Forte terremoto em Hokkaido: 1 morte, 36 desaparecidos e 130 feridos

Publicado em 6 de setembro de 2018, em Informações

Até 10h de quinta-feira ocorreram 45 réplicas. Há pelo menos 36 desaparecidos e 130 feridos.

&nbspForte terremoto em Hokkaido: 1 morte, 36 desaparecidos e 130 feridos
Bairro de Kiyota, em Sapporo (FNN)

O forte terremoto de magnitude 6,7 ocorrido em Hokkaido às 3h08 de quinta-feira (6), com epicentro em Abira-cho provocou deslizamentos e outros desastres. Por conta disso a informação até as 10h é de 1 morte em Iburi-cho. Um homem foi encontrado morto sob o armário, pelo seu amigo que foi conferir se estava bem.

Publicidade

&nbspForte terremoto em Hokkaido: 1 morte, 36 desaparecidos e 130 feridos
Toda a província de Hokkaido teve tremores, sendo o epicentro em Abira-cho, com marca de X (Asahi)

Os deslizamentos impedem o acesso por carro, por isso o socorro está sendo efetuado por helicópteros.

Segundo a coletiva de imprensa da Agência de Meteorologia do Japão, às 10h30, ocorreram 45 tremores depois do terremoto.

A infraestrutura em ampla área está comprometida. Sem energia elétrica, ocorreu corte de água em pelo menos 16 cidades como Ebetsu e Sapporo. Várias vias públicas estão interrompidas por estarem cobertas com sedimentos ou fendas.

Os hospitais da província também estão dentro das áreas de apagão, mas não pararam de fazer atendimentos. Estão usando geradores de energia. A Usina Hidrelétrica de Hokkaido teve que interromper a operação por causa dos riscos logo depois do terremoto. Porém, depois de verificar a segurança, está realizando distribuição a 4 postos, para o retorno do apagão.

&nbspForte terremoto em Hokkaido: 1 morte, 36 desaparecidos e 130 feridos
Em Kiyota-ku, Sapporo, ocorreu um deslizamento e os sedimentos com o rompimento da tubulação da água inundaram parte do bairro com o barro (FNN)

A NTT anunciou que liberou o uso de cerca de 5,8 mil telefones públicos. Houve interrupção das linhas telefônicas e internet logo depois do terremoto.

A Toyota de Tamakomai suspendeu o trabalho e a Denso, de Chitose, idem. As duas empresas do grupo estão confirmando se houve danos.

De acordo com a Seven Eleven cerca de 970 lojas estão sem energia elétrica.

As escolas dos locais atingidos, com tremores de intensidade acima de 5, não abriram as portas e avisaram os pais das crianças.

Por volta das 8h o Primeiro-Ministro Shinzo Abe declarou aumentar o atual batalhão de 4 mil no socorro, para 25 mil homens. São das corporações da Força de Autodefesa, Corpo de Bombeiros, Guarda Costeira e policiais. A Agência Nacional de Polícia e o Corpo de Bombeiros de Tóquio enviaram helicópteros e tropas para auxiliar no resgate das vítimas.  

Atualização às 13h30: sobe para 2 vítimas fatais, 30 desaparecidos e 3 em estado muito grave. Até o meio-dia 2,4 mil pessoas se encontram nos abrigos.

Assista ao vídeo da Asahi Digital e ja as imagens impressionantes.

Fontes: FNN, NHK e AMJ 
Fotos: FNN


Deixe seu comentário nesta página!

Neste Artigo:

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Empregos no Japão - Team Altas
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Kumon - aprenda japonês de forma prática!