Tufão n.º 5 avança trazendo chuvas de 500mm para Tokai e Kinki

O forte tufão traz aspereza no tempo e avança lentamente, de Shikoku sentido Osaka, depois para a região Tokai, na terça-feira.

Publicidade

A segunda-feira (7) está marcada por fortes chuvas na região oeste do Japão, mais tempestades de vento, por causa do forte tufão n.º 5.

Segundo o boletim da AMJ-Agência de Meteorologia do Japão, o olho do tufão (taifu em japonês) se encontra em Muroto (Kochi), às 9h00 desta manhã. Ele está se deslocando a uma velocidade de 20Km/h, em direção à região Kinki. Até as 6h00 de terça-feira (8), ele deverá chegar na região Kansai, depois se deslocará para Tokai, segundo a previsão. Traz chuva intermitente, superior a 80mm/h.

Confira a previsão de chuva em 24h por região, até as 6h00 de terça-feira (8):

  • 500mm: Kinki e Tokai
  • 400mm: Shikoku
  • 300mm: Hokuriku
  • 250mm: Kanto Koshin e Chugoku

Até às 6h00 de quarta-feira (9), a previsão de chuva nas 24h é de:

  • 200 a 300mm: Tokai, Hokuriku e Kanto Koshin
  • 100 a 150mm: parte de Tokai

A AMJ chama à atenção da população para os alertas das autoridades locais em relação à inundação, enchente e deslizamento. Além disso, pede para quem mora na região costeira não se aproximar do mar bravo, com ondas altas, de 6 a 8m.

A velocidade dos ventos também requer atenção. A velocidade máxima deles pode chegar a:

  • 30m: Shikoku
  • 28m: Kinki
  • 25m: Tokai
Fontes: NHK, AMJ, Yahoo e Tenki
Imagem: Yahoo

 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Cientistas japoneses estudam o uso de bactéria para reduzir o impacto de tsunamis

Publicado em 7 de agosto de 2017, em Prevenção

Cientistas estão buscando maneiras de lidar com os efeitos das ondas gigantes. Saiba mais.

Imagens do tsunami de 11 de março de 2011 (YouTube/ NHK, National Geographic)

Cientistas que buscam maneiras de lidar com os efeitos de um tsunami esperam atenuar a força das ondas gigantes em seus locais de nascimento ao injetar bactéria nas falhas geológicas sob o leito marinho.

Publicidade

A ideia é que a bactéria produziria carbonato de cálcio, e isso funcionaria como um cimento, atenuando o tremor do fundo do mar.

Um tsunami ocorre quando placas tectônicas subterrâneas fazem uma grande deslocamento em suas posições, onde elas se movem uma contra a outra. A equipe de pesquisa considerou primeiramente injetar uma substância parecida com o cimento para fixar os limites das placas, mas enfrentaram dificuldades em fazer com que a ela se espalhasse efetivamente em razão de sua viscosidade. É aí que a bactéria entra.

Ilustração: Asahi

Íons de carbonato expelidos por certos tipos de bactéria podem reagir com o cálcio na água do mar para formar carbonato de cálcio, um substituto parecido com cimento para criar fricção. Uma cultura de bactéria é deslizante e pode entrar com facilidade em espaços entre as placas, e as próprias bactérias são autorreprodutivas, então elas se multiplicam e se espalham com facilidade. Do total de 4 tipos de bactérias testadas, a equipe descobriu que a “Sporosarcina ureae” produziu a maior quantidade de carbonato de cálcio.

Em experimentos realizados usando uma máquina de teste de fricção e abrasão que replicou as condições nos limites das placas, o uso da Sporosarcina ureae aumentou a quantidade de fricção em cerca de 10%. Com esses resultados promissores, é possível ver uma maneira para a bactéria limitar o quanto as placas se movem de uma vez e reduzir o tamanho do tsunami que o deslocamento cria.

O estudo está sendo realizado por uma equipe do Instituto de Kochi para Pesquisa de Amostras de Núcleo da Agência Japonesa para Tecnologia e Ciência da Terra, liderada por Yohei Yamada.

Ainda há muitos desafios para a equipe de pesquisa, tal como injetar a bactéria nos limites das placas. “Estamos longe da aplicação prática de nossas descobertas, mas o estudo para aumentar a força do carbonato de cálcio rochoso está progredindo”, disse Hamada.

Fonte: Asahi, Mainichi
Imagem: Asahi, YouTube (NHK, National Geographic)

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!