Buscas e resgates continuam: 89 mortes e 30 mil desabrigados

Aumento do número de vítimas em consequência da chuva histórica no Japão. Até esta manhã são 89 mortes.

Mulher no segundo andar da casa à espera do resgate, em Kurashiki (JNN)

Por causa da chuva intensa e histórica em grande parte do arquipélago o número de vítimas aumenta. Até as 8h30 desta segunda-feira (9) foram registradas 89 mortes. Há 3 pessoas em estado grave, inconscientes. Segundo a NHK há pelo menos 58 desaparecidos. A Força de Autodefesa continua nas atividades de busca e resgate mais concentradas em Chugoku e Shikoku.

Publicidade

A Agência Meteorológica do Japão cancelou todos os alertas especiais de chuva torrencial em vários lugares. No entanto enfatizou a vigilância contra os desastres como deslizamentos e inundações.

De acordo com a Agência de Gestão de Incêndios e Desastres do Ministério de Assuntos Internos e Comunicações, até a manhã desta segunda-feira 32.500 pessoas estão abrigadas nos locais de evacuação providenciados pelos municípios de 20 províncias.

Em Kurashiki (Okayama) o nível da inundação não baixou até esta manhã e as vítimas continuam sendo resgatadas por helicóptero.

A província com maior número de vítimas fatais é Hiroshima, até o momento, com 38 mortes.

O número de mortes nas demais províncias é de 21 em Ehime, 13 em Okayama, 4 em Quioto, 3 em Yamaguchi, 2 em Fukuoka, 2 em Kagoshima, 2 em Hyogo, 1 em Shiga, 1 em Gifu, 1 em Kochi e 1 em Saga.

Também são inúmeros casos de perdas materiais. Nas cidades onde ocorreram inundações e deslizamentos famílias perderam casas e carros. Ainda não há levantamento das perdas totais e parciais. Em muitas das cidades ainda continua o corte de abastecimento de água e luz pelos danos das chuvas.

Assista ao vídeo da Sankei, com cenas da violência do deslizamento em Kumano-cho (Hiroshima).

Fontes: NHK, JNN e Chunichi 
Foto: JNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Luta contra a ‘água e o tempo’ no resgate de garotos em caverna inundada na Tailândia

Publicado em 9 de julho de 2018, em Notícias do Mundo

Oito garotos e o técnico continuam presos na caverna inundada e com um fornecimento baixo de oxigênio. Fortes chuvas ameaçam complicar ainda mais a situação.

Quatro garotos foram resgatados e levados para o hospital. Outros 8 e o técnico continuam presos na caverna (CNN)

A operação para resgatar o restante dos garotos e o técnico de futebol de uma caverna inundada no norte da Tailândia era para ser retomada na manhã desta segunda-feira (horário local), mas as fortes chuvas ameaçaram complicar ainda mais a situação.

Publicidade

Quatro dos 12 garotos foram retirados da rede de caverna Tham Luang na província de Chiang Rai na noite de domingo (8). A operação foi suspensa posteriormente para permitir que mais tanques de oxigênio fossem reabastecidos e a equipe iniciasse a próxima fase.

Os quatro garotos, que foram levados a um hospital em Chang Rai para receberem atendimento médico, estão em boas condições de saúde, sendo que o estado deles foi descrito pelas autoridades como “não tão mal”.

Contudo, a equipe de resgate não tem muito tempo. A chuva começou a cair no domingo e mais precipitação está prevista para os próximos dias, o que poderia anular os esforços em curso para drenar partes da caverna inundada onde os outros garotos e o técnico continuam presos.

“Temos dois obstáculos: água e tempo”, disse o governador de Chiang Rai, Narongsak Osotthanakorn, na manhã de domingo, enquanto a chuva começou a cair por todo o local perto da entrada da caverna.

“Isso é com o que vínhamos lutando contra desde o primeiro dia”, disse ele. “Temos que fazer tudo o que pudermos mesmo que for difícil lutar contra a força da natureza”.

Operação “tranquila”

A missão de domingo foi mais rápida do que foi em exercícios ao longo dos últimos dias, de acordo com Osotthanakorn.

Anteriormente, acreditava-se que o percurso todo de ida e volta através da rede de caverna levaria cerca de 11 horas. Mas os primeiros garotos emergiram da entrada da caverna nove horas após uma equipe de 18 mergulhadores internacionais especialistas em cavernas terem entrado para retirá-los.

A pressão aumenta enquanto a chuva domina as previsões do tempo

A equipe de resgate tem uma janela curta de oportunidade, com as previsões citando o retorno de monções nos próximos dias, o que pode vedar efetivamente a caverna até outubro.

Foi a chuva que deixou os garotos e o técnico de futebol presos, após eles terem ido explorar a caverna em 23 de junho.

“A chuva mais pesada ainda está por vir”, disse a meteorologista da CNN Allison Chinchar.

Fonte e imagem: CNN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!