Forte tufão 18 requer atenção e prevenção no fim de semana

O tufão muito forte Talim, de número 18, causa prejuízos por onde passa e no domingo poderá chover de 300 a 400 mm em Tokai.

Tufão Talim traz tempestades fortes por onde passa. Em Okinawa derrubou árvores (Okinawa Times/Yahoo)

O forte tufão número 18, chamado de Talim, derrubou carros, árvores, afundou barcos, com rajadas de ventos cortantes de 45,8 m/s e chuva histórica superior a 500 mm em Miyakojima (Okinawa), na quinta-feira. Provocou apagão, cancelamento de voos e fez as pessoas correrem para os supermercados para se abastecerem.

Publicidade

Nesta sexta-feira (15) a previsão é de fortes chuvas em Amami e sul da região Kyushu. No sábado, ele se desloca para a região oeste com muita intensidade provocando um grande mau tempo.

A AMJ-Agência de Meteorologia do Japão solicita às pessoas se prepararem com antecedência. Ele provoca ventos superiores a 25 metros no raio de 200Km do olho e mais de 15m/s no raio de 390Km. Confira aqui como se preparar para se proteger do tufão.

Derrubou árvores, afundou navios, provocou apagão e outros estragos em Miyakojima (Okinawa Times)

Chuvas de 400 mm na região Tokai

No domingo (17) prevê-se uma forte tempestade por conta da força do tufão. Chuvas intensas superiores a 80 mm/h estão previstas para ampla área.

  • 300 a 400mm em Tokai
  • 200 a 300mm no sul de Kyushu, Shikoku e Kinki
  • 100 a 200mm em Amami e Kanto Koshin
  • 100 a 150mm no norte de Kyushu

Além das chuvas intensas, a AMJ alerta para as rajadas de ventos muito fortes chegando a 35 a 45 metros. Também informa que a região costeira poderá ter ondas de até 10 metros de altura.

Quando ocorrem essas tempestades, há riscos de deslizamentos, enchentes e inundações.

Veículo kei tombou com a força do vento em Miyakojima (Okinawa Times)

Várias cenas como essa foram relatadas em Miyakojima (Okinawa Times)

Fontes: ANJ, Yahoo, NHK e Okinawa Times
Fotos: Yahoo e Okinawa Times

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Serviços de trem foram suspensos temporariamente em áreas que receberam alerta de míssil

Publicado em 15 de setembro de 2017, em Sociedade

As operações do shinkansen e alguns trens locais foram suspensas temporariamente para verificações de segurança após o alerta de míssil norte-coreano.

As operações dos trens-bala e alguns trens locais foram temporariamente suspensas após o alerta de míssil norte-coreano (ANN)

Após o alerta emitido pelo sistema J-ALERT sobre o míssil norte-coreano, as operações dos trens-bala e alguns trens locais, incluindo sistemas de metrô nas áreas que receberam o aviso, foram temporariamente suspensas para verificações de segurança. Os serviços já foram retomados.

Publicidade

Nenhum voo de aeroportos japoneses foi cancelado devido ao lançamento de míssil da Coreia do Norte.

De acordo com a cooperativa pesqueira Erimo, no momento em que o alerta foi emitido, 16 barcos pesqueiros estavam operando em águas no Pacífico a cerca de 5 a 10km ao largo da costa de Hokkaido. Segundo ela, não há informações de qualquer dano nas embarcações.

A Guarda Costeira do Japão disse que alguns barcos de patrulha e aeronaves serão enviados às águas a cerca de 2.200km ao leste de Hokkaido, onde acredita-se que o míssil tenha caído, para fazer as verificações de segurança no local.

As áreas que receberam alerta do sistema J-ALERT foram Hokkaido, Aomori, Iwate, Miyagi, Akita, Yamagata, Fukushima, Gunma, Niigata e Nagano.

Fonte: NHK
Imagem: ANN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!