Especialista alerta para terremotos extremamente fortes

Publicado em 4 de setembro de 2017, em Informações

Especialista alerta sobre terremotos de longa duração que podem abalar a estrutura de prédios altos no Japão. Entenda o assunto.

&nbspEspecialista alerta para terremotos extremamente fortes
Estragos do Grande Terremoto do Leste do Japão (Imagem: Kobe Shimbum via Yahoo)

“Abalos sísmicos de longos períodos” refere a tremores de longos ciclos que podem balançar ou derrubar prédios altos. Durante a ocorrência do Grande Terremoto do Leste do Japão há 6 anos, arranha-céus de Tóquio e Osaka continuaram tremendo por mais de 10 minutos, mesmo estando a centenas de quilômetros de distância do epicentro.

Nesse momento, não houve danos à estrutura dos prédios. Contudo, o professor Yuuki Sakai da Universidade de Tsukuba alerta para a incidência desses terremotos de longa duração. Segundo o professor, durante os últimos 21 anos, foi constatada a incidência de 6 desses terremotos em 21 dos 512 sismógrafos em todo o país.

A análise do professor inclui o terremoto de fossa oceânica da Baía de Takachi, que ocorreu em 2002, o Sismo de Chuetsu de 2004, que atingiu Niigata, e o Terremoto de Kumamoto do ano passado.

Segundo Sakai, caso um “abalo sísmico de longa duração” atinja um arranha-céu de 120m de altura construído com pilastras de ferro, há a possibilidade de danos gravíssimos na estrutura e nas pilastras de apoio.

“Tivemos sorte que os locais atingidos por abalos sísmicos de longa duração extremamente fortes não sofreram danos graves porque não possuíam arranha-céus.”, disse o professor. Sakai enfatiza a necessidade do estudo de novas medidas preventivas que levem em consideração o risco desses terremotos.

Fonte: NHK News

Deixe seu comentário nesta página!

Neste Artigo:

Outras Notícias

.
au - telefonia movel no Japao
Passagens Aereas para o Brasil
au - telefonia movel no Japao
Casa Própria no Japão
au - telefonia movel no Japao
Mudanças para o Brasil
Produtos Brasileiros no Japão
au - telefonia movel no Japao
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Clínica Dental ai - atendimento em português
Baladas no Japão