Forte terremoto em Hokkaido: 7 mortes

Governo faz pronunciamento e explica sobre a situação de Hokkaido após forte abalo às 3h08 de quinta-feira. Lamenta pelas vítimas e explica sobre a força tarefa.

7 vítimas fatais do forte terremoto de Hokkaido, de intensidade 7 (Asahi)

O Secretário Chefe do Gabinete, Yoshihide Suga, fez um pronunciamento pouco depois das 16h de quinta-feira (6) para expressar condolências aos familiares das vítimas do terremoto. As vítimas fatais são de 4 de Atsuma-cho, 1 de Sapporo, 1 de Mukawa-cho e 1 de Shi Hidaka-cho.

Publicidade

No período da tarde a Agência de Meteorologia do Japão também realizou uma coletiva de imprensa para retificar a intensidade do Terremoto de Hokkaido. Elevou de 6,7 para 7.

Em Atsuma-cho as montanhas tiveram deslizamentos e muitas casas ficaram soterradas. Segundo Suga os esforços no local são para localizar as pessoas desaparecidas. Outras cidades como Tomakomai, Abira e Mukawa também estão com equipes de resgate por causa do colapso das casas e deslizamentos.

Secretário Chefe de Gabinete, Suga, faz pronunciamento (NHK)

Em relação à infraestrutura, explicou que o apagão atinge 2,95 milhões de locais e os trabalhos de reparo continuam. Até as 15h cerca de 30 mil locais, em 35 municípios e vilarejos, estão com corte de abastecimento de água. O transporte coletivo, shinkansen e linhas aéreas do Aeroporto de Shin Chitose estão todos interrompidos. O aeroporto sofreu danos.

Ainda no pronunciamento informando que enviou um batalhão de 21 mil servidores da polícia, bombeiros, Força de Autodefesa e Guarda Costeira, mais 51 helicópteros. “Todos estão totalmente comprometidos na atividades de busca e salvamento”, informou.

Finalizou desejando ao povo local para reforçar os cuidados pois há previsão de chuva. Os locais que tiveram abalos sísmicos fortes estão sujeitos a novos deslizamentos.

Fonte: NHK 
Fotos: NHK e Asahi 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

O que fazer com o carro na inundação? JAF responde

Publicado em 6 de setembro de 2018, em Informações

A JAF-Japan Automobile Federation adverte os motoristas sobre o que fazer com o veículo na inundação, por causa do risco de incêndio.

Veículos levados pela tempestade e enxurrada em Higashi Naka-ku, cidade de Kobe, influência do tufão Jebi (Sankei)

Com a passagem do tufão número 21, Jebi, no dia 4, na região Kansai muitos veículos foram arrastados pela enxurrada ou deixados na inundação.

Publicidade

A JAF-Japan Automobile Federation alerta para o risco na hora de ir buscar o carro. “Cuidado para não chegar no local e dar partida no veículo”, explica.

Os carros que requerem especial atenção são os híbridos (HV) e elétricos (EV), os quais não devem ser tocados.

A JAF recomenda que se for associado dela chame pelo socorro ou peça para a oficina levá-lo com guincho.

Quando a água chegou ao nível do motor é preciso abrir o capô. A recomendação é de colocar luvas isolantes – protetoras contra choque – e depois remover o cabo do lado negativo da bateria. Tomar as medidas de isolamento é muito importante.

Depois disso deve chamar pelo socorro. Isso evitará o risco de incêndio por causa da corrente de fuga. O que é isso? Indica o fluxo de corrente anormal ou indesejado em um circuito elétrico por conta de uma fuga, advinda de um curto-circuito ou caminho anormal de baixa impedância.

Essa recomendação é válida nas inundações provocadas pela chuva intensa, terremoto ou tufão. 

Fonte e foto: Sankei 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!