avisando os residentes com certa antecedência ou enviando instruções para refúgio.

Muitos estrangeiros não dão a devida atenção aos alertas talvez por não saberem o significado ou por acharem que é apenas mais um aviso. Nas redes sociais sempre é possível encontrar pessoas pedindo ajuda após receberem alguns alertas no celular.

Abaixo, segue a lista de alertas mais comuns usados pela Agência Meteorológica do Japão para alertar a população em geral e as situações em que serão emitidos.

Na página oficial também está esclarecido que é importante estar a par dos alertas e o que eles significam para proteger a própria vida e de familiares.

Assim sendo, ao serem emitidos os alertas abaixo, é importante ficar em estado de alerta, preparando-se para refugiar-se imediatamente.

Avisos de evacuação

避難準備情報

Hinan Junbi Jōhō (Aviso de preparo para evacuação)
Portadores de necessidades especiais, idosos, crianças pequenas, entre outras pessoas que levem mais tempo para se refugiar, este alerta é para que deem início a essa ação.

避難勧告

Hinan Kankoku (Alerta de evacuação) 
Este alerta é dado quando é constatado um aumento na possibilidade de danos aos moradores. É um aviso de evacuação de nível médio, e pessoas que moram nessas regiões devem dar início ao procedimento.

避難指示

Hinan Shiji (Ordem de evacuação)
Este alerta é dado, quando é constatado um alto risco de danos aos moradores. É uma ordem severa  de refúgio e deve ser realizada de fato.

Alertas e Avisos

大雨注意報

Ōame Chūihō (Aviso de Chuva Intensa)
Este aviso será emitido quando houver o risco de problemas provocados por chuvas intensas.  Mesmo que a chuva cesse, se o perigo de desastres como o de deslizamentos persistir, o alerta será mantido.

大雨警報

Ōame Keihō (Alerta de Chuvas Intensas)
Este alerta será emitido quando houver o risco de ocorrência de desastres provocados por chuvas intensas. Probabilidade de desastres como inundações e deslizamentos, entre outros. Mesmo que a chuva cesse, o alerta pode ser mantido enquanto houver riscos.

洪水注意報

Kōzui Chūihō (Aviso de Inundação)
Este aviso será emitido quando houver o risco de acidentes devido à elevação do nível dos rios, causados por chuvas intensas e prolongadas, derretimento de neve, etc.

洪水警報

Kōzui Keihō (Alerta de Inundação)
Este alerta será emitido quando houver o risco de desastres devido à elevação do nível dos rios, provocados por chuvas intensas e prolongadas, derretimento de neve, etc.

大雪注意報

Ōyuki Chūihō (Aviso de Neve Intensa)
Este aviso será emitido quando houver o risco de acidentes causados por neve intensa.

大雪警報

Ōyuki Keihō (Alerta de Neve Intensa)
Este alerta será emitido quando houver o risco de desastres causados por neve intensa.

強風注意報

Kyōfū Chūihō (Aviso de Ventos Fortes)
Este aviso será emitido quando houver o risco de acidentes causados por ventos fortes.

暴風警報

Bōfū Keihō (Alerta de Ventania)
O Alerta de Ventania (Boufu keiho) será emitido quando houver o risco de desastres provocados por ventania.

濃霧注意報

Nōmu Chūihō (Aviso de Nevoeiro Denso)

雷注意報

Kaminari Chūihō (Aviso de Ocorrência de Relâmpagos)

なだれ注意報

Nadare Chūihō (Aviso de Risco de Avalanche)

霜注意報

Shimo Chūihō (Aviso de Geada)

Alertas Máximos

特別警報

Tokubetsu Keihō (Alerta Máximo)
Será emitido alertando sobre o risco de perigo iminente, ocasionado por chuvas torrenciais acima de um critério preestabelecido e de alto risco de desastre. Regiões que estiverem dentro deste alerta devem tomar medidas preventivas imediatamente.

大雨特別警報

Ōame Tokubetsu Keihō (Alerta Máximo de Chuvas Intensas)
Será emitido em casos de tufões ou risco de chuvas torrenciais acarretando grande volume de água, com grande perigo de alagamentos e deslizamentos de terra.

大雪特別警報

Ōyuki Tokubetsu Keihō (Alerta Máximo de Neve Intensa)
O “Alerta Especial de Neve Intensa” (Oyuki Tokubetsu Keiho) será emitido quando houver  risco de precipitação de neve com intensidade acima de critérios preestabelecidos.

暴風特別警報

Bōfū Tokubetsu Keihō (Alerta Máximo de Ventania)
Será emitido quando houver o risco de ventania causada por fortes tufões ou por tempestades extratropicais com a mesma intensidade acima de critérios preestabelecidos.


Deixe seu comentário nesta página!

Neste Artigo:

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Mudanças para o Brasil
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Clínica Dental ai - atendimento em português
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Empregos no Japão - Team Altas
Empregos no Japão by Fujiarte
Waysu - Empregos com segurança!