Novo mecanismo para anunciar o Nankai Trough

Especialistas se reuniram para discutir como anunciar a iminência, já que não é possível prever o temido terremoto gigante da falha de Nankai.

Não há como prever a ocorrência do temido terremoto da falha de Nankai e outro, o Tokai (NHK)

O governo confirmou que vai criar uma nova diretriz em relação ao mecanismo de anúncio das informações relacionadas ao temido e gigante terremoto da falha de Nankai (Nankai Trough).

Publicidade

A reunião foi realizada na manhã desta terça-feira (26). Quando algum fenômeno anormal for observado, como esse anúncio será feito, é a tarefa designada ao ministro de gabinete da missão especial de prevenção de desastres, Hachiro Okonogi.

Na período da tarde, a reunião com especialistas e autoridades do país, a discussão prossegue baseada na desistência da previsão de ocorrência desse temido terremoto.

Por cerca de 40 anos o país tinha como pilar de que seria possível fazer a previsão da ocorrência do Terremoto Tokai, para as medidas de prevenção de desastres. Aqui entra o ponto de virada, pois não sendo possível prever, abre-se um desafio para as condições do anúncio das novas informações a respeito.  

Terremotos da falha de Nankai e Tokai

O grupo de estudos composto por especialistas, reafirmou que o terremoto da falha de Nankai é um dos grandes que poderão ocorrer. Um deles é o Terremoto Tokai, o qual tinha a premissa da predição. “O fato é que não podemos efetuar previsão com alta precisão”, declaram os especialistas. Assim, eles entregaram um relatório ao ministro Hachiro Okonogi.

Se ocorrer o gigante terremoto da falha de Nankai o tsunami poderá chegar a 30 metros de altura (NHK)

Em seguida, foi realizada uma outra reunião no gabinete do primeiro-ministro. Participaram integrantes do Conselho Central de Prevenção de Desastres do comitê de especialistas.

“É difícil prever com alta precisão os terremotos. Pudemos confirmar a importância de pensar sobre as medidas de prevenção tendo isso como premissa. O papel do governo é revisar as medidas adotadas até o momento e se apressar na construção de novas respostas de gerenciamento de desastres”, disse o porta-voz Yoshihide Suga.

Ele instruiu os ministérios e demais envolvidos na questão para a criação de novos mecanismos para anunciarem as informações prontamente, diante da observação de fenômenos anormais em relação ao terremoto da falha de Nankai.

A AMJ-Agência de Meteorologia do Japão anunciou que pretende iniciar uma nova operação a partir de 1o. de novembro. Ela diz respeito à vigilância ao observar fenômenos anormais e aumento de possibilidade da ocorrência do terremoto da falha de Nankai.

Fontes: NHK e Nikkei Shimbun
Imagens: NHK

 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Ostras grandes e frescas de Mie

Publicado em 26 de setembro de 2017, em Sociedade

A “cidade das ostras”, situada em Mie, começa a expedir ostras para as principais capitais do Japão. Confira o vídeo.

Ostras podem ser degustadas cruas, assadas, cozidas ou grelhadas (Pixabay)

Uramura, um bairro de Toba (Mie) é conhecida no Japão como a cidade das ostras. E é aí que as pessoas envolvidas com essa preciosidade do mar já estão fazendo a expedição diariamente.

Publicidade

As ostras de Uramura são cultivadas por 72 empresas especializadas. Elas detêm 1.250 espécies de plataformas para cultivo das ostras. As ostras levam cerca de um ano para ficarem no ponto. Coletadas para a expedição, são lavadas e retiradas das conchas espessas. Depois, são expedidas para Nagoia, Osaka e Tóquio.

As ostras de Toba são famosas por serem gorduchas, terem uma consistência particular e com sabor suave. Podem ser comidas tanto cruas como assadas. Também podem ser usadas nas paneladas (nabe ryori) – gastronomia típica de outono-inverno.

Segundo a matéria da CBC TV, à medida que a temperatura vai caindo, as ostras ganham mais volume no tamanho.

A expedição prossegue até março do ano que vem.

Os pontos marcados por bandeirolas vermelhas são os restaurantes e quiosques que servem ostras

Para quem quer ir até a cidade para degustar ostras frescas, há mais de 10 restaurantes e quiosques. Esses estabelecimentos servem ostras cruas, assadas, grelhadas e preparadas em diversos pratos. O orçamento para essa experiência é de 2,5 a 3 mil ienes. Para conferir as casas, clique aqui para abrir o link, em japonês.

Assista ao vídeo e confira como são produzidas, recolhidas e preparadas para o envio.

https://youtu.be/szJPLDGbi2w

Fontes: CBC TV e Mie Kanko
Foto: Pixabay

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!