Supercélula foi a causa dos raios que provocaram incêndios e apagões

Foram registrados milhares de raios, tanto em Aichi quanto em Osaka, causando danos para os residentes locais, incluindo 4 incêndios.

Magnífica imagem da supercélula em Kiyosu, a qual trouxe raios e chuvas intensas em Aichi (FNN)

O fenômeno conhecido como supercélula foi registrado pelas câmeras da FNN, por volta das 17h30, de terça-feira (22), em Kiyosu (Aichi). A supercélula se formou logo atrás da rodovia 302 e da via expressa que passa por cima, cortando a cidade. Ela é uma tempestade caracterizada pela presença do mesociclone ou corrente de ar ascendente girando no interior da nuvem.

Publicidade

Logo em seguida, uma chuva torrencial, acompanhada de milhares de raios, cobriu a região Mikawa e parte da cidade de Nagoia (Aichi) no entardecer de terça-feira. Uma empresa especializada em raios – Franklin Japan – registrou 6,9 mil ocorrências somente na província de Aichi.

Incêndio em Ichinomiya e à dir. mapa com os locais afetados pelos raios na terça-feira (FNN)

Supercélula e os raios que causaram incêndios e apagões

Por conta dos raios, 3 locais sofreram incêndio só na cidade de Ichinomiya. Uma indústria de tecelagem, de 270 metros quadrados, foi consumida pelas chamas, em Komyoji na cidade de Ichinomiya (Aichi). A casa vizinha foi parcialmente atingida e mais um depósito em outro local, Akami, sofreu incêndio. Em Nagoia, um apartamento do nono andar, de um edifício de 10 andares, situado em Showa-ku, também foi atingido pelo raio e sofreu incêndio. Todas as ocorrências de incêndio foram registradas entre 17h55 e 18h30. Segundo a imprensa local, não houve relato de vítimas com lesão.

Além disso, foram registrados fios elétricos queimando na cidade. Em Ichinomiya, Inazawa, Konan e Iwakura, pelo menos 6,5 mil pontos amargaram um apagão no começo da noite, temporariamente.  

A ocorrência de raios foi em ampla área no Japão, na costa de Hokuriku, Tohoku, Chubu e Kansai. Em Osaka, segundo a companhia de energia elétrica Kansai, a região sul da província, na cidade de Suita, cerca de 20 mil pontos tiveram apagão por volta das 18h30.  

Prejuízo bilionário na lavoura

De acordo com o Ministério da Agricultura, Silvicultura e Piscicultura, os danos das culturas agrícolas devido a fortes chuvas serão de cerca de 93,2 bilhões de ienes, superando a média durante esse período.

Raio em Nagoia, registrado pela câmera da ANN

Fontes: CBC, FNN, NHK e ANN
Fotos: FNN e NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Brasileiro de Gunma preso sob suspeita de incêndio criminoso

Publicado em 23 de agosto de 2017, em Crime

Um homem de nacionalidade brasileira, cuja identidade não foi revelada, foi algemado sob suspeita de incêndio no quintal da casa de uma idosa.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!